Aula Bíblica Berçário #1 (Unidade 2)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos iniciar a Unidade 2 do currículo para Berçário. O tema desta Unidade é: “Quem é Deus? Deus é Criador” Gênesis 1.1Todo o material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a ensiná-los desde cedo sobre o amor de Deus!

Aula 1 – Deus criou o dia e a noite

 

Ideias:

– Monte um livro de tecido com figuras de crianças brincando de dia e crianças descansando, dormindo à noite.

– Faça um móbile com figuras de crianças brincando e dormindo para enfeitar e ensinar crianças no berço.

– Cole figuras semelhantes em varetas de plástico e mostre uma a uma para a criança, conversando com ela.

– Providencie uma caixa de papelão e barbante, blocos e vasilhas de plástico para encaixe.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Faça um círculo de feltro: metade branco – com a figura de uma criança acordada (dia); e metade preto, com figura de uma criança dormindo (noite). Escreva: “Deus criou o dia e a noite”. Gênesis 1.5. Também pode ser feito de EVA ou TNT, e também pode ser feito somente o círculo branco (dia) e preto (noite).

– Outra opção é fazer um quadro de EVA com figura de criança brincando (dia) e dormindo (noite). Escreva: “Deus criou o dia e a noite”. Gênesis 1.5.

 

1 – Professor, receba a criança com um sorriso, chamando-a pelo nome.

 

2 – Fale o pensamento bíblico da Unidade 2: “Deus é Criador” – Gênesis 1.1.

 

3 – Ensino:

Pegue a criança no colo e mostre figuras da criação: dia (crianças brincando) e noite (crianças dormindo, descansando, ouvindo história).

Para crianças com menos de um ano mostre livros de tecido ou plástico, material lavável com figuras simples e grandes ou fantoche de vara com figuras de crianças brincando (dia) e crianças dormindo (noite).

Ponha músicas calmas. Diga: “Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez o dia para o/a (nome da criança) brincar”. Mostre figuras de crianças acordadas brincando e fazendo outras atividades.

Se a criança for maior, brinque com ela puxando-a numa caixa grande de papelão e fale: “Que gostoso brincar! Deus fez o dia para o/a (nome da criança) brincar”.

As crianças a partir de um ano, gostam de rabiscar com gizão de cera numa folha de papel grossa. Numa metade, cole papel preto para representar a noite e a outra metade deixe branco para representar o dia. Dê um gizão de cera e deixe a criança rabiscar à vontade sob seus cuidados. As crianças revelam puro prazer em manipular o gizão de cera.

Valorize o trabalho dos rabiscos, colocando-o no varal da sala e entregando-o aos pais para que façam o mesmo em casa. Fale: “Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez o dia para o/a (nome da criança) brincar, pintar e se divertir. Veja como o/a (nome da criança) fez um desenho lindo”!

Continue conversando: “Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez a noite para o/a (nome da criança) descansar e dormir”. Mostre figuras da noite, crianças dormindo. Providencie um lençol e colchonete ou almofadas e coloque a criança para descansar, mas não force.
4Oração:

“Obrigada, Deus, pelo dia. Obrigada, Deus, pela noite. Obrigada, Deus, porque o/a (nome da criança) pode brincar de dia e dormir à noite”.

 

5 – Cante:

Se você não souber nenhuma música sobre o tema para bebês, pode inventar uma melodia para esta letra:

Quem fez o dia lindo? Foi Deus, foi Deus.

Quem fez o/a (nome)? Foi Deus, foi Deus.

Quem fez a noite linda? Foi Deus, foi Deus.

O dia é pra brincar? Sim, sim, sim.

A noite é pra dormir? Sim, sim, sim.

Deus é criador? Sim, sim, sim.

Deus ama o/a (nome)? Sim, sim, sim.

 

6- Brinque:

Diga: “Vamos brincar (nome da criança)? Deus fez o dia para o/a (nome da criança) poder brincar”.

Se a criança estiver no berço balance o móbile e mostre cada figura (uma a uma) comentando. Balance o chocalho e diga: “Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez o dia para o/a (nome da criança) brincar”.

Sorria e bata palmas, porque a criança gosta de imitar.

Se a criança estiver na área de estimulação, ponha perto dela blocos grandes para empilhar e diga: “Vamos brincar (nome da criança)? De dia nós podemos brincar. Deus criou o dia para o/a (nome da criança) brincar. Deus é tão bom”! Ponha vasilhas de plástico de diversos tamanhos para a criança tentar encaixar e brincar. Brinque com ela também.

Deixe que ela tire brinquedos de uma caixa, porque ajuda na coordenação motora e a criança se diverte.

 

7 – Final da aula:

Entregue para os pais o lembrete da aula para reforço na semana.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!

você pode gostar também:

2 Comentários

  1. WENYA Diz

    Amei os posts, irão me ajudar muito!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us