14 de janeiro de 2016

Como Estamos Educando nossas crianças?

Este é um bom momento para fazermos uma reavaliação com a finalidade de saber se estamos educando nossos filhos e ensinando nossos alunos da forma que agrade a Deus e que traga proveito para as próprias crianças na vida adulta.

Educando nossos filhos 001

Início de ano, momento adequado para algumas reflexões, avaliações e algumas mudanças se necessário, para melhorarmos o ensino de nossos filhos e alunos.

 

A família é o maior bem que temos dado por Deus. Daí a importância de avaliarmos com cuidado e coragem como estamos conduzindo a educação de nossos filhos e o ensino de nossos alunos: estamos educando pessoas aptas e maduras para enfrentarem a vida?

 

Educando nossos filhos 002

 

Muitas vezes superprotegemos nossos filhos. Tudo é perigoso! Não podem perder em jogos e brincadeiras, não podem se machucar. Muitas vezes nossos filhos fazem somente o que querem fazer porque não podem ser contrariados em suas vontades, podem dizer o que querem sem respeito algum pelas autoridades e mais velhos.

 

Educando nossos filhos 003

 

Precisamos entender que a superproteção retarda o processo de amadurecimento das crianças. Elas crescem achando que tudo se resolve sem esforço. Sempre há alguém para resolver as dificuldades e problemas porque não estão habituadas e treinadas para lidar com sentimentos e situações adversas. Precisamos treinar nossos filhos e alunos para a vida real.

 

Educando nossos filhos 004

 

Como estou educando? Deixo que meus filhos e alunos assumam pequenas responsabilidades? Ajudo meus filhos e alunos a encarar os erros incentivando-os a tentar novamente, procurando acertar? Ensino meus filhos e alunos a ter atitudes mais nobres como respeito pelas pessoas, cuidado com os animais e plantas, amor a Deus? Deixo que experimentem pequenas injustiças infantis para que se preparem para a vida onde terão que lidar com situações mais difíceis?

 

Educando nossos filhos 005 Educando nossos filhos 006

 

Vamos pensar e analisar para ver se estamos no caminho certo, preparando nossos filhos para a vida. Não mude a regra do jogo porque ela vai perder, não deixe de chamar a atenção porque ela vai ficar triste, dê pequenas responsabilidades conforme a idade (guardar os brinquedos, arrumar a cama, secar talheres, varrer a casa).

 

Educando nossos filhos 007 Educando nossos filhos 008

 

Não deixe que fique muito tempo na televisão ou computador. Ensine que para cada atitude tem uma consequência para os atos escolhidos. Ensine que a felicidade não está no ter e sim no ser. Procure não dar tudo o que seu filho pede para que ele dê valor nas coisas que já tem. Ensine o seu filho a ver as necessidades dos outros e a doar o que não usa mais.

 

Precisamos ter muita coragem para preparar nossos filhos e alunos para o mundo. Se não fizermos isso ninguém fará por nós. O nosso amor por eles deve ser tão grande que nos dará a força necessária para cumprirmos essa tarefa sublime.

 

Educando nossos filhos 009

 

 

POSTADO POR

2 comentarios

  • Elisângela 2 anos ago
     
     

    Estou encantada com o Blog, é ótimo e ensina muito sobre o SENHOR.

    Responder
  • Maria do Carmo 2 anos ago
     
     

    Muito lindo seu trabalho, que Deus os abençoe

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us