Unidade 02: Aula 09 – Deus criou os peixes

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos para a Aula 9 da Unidade 2 do currículo para Berçário, “Deus Criou os Peixes”.

Lembramos sempre que o tema desta Unidade é: “Quem é Deus? Deus é Criador“ Gênesis 1.1. Todo o material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe, pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Comece o quanto antes a ensiná-los sobre o amor de Deus!

 

Ideias:                                                         

Leve um aquário com peixes de verdade.

– Providencie figuras de peixes, mar, rio.

– Faça um mural para a área de estimulação com peixes variados no papel azul e escreva: Deus fez os peixinhos.

– Pendure vários tipos de peixes coloridos num móbile no berço.

– Coloque peixinhos de plástico ou recorte peixinhos de plástico fino (ex: pote de margarina) e ponha água e anilina azul dentro de um frasco transparente. Cole bem a tampa.

– Providencie peixinhos de pelúcia para a área de estimulação.

– Para as crianças maiores providencie uma vasilha com água e peixinhos de plástico.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

– Num quadrado branco de feltro cole peixinhos coloridos para unir a folha no livrinho da criação.

 

1 – Receba a criança com um sorriso, chamando-a pelo nome. Seu sorriso para a criança é uma forma de cumprimentá-la e de dizer que está feliz com sua presença.

 

2 – Fale o Pensamento Bíblico da Unidade 2 quando for oportuno: “Deus é Criador” Gênesis 1.1. Encontre o momento certo durante a aula para dizê-lo e enfatizá-lo.

 

3 – Ensino:

Movimente o móbile com peixinhos colocado acima do berço porque isto estimula os movimentos dos braços e pernas do bebê, além de estimular os músculos dos olhos. Deixe a criança brincar sozinha e observar o móbile se movimentando, depois, segure-a para que possa bater as mãozinhas nos peixinhos pendurados e diga: “(nome da criança), Deus criou os peixinhos lindos”! Cante ou fale balançando um chocalho: “Quem fez os peixinhos? Foi Deus”.

Mostre o aquário com a criança no colo. Diga: “Vamos passear e ver os peixinhos que Deus criou, (nome da criança)? Os peixes nadam na água. Deus criou os peixinhos para viverem nas águas. Como são lindos”! Deixe que a criança observe o movimento dos peixinhos na água.

Mostre o mural da área de estimulação com os peixinhos e deixe que a criança observe. Diga: “Obrigada, Deus, pelos peixinhos que vivem nos mares e rios”.

Balance o frasco com anilina e água e mostre o movimento das águas e os peixes que estão dentro. Se a criança for maior deixe que empurre o frasco e observe os peixes na água.

Ponha na área de estimulação peixes de pelúcia ou de plástico para que a criança pegue, brinque e observe.

Coloque uma bacia com um pouco de água e alguns peixes de plástico. Deixe que a criança pegue um peixinho na água. Tenha uma toalha para enxugar suas mãozinhas. Diga: “O/a (nome da criança) pegou um peixinho. Deus criou os peixes”.

Ponha alguns brinquedos em formato de peixe no tapete da área de estimulação para que a criança brinque e se movimente para pegá-los. Enquanto a criança brinca, diga: “Deus fez os peixinhos. Como os peixinhos são lindos”!

 

4 – Oração:

“Obrigada, meu Deus, pelos peixinhos que o Senhor criou”.

 

5 – Cante:

Cante quando for oportuno. Use um instrumento musical para chamar a atenção: um chocalho, um triângulo ou um tamborzinho. Assim, a criança já vai conhecendo os instrumentos musicais.

Cante: Deus é tão bom! Deus criou os peixinhos para o mar e os rios.

Fale: Quem fez o peixinho? Foi Deus. Os peixinhos nadam nas águas? Sim.

 

6 – Brinque:

Ensine as verdades bíblicas na área de estimulação. Dê um brinquedo de cada vez e deixe até que a criança o observe por completo. Depois apresente outro brinquedo, sempre lembrando o ensino do dia: “Deus criou os peixes”. Os peixes nadam nas águas.

 

7 – Final da aula:

Dê o lembrete do ensino para os pais, incentivando-os a formar o livrinho da criação.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
2 Comentários
  1. […] (Clique aqui e confira a aula anterior). […]

  2. marivone comentou:

    Muito obrigada, a aula foi muito útil

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us