Conteúdo bíblico para pais e professores de crianças entre 0 a 12 anos.

Unidade 01: Aula 12 – Deus me fez assim: Eu gosto de ouvir histórias

Olá, amigos do Blog. Chegamos à aula 12 do currículo de ensino bíblico para bebês! Estamos na Unidade 1 – “Quem é Deus? Deus é Amor (1 João 4.8)”, que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar os pequeninos em casa!

Ideias:

– Faça uma Bíblia sonora com uma caixa de sabão em pó vazia, tampas velhas de canetas ou guizos, papel preto, cola e fita crepe. Colocar os guizos ou tampas de canetas dentro da caixa, fechar com fita crepe o buraco da caixa e encapá-la com papel preto. Deixe a caixa semelhante a uma Bíblia grande, forrando com papel dourado dos lados e escrevendo Bíblia na frente. Depois, encape com folha de contact, para que a criança possa pegar.

– Faça também uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa, papel preto, cola e contact. Encape a caixa com o papel preto, para ficar parecida com uma Bíblia. Forre com contact para que as crianças possam manuseá-la. Cubra as figuras surpresas (que podem ser uma flor, um animal, uma criança, conforme a história que estiver contando) com contact, e coloque dentro da caixa Bíblia.

– Providencie para a área de estimulação algumas boias plásticas, para que as crianças brinquem, deitem e rolem sobre elas.

– Providencie figuras de crianças, animais, flores.

– Faça um móbile com caixas de fósforo, grãos dentro, fita crepe, cola e papel preto e dourado, para parecer uma Bíblia mirim e pendure no berço.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Faça uma Bíblia de caixa para entregar para os pais com uma figura (que servirá de ideia para que façam outras conforme a história).

 

1 Receba as crianças com serenidade e alegria demonstrando que você está feliz por recebê-las e também demonstrando aos pais que está preparada para ensinar.

 

2 – Fale o pensamento da Unidade 1: Deus é Amor (1João 4.8).

Sempre que houver oportunidade durante a aula, fale o pensamento bíblico: conversando, cantando, orando, brincando, mostrando figuras, ou tocando um instrumento.

 

3 – Ensino:

Pegue a Bíblia sonora e balance para atrair a atenção da criança. Diga: a Bíblia é um livro que conta muitas histórias. A Bíblia fala que Deus é amor. Fala que Deus ama o/a (nome da criança). Ofereça a Bíblia sonora para a criança brincar. Enquanto ela balança para ouvir o som dos guizos, você pode cantar: eu amo a Bíblia ou Deus ama o/a (nome da criança). Mostre o móbile de Bíblias de caixas de fósforo e grãos e deixe a criança brincar, bater os pezinhos ou as mãozinhas para ouvir o som. Leve a criança para a área de estimulação, sentando-se com ela no tapete. Mostre a Bíblia Surpresa e deixe que abra e retire de dentro um animal ou gravura.

À medida que for retirando, converse com ela sobre a figura, animal, flor e dê o ensino. Exemplo: veja (nome da criança) uma flor! A Bíblia diz que Deus fez as flores. Agora o/a (nome da criança) pegou um leão! Deus fez o leão. Como o leão faz? Imite o som do leão. Arrume os animais no chão e deixe que a criança pegue e brinque com cada um. Aproveite para fazer os comentários com ensino. Faça destaques para as características de cada um, sempre enfatizando a criação de Deus, seu amor e bondade. Diga: veja o cachorro!

A Bíblia diz que Deus fez o cachorro. Faça o som do animal (au, au). As crianças gostam dessa experiência. Esconda a figura que você quer mostrar e deixe que a criança ache e pegue. Diga: o/a (nome da criança) pegou o/a (nome da figura), converse com a criança sobre a figura e deixe que ela brinque. Deixe que as crianças brinquem, rolem, descansem nas boias.

Coloquem algum brinquedo de pelúcia dentro da boia para que elas peguem para brincar. Pegue a Bíblia e diga: a Bíblia tem muitas histórias bonitas. A Bíblia foi escrita para todos nós. Como é bom ouvir histórias da Bíblia.

 

4Ore:

Aproveite os momentos oportunos para dizer de modo natural: Deus, obrigada pelas histórias da Bíblia. Obrigada, pelo cachorrinho que o Senhor fez. Obrigada, pelo/a (nome da criança) que o Senhor fez. Obrigada porque Deus é amor.

 

5Cante ou coloque um áudio ou diga frases melódicas criadas de acordo com a lição, durante a aula, no momento mais adequado.

 

6Brinque:

A criança aprende brincando, portanto, não perca a oportunidade de ensiná-las enquanto brincam. Mostre figuras, toque chocalho, dê animais de pelúcia ou plástico, deixe que brinquem com a Bíblia sonora e a Bíblia Surpresa. Deixe as almofadas e as boias para a criança descansar quando tiver necessidade.

 

7 – Final da aula:

Entregue a Bíblia surpresa para que os pais possam durante a semana relembrar o ensino dado.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!

 

você pode gostar também:
5 Comentários
  1. livia brasil comentou:

    Adorei o seu material, pena que só encontrei agora. Por isso se Vc puder me repassa tudo oque Vc tem. Tenho começado um trabalho em minha igreja, e confesso que o mais difícil é o material. E a sua didática é ótima. Vou aguardar sua resposta. Um abraço e fique na paz!!!

    1. Regina Cobra comentou:

      Olá Lívia! Fico feliz que tenha gostado do material.
      Tudo o que tenho está no Blog porque vou postando duas vezes na semana e montando as lições. Você pode pegar o material conforme vou colocando e ir montando o seu arquivo até completar. Se já tivesse tudo pronto, com certeza mandaria pra você.
      Deus abençoe seu trabalho. Abraço

  2. […] amigos do Blog. Chegamos à aula 13 do currículo de ensino bíblico para bebês! Clique aqui para conferir as lições anteriores. Estamos na Unidade 1 – Quem é Deus? Deus é Amor 1 […]

  3. carla oliveira comentou:

    adorei, boas ideias.

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada e bom trabalho. Abraço

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us