Aula Bíblica Berçário #11 (Unid. 01) – Deus me fez assim: Eu gosto de música

Olá, amigos do Blog. Chegamos à décima primeira aula do currículo de ensino bíblico para bebês! Como está a sua experiência com o aprendizado dos bebês? Compartilhe conosco nos comentários. Estamos na Unidade 1 – “Quem é Deus? Deus é Amor (1 João 4.8)”, que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar os pequeninos em casa!

 

 

Ideias:

– Prepare um móbile com figuras de instrumentos e pendure guizos para que façam som.

– Providencie um áudio para tocar os cânticos selecionados para a reunião.

– Providencie chocalhos de vários tipos que podem ser encontrados em lojas de brinquedo educativo ou confeccione-os com material caseiro: garrafa de água, rolo de papel alumínio, rolo de papel higiênico, grãos de vários tipos: arroz (som mais delicado), milho, feijão (som mais forte) e fita crepe para vedar. Depois enfeite colando papel colorido.

– Providencie uma caixinha de música para berço.

– Providencie gravuras de pessoas tocando instrumentos e cantando.

– Providencie uma caixa surpresa com instrumentos de vários tipos: chocalhos, coco, tambor, pianinho, violão de brinquedo, guizos, sininho, etc.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Faça um chocalho e dê para os pais revisarem o ensino durante a semana.

 

1 Receba a criança alegremente com uma música suave ao fundo.

 

2 – Fale o pensamento da Unidade 1: Deus é Amor (1João 4.8).

Aproveite todas as oportunidades possíveis para transmitir o pensamento bíblico: enquanto troca a fralda, dá alimentação, conversa, brinca. Diga: vamos cantar para Deus? Deus gosta de música. Então comece a entoar um cântico suave, que pode ser “Deus é amor” ou “Deus é tão bom”.

 

3 Ensino:

Mostre o móbile com instrumentos musicais no berço para que a criança observe. Balance o móbile para que produza som. Comente com a criança: que som bonito! Você quer (nome da criança), balançar o móbile para ouvir o som? Ajude a criança a alcançar o móbile e balançá-lo. Você pode pendurar um chocalho na altura dos pés do bebê para que ele esbarre e produza som ou colocar uma meia com guiso no pé do bebê.

Cante enquanto o bebê brinca com o chocalho. Depois mostre uma figura por vez do móbile e comente com a criança o nome do instrumento, imitando cada som. Se a criança estiver disposta dê a ela um chocalho para que brinque e comece a cantar: Louvai-o, louvai-o, todas as crianças, Deus é amor, Deus é amor. Se a criança estiver cansada, coloque uma música suave ou a caixa de música tocando e deixe que ela descanse.

Se a criança estiver acordada, caminhe com ela na área de estimulação, mostrando gravuras de instrumentos colocadas num painel. Diga: este é o piano, este o violão. Reproduza sempre o som dos instrumentos.

Mostre a caixa surpresa, na área de estimulação, com os instrumentos musicais. Deixe que a criança pegue os instrumentos dentro da caixa. A cada instrumento que ela retire da caixa para brincar, faça alguns comentários: “Veja, (nome da criança) você pegou um chocalho. O chocalho faz este som quando você balança”. Cante uma música enquanto a criança balança o instrumento. Se ela parar, você também para. Faça a mesma coisa com vários instrumentos que a criança pegar.

Seja criativo: leve potes vazios de sorvete e colheres de pau e mostre o som que faz. Depois dê para as crianças imitarem o som. Providencie copos plásticos coloridos, as crianças deverão bater um copo no outro; ensine como se faz. Faça o som como de corneta com tubo de papel toalha, depois dê para a criança imitar.

 

4 Cante:

Aproveite o tema da aula, pegue um pandeiro e cante muitas vezes, louvando a Deus, para que a criança imite e também veja e sinta a sua alegria em louvar um Deus tão bondoso. Se você não souber cantar, providencie vários CDs e coloque para a criança ouvir.

O som deve sempre ser suave. Cante junto, toque algum instrumento da bandinha para alegrar a aula e as crianças. Assim, elas poderão imitar a sua atitude de louvor. Cante: “Quem fez dona coruja foi Deus, foi Deus, virando seu pescoço pra louvar o nosso Deus (vire o pescoço para um lado e outro). Quem fez dona girafa foi Deus foi Deus, com seu pescoço grande pra louvar o nosso Deus (levante o braço pra imitar o pescoço da girafa). Quem fez a tartaruga foi Deus, foi Deus, andando devagar pra louvar o nosso Deus (cante bem devagar e faça o gesto de andar com os dedos). Quem fez o/a (nome da criança) foi Deus, foi Deus, cantando sem parar pra louvar o nosso Deus”. Se possível, mostre a figura dos animais ou mostre o bichinho de pelúcia. Você também pode acrescentar outros bichos com suas características próprias, sempre encaixando na mesma melodia.

 

5 Ore:

Não deixe de orar durante a aula. Crie momentos próprios para agradecer a Deus por sua bondade. Diga: Obrigada, meu Deus, porque o Senhor fez o/a (nome da criança) ou Obrigada, meu Deus, porque o/a (nome da criança) pode tocar, ou cantar, ou ouvir sons, ou estar aqui hoje aprendendo e brincando. Faça sempre orações curtas e simples, mas diversas vezes durante a aula para expressar adoração e amor a Deus.

 

6 Brinque:

A criança aprende brincando, então, aproveite todos os momentos em que a criança estiver acordada e disposta para conversar, brincar e ensinar. Quando a criança se cansar de um brinquedo ou instrumento, apresente outro diferente para que ela observe e aprenda com coisas novas e interessantes pra ela. Mostre livrinhos de pano com instrumentos e sons. Deixe que ela pegue e observe. Coloque-a no colo e mostre a figura de um pássaro e diga que ele também canta para louvar a Deus.

Imite o som do canto do pássaro. Mostre figuras de crianças cantando e tocando algum instrumento e diga que elas também gostam de louvar a Deus, porque Deus é bom. Cante com gestos: “Se eu fosse um elefante com a minha tromba louvaria ao Senhor, se eu fosse um grande urso polar com a minha barriga eu iria louvar, se eu fosse um peixinho no fundo do mar louvaria ao Senhor sem parar de nadar. Nem elefante, nem urso, nem peixinho eu sou. Mas eu sou o que sou, tenho um coração, um grande sorriso e uma linda canção. Se Deus me fez assim, assim vou louvar”.

 

7 Final da aula:

Entregue para os pais o lembrete da aula para que durante a semana eles fixem o ensino.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.