Aula Bíblica Primários #8 (Unid. 1)

Olá, amigos do Blog. Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. Na Aula Bíblica Primários #8 os primários irão aprender sobre Elias.

Aula Bíblica Primários 8 003

 

Unidade 1 – Heróis da Bíblia

 

Aula 8 – Elias

 

Textos: 1Reis 16,17,18,19; 2Reis 2:1-13

 

Versículo: 2Reis 2:11 – “De repente enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo e puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus por num redemoinho”.

 

Ideias para ensino:

 

1 – Deixe um painel na classe com os nomes dos heróis estudados e uma figura marcante de cada um para relembrar suas atitudes. Os heróis estudados até aqui são: Noé, Abraão, José, Moisés, Josué, Samuel, Davi. Faça uma pequena revisão no início das aulas. Providencie uma sacolinha e junte um objeto marcante de cada personagem ou escreva uma atitude marcante num papel. Exemplo: Davi- pedrinha ou funda; Noé- barco ou bicho; Samuel- túnica ou templo; Moisés- tábua da lei e assim por diante. Deixe que a criança retire um objeto da sacolinha e fale sobre a vida do herói.

 

Ensino:

 

Apresentaremos hoje mais um dos heróis da Bíblia: Elias.

 

Depois do rei Davi, nosso herói da aula passada, vários outros reis governaram Israel. Um dos reis chamava-se Acabe. Ele não amava a Deus. O rei Acabe adorava ídolos. Nessa época viveu o profeta Elias, nosso herói de hoje. Deus deu a Elias mensagens especiais para falar ao povo. Elias disse ao rei Acabe: “Deus está bravo com você porque você não adora e serve a Ele”. Então Elias disse para o rei: “Não irá chover por muito tempo. As colheitas irão secar, e seu povo terá fome”. O rei Acabe ficou muito bravo com Elias.

 

Aula Bíblica Primários 8 001

 

Então, Deus falou para Elias fugir para o deserto.

 

Deus levou Elias para um riacho e todos os dias ele bebia dessa água. E todos os dias Deus enviava pássaros- corvos- que traziam comida para Elias. Elias ficou ali até o riacho secar.

 

Deus cuidou de Elias ali no deserto. Deus também cuida de nós sempre. Exemplifique.

 

Aula Bíblica Primários 8 002 Aula Bíblica Primários 8 003

 

Depois, quando o riacho secou e ainda não chovia, Deus disse para Elias ir a uma cidade próxima onde encontraria uma mulher que cuidaria dele. Quando Elias chegou, encontrou uma viúva juntando gravetos. Ele pediu a ela um pouco de água e pão. A mulher disse: “Meu filho e eu temos farinha e azeite apenas para mais uma refeição”. Elias respondeu: “Não se preocupe. Deus não deixará que vocês tenham fome”. A mulher deu a Elias um pouco de água, e fez alguns pães para ele. Porque ela cuidou de Elias, Deus cuidou dela. A farinha e o azeite da mulher nunca mais acabaram! Devemos sempre ajudar as pessoas como fez a viúva agradando a Deus. Você ajuda em casa a mamãe, os irmãos, o papai, os vizinhos ou alguém que pede ajuda?

 

Aula Bíblica Primários 8 004

Aula Bíblica Primários 8 005

O rei Acabe orava para um ídolo chamado Baal para chover, mas a chuva não caía. As colheitas não cresciam. As pessoas reclamavam: “Nós estamos com fome!”.

 

Elias falou para o rei: “Não há chuva porque você adora uma estátua ao invés de adorar ao verdadeiro Deus”. Isso deixou o rei Acabe muito irritado. Elias chamou todas as pessoas, inclusive o rei Acabe para um desafio no Monte Carmelo. Elias disse: “Construam um altar para o deus de vocês. Eu construirei um altar para o meu Deus”. Então, os adoradores de Baal e o rei Acabe construíram um altar e pediram para chover, mas nada aconteceu. Depois, Elias jogou bastante água no altar e orou pedindo pra Deus enviar fogo do céu para que o povo acreditasse no Deus verdadeiro. Aí caiu fogo do céu sobre o altar e queimou a oferta e a água que estava lá. Quando o povo viu o que aconteceu, adorou o único e verdadeiro Deus. Depois disso, Deus permitiu que chovesse novamente naquela terra.

 

Aula Bíblica Primários 8 006

 

Elias tinha um ajudante escolhido por Deus que andava sempre com ele. Seu nome era Eliseu. Eles viajavam juntos para falar do amor de Deus para muitas pessoas. Um dia eles pararam ao lado de um rio.

 

Aula Bíblica Primários 8 007

 

Elias pegou o seu manto e bateu na água com ele. O rio se abriu! Eles atravessaram o rio pela parte seca.

 

Aula Bíblica Primários 8 008

 

Elias estava ficando velho. Deus estava preparando Elias para levá-lo ao céu. Deus amava muito Elias porque ele era obediente a Ele.

 

Um dia, Elias estava com Eliseu seu ajudante e de repente, uma carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo veio do céu, e separou um do outro, e Elias subiu para o céu na carruagem num redemoinho para estar com Deus. Elias jogou sua capa para que Eliseu pegasse e continuasse ajudando as pessoas no seu lugar.

 

Deus amava tanto Elias que o levou para o céu numa carruagem. Esse foi o nosso herói bíblico de hoje. Vamos seguir seu exemplo e obedecer a Deus em tudo? Elias não teve medo de falar de Deus para o rei Acabe nem para as outras pessoas. Ele era corajoso e amava muito a Deus.

 

Aula Bíblica Primários 8 009

 

Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para falar da Bíblia para as pessoas e para amar a Deus de todo o coração.

 

Cânticos: “E nas nuvens eu vou encontrar Jesus, como Elias eu vou para o céu com o Senhor”. “Obedecer é mais que importante, é prova de amor”.

 

Lanche: sirva um lanche gostoso.

 

Trabalho manual:

 

1 –

Aula Bíblica Primários 8 010

 

2 –

Aula Bíblica Primários 8 011 Aula Bíblica Primários 8 012

3 –

Aula Bíblica Primários 8 013

 

 

– Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula do Blog!

 

– Inscreva seu e-mail para receber as próximas postagens.

 

– As imagens desse post foram retiradas da internet para fins de ilustração.

você pode gostar também:

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.