Aula Bíblica Berçário #9 (Unidade 1)

Olá, amigos do Blog. Chegamos à nona aula do currículo de ensino bíblico para bebês! Estamos na Unidade 1 – Quem é Deus? Deus é amor (1 João 4.8), que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar os pequeninos em casa!

 

Aula 9 – Deus me fez assim: Eu gosto de brincar

 

Ideias:

– Providencie um móbile com brinquedos pendurados.

– Providencie figuras de crianças brincando.

– Providencie vários tipos de brinquedos: bonecos de pano, bichinhos de pelúcia, bola colorida de diversos tamanhos, objetos para encaixe, piscina de bolinha, escorregador pequeno, cavalo de madeira ou plástico, livrinhos com som, instrumentos musicais, dados com figuras de crianças que podem ser feitos de caixa ou tecido, túnel de tecido ou de caixa grande, garrafas, colher de pau, texturas diferentes: como tecido, espuma.

– Monte um painel na área de estimulação com crianças brincando e escreva: Eu gosto de brincar.

– Use os brinquedos que o seu grupo de crianças mais gosta.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Dê um brinquedo simples para a criança que pode ser de tecido ou espuma ou EVA ou de plástico. Você pode fazer um rosto de criança de TNT, como uma almofada macia.

 

1Receba as crianças com alegria, chamando-as pelo nome, demonstrando carinho. Converse com as crianças, dê atenção e brinque muito com elas.

 

2 Fale o pensamento Bíblico da Unidade: “Deus é amor” 1 João 4:8, sempre que possível fale o pensamento bíblico durante a aula. Diga: Deus ama o/a (nome da criança) porque Deus é amor. O/a (nome) brinca e aprende. Deus fez o/a (nome) assim: ele/a gosta de brincar. Ele/a aprende brincando.

 

3 Ensino:

Deus fez o/a (nome da criança) assim perfeito. Aponte cada parte do rosto e diga: Seu olhinho para ver todas as coisas, seu nariz para sentir os cheiros, sua boca para experimentar o gosto das comidas, seu ouvido para escutar todos os sons, o cabelo para deixar seu rosto lindo, suas mãos para pegar todas as coisas, seus pés para se movimentar e andar. Deus fez o/a (nome da criança) assim, especial e único. O/a (nome da criança) gosta muito de brincar. Deus fez assim para o/a (nome da criança) aprender mais. O/a (nome da criança) aprende brincando. Vamos brincar?

Mostre o móbile, se a criança for de berço, e balance-o para chamar a atenção dela. Deixe que a criança alcance o móbile com os pés, exercitando seus músculos e depois ajude-a a alcançá-lo com as mãos. Mostre os brinquedos pendurados no móbile e deixe que a criança os observe e brinque. Em seguida mostre um chocalho balançando-o para que a criança escute o som que ele faz. Depois dê um bichinho de pelúcia ou uma boneca de pano para que ela sinta diferentes texturas.

Se a criança já tiver idade, leve-a para a área de estimulação e mostre o painel de crianças brincando para que ela observe. Comente com ela o que cada criança está fazendo na figura do painel. Sente-se com ela perto de alguns brinquedos no tapete e deixe que alcance o que mais atrair sua atenção. Diga: o/a (nome da criança) pegou a bola colorida. Vamos brincar? Deus criou o /a (nome da criança) pra ele/a brincar, ser feliz e aprender. Como é gostoso brincar! Se a criança quiser, coloque-a no escorregador, no cavalinho, na piscina de bolinha, no túnel, ou mostre um livrinho de pano com sons.

Enfim, brinque com o que tiver providenciado para a aula. O importante é deixar a criança à vontade para brincar e se notar sinal de cansaço, providencie momentos de descanso. Sente-se com ela numa cadeira de balanço e conte uma história ou cante suavemente. Coloque a criança no berço para descansar, se for oportuno. Aproveite o momento para orar por ela e com ela.

 

4Ore:

Fique atento aos momentos próprios para oração durante a aula toda. Exemplo: quando a criança estiver brincando, diga: Obrigada, Deus, porque o/a (nome da criança) pode brincar com alegria. Ou, obrigada, Deus, porque o Senhor fez o/a (nome da criança) assim para brincar e aprender.

 

5Cante:

Quando for oportuno, cante ou coloque um áudio enquanto brinca com a criança: Deus me fez assim. Como é gostoso brincar, aprender e sorrir.

 

6Brinque:

Durante toda a aula, ensine brincando, conversando e incentivando a criança a se movimentar e observar objetos e brinquedos. Tenha alguns brinquedos diferentes do cotidiano para que a criança veja o novo. Apresente somente brinquedos adequados à fase em que a criança se encontra. A criança não necessita de brinquedos caros, mas brinquedos que ajudem o desenvolvimento motor e mental para que cresça sadia. Ela gosta de caixas para empilhar ou tirar coisas de dentro, gosta de vasilhas de plástico para abrir e jogar, colher de pau, tecidos coloridos e de várias texturas, espuma, figuras de EVA para pegar e observar, bolas coloridas. O importante é dar uma coisa de cada vez e sempre que possível um coisa diferente para ativar a aprendizagem.

 

7Final da aula:

Dê o lembrete da aula para que os pais possam durante a semana fixar o ensino dado.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!

você pode gostar também:

3 Comentários

  1. Aula Berçário 10 | Ensino Infantil num Clique

    […] amigos do Blog. Chegamos à décima aula do currículo de ensino bíblico para bebês! Clique aqui para conferir as lições anteriores. Estamos na Unidade 1- “Quem é Deus? Deus é […]

  2. Salete M. Marinho Diz

    Obrigada por mais esta aula, e pela disposição em compartilhar conhecimento. Que Deus a abençoe!

    1. Regina Cobra Diz

      Eu é que agradeço pelo apoio e confiança.
      Logo vai sair o seu texto, já está pronto. Abr

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us