Programação de Natal na Igreja

Olá, amigos do Blog. Já estamos chegando ao fim de mais um ano! Gostaria de compartilhar com vocês uma sugestão de peça infantil para realizar em sua igreja. Marque os ensaios desde agora para chegar ao mês de dezembro com tudo pronto para a festa. Espero que gostem!

 

                                                      NATAL 2014

 

Observações para facilitar a execução:

 

  1. Providencie um professor responsável para cada entrada das crianças em cena.
  2. Escolha com antecedência um narrador com boa dicção, timbre de voz e que ensaie o texto.
  3. Providencie as roupas da peça com antecedência para cada ator. Deixe professores ou adultos responsáveis para arrumar e vestir as crianças.
  4. Providencie as músicas com antecedência. Ensaie o coral ou use CDs.
  5. Providencie e ensaie um responsável pela iluminação.
  6. Distribua para todos os responsáveis uma cópia da peça.
  7. Peça ajuda para o responsável pela mídia da igreja, escolha as figuras que serão apresentadas no telão para reforço e ilustração do assunto.
  8. Prepare o cenário da manjedoura com antecedência. Monte uma equipe capacitada.
  9. O coral infantil pode vir com as golas ou camisetas no corpo e no decorrer da peça vai retirando conforme o andamento da peça. Isto deve ser feito de forma discreta e ao mesmo tempo com a ajuda dos professores quando necessário. As golas devem ser colocadas em ordem: branca por baixo, depois vermelha, verde.

      

Título:  NATAL! Começo do céu…

 

Fundo musical para entrada do coral (golas verdes).

Coral – 1ª música: Alguém vai nascer esta noite aqui.

Iluminação: manjedoura e coral

Telão – título da peça

Narrador: Natal! Começo do céu… Uma noite especial! Alguém vai nascer; a estrela indicou! Anjos cantam a glória de Deus! Todo o céu está em festa! Chegou o tempo determinado por Deus, que a Bíblia chama de “a plenitude dos tempos”. O Filho de Deus deixou sua glória no céu e veio nascer aqui na terra em forma de homem, numa manjedoura em Belém! Sim, o Natal foi plano de Deus para o homem, antes mesmo da fundação do mundo. A Bíblia diz: “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Ele criou este mundo maravilhoso: sol, lua, estrelas, florestas, pássaros, peixes e animais. Criou também o homem a sua imagem e semelhança. “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. Mas o homem escolheu desobedecer a Deus e pecou ali no jardim do Éden, separando-se desse Deus Maravilhoso, Criador. Então, Deus mostrando seu grande amor, planejou nossa redenção, determinando que seu filho Jesus se tornasse o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Desde que nossos primeiros pais Adão e Eva pecaram, o caminho para Deus se fechou. A Bíblia diz que todos somos pecadores e que o pecado nos separa de Deus e nos impede de entrar no céu. Jesus nasceu na manjedoura de Belém para ser o caminho que nos leva a Deus. Esse caminho apresenta o incomparável amor de Deus; contempla a pessoa sublime do único e perfeito Filho de Deus, Jesus Cristo; admite a realidade inegável e irremediável do pecado da raça; passa pela obra perfeita realizada na cruz do Calvário, mediante o derramamento daquele sangue inocente e purificador; e mostra a glória da ressurreição e a esperança da vida eterna. Por esta razão, o Natal é o começo do céu…

Fundo musical para a entrada das crianças menores para a manjedoura. Forma-se a cena do Natal.

Telão – figura da manjedoura completa.

Iluminação da entrada para a manjedoura.

Cena: Maria carregando um boneco – Jesus e acompanhada por José.

Narrador: Observem a simplicidade da estrebaria! Maria e José cuidando de Jesus que dormia tranquilo na manjedoura! Mas relembrando o Natal sabemos que Maria viajou durante muito tempo com José para cumprir o decreto do imperador. Chegaram cansados em Belém! Não havia lugar para descanso! Restava somente a estrebaria. O céu estava lindo! Noite de milagres!

Iluminação: da entrada para a manjedoura.

Cena: entrada dos anjos, pastores e ovelhas.

No campo, anjos desceram para anunciar o nascimento do Rei! Cantavam com vozes celestiais e sublimes enchendo toda a terra! Pastores saíram à procura do menino Jesus e o encontraram ali na manjedoura. Salve o Rei dos reis! Nasceu Jesus.

Nesta noite em que relembramos o Natal, nossas mentes e corações devem se voltar para o Criador e nossas vozes devem cantar “Glória a Deus” pela vinda do Salvador e pelo nascimento do Messias prometido!

 

Coral – 2ª música: Glória

Iluminação: coral e manjedoura.

Narrador: Quando reconhecemos que Jesus, o Santo de Deus, levou os nossos pecados, nos prostramos e O adoramos como os magos o fizeram. Em Mateus 2: 2 e 11 lemos: “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e prostrando-se o adoraram. Abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

Iluminação: da entrada para a manjedoura.

Cena: entrada dos magos com presentes

Narrador: Esta deve ser a nossa atitude diante do Deus eterno que se fez homem para que nós finitos pecadores pudéssemos nascer na família de Deus. Lemos em Ef. 2:19  “Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e sois da família de Deus”.

 

Coral – 3ª música: Crianças venham celebrar!

Iluminação: coral e manjedoura.

Narrador: Em Isaías 9:6 lemos: “Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”.

A Bíblia toda nos fala de Jesus que nasceu em Belém. Ela procura descrevê-lo aos nossos olhos das mais ricas formas. Ele é chamado de Maravilhoso; extraordinário, que encerra maravilhas, prodigioso, fora do natural. Foi concebido pelo Espírito Santo no ventre da virgem. Pelo entendimento humano não compreendemos! De um lado encontramos: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele” e de outro “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. Não é isto maravilhoso?

Telão – Jesus adulto.

Também nos três anos e meio de seu ministério terreno, viveu operando maravilhas: fez o cego ver, o surdo ouvir, o mudo falar, saltar o coxo e deu vida aos mortos. Ele veio dos céus, é Deus, é dom da vida. Você precisa de maravilhas operadas em seu coração? Então, você precisa do Maravilhoso Jesus que nasceu em Belém! E Ele lhe foi dado para que você encontre tudo de que sua alma precisa.

A Bíblia diz: “Ele é nossa paz”, diz também que por meio dEle há  “paz na terra entre os homens”. Todos são convidados à paz com Deus, parando e observando a manjedoura.

Telão: figura de coração e Cruz

Narrador: Seu coração está em paz? Ou está em guerra contra Deus? Você precisa do Príncipe da paz, do simples menino de Belém. Ele veio para você e para mim. Ele nos foi dado e “Ele fez a paz pelo sangue da sua cruz”.

 

Coral: 4ª música: Pela via dolorosa (retirar a gola verde do coral e colocar a gola vermelha).  Solo adulto e Coro com crianças

Iluminação: cruz no telão e coral.

Narrador: Jesus, o Filho de Deus, foi maravilhoso no seu nascimento naquela manjedoura, foi maravilhoso em vida aqui na Terra e foi maravilhoso na cruz, derramando seu sangue por nós. Toda a ira que era contra nós por causa do pecado, o Pai fez cair sobre o nosso substituto na cruz: “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele”. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Ele sabe tudo a nosso respeito e conhece todas as nossas tendências e ainda assim veio por nós, levou sobre si na cruz todo o nosso pecado, só por amor. As multidões olharam para Jesus crucificado e retiraram-se a lamentar. Mas uns poucos, bem poucos, permaneceram a contemplar o sofrimento de Jesus naquela cruz e puderam entender o amor de Deus naquele ato.

Que diferença entre olhar, lamentar e contemplar e entender o plano de Deus. Só o Espírito Santo pode levar alguém a fazer parte desta minoria que tem contemplado e recebido o insondável amor de Deus pelo pecador e que tem aceitado a Sua oferta de amor e perdão eternos. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie”.

Jesus veio até você, na manjedoura de Belém e através da cruz pôs-se ao seu alcance. Tome-O como seu, é presente de Deus, para que você comece a andar inteiramente reclinado em seu braço cada dia.

 

Coral – 5ª musica: Sombra de uma cruz/ Foi na cruz.

Iluminação: cruz e coral.

Narrador: Jesus, o Filho de Deus, que a Bíblia descreve como Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Príncipe da Paz, não ficou na cruz, mas ressuscitou dentre os mortos, porque Ele é o Pai da Eternidade. “E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar com o grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.  “Aquele que nascia em Belém era um com o Pai, desde a eternidade e a vida estava nEle”.

A necessidade do homem é de vida eterna e só Jesus pode dar. A Bíblia diz: “Deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida eterna”.

Sim! Deus nos deu na simplicidade da manjedoura aquele em quem está a vida, o Pai da Eternidade. Ele não ficou na cruz, mas ressuscitou, está vivo e almeja dar vida para aquele que crê. A nossa morte, consequência do nosso pecado, Ele levou sobre Si na cruz, e agora nos oferece vida. Você precisa de vida eterna? Chegue-se agora, humilde e simplesmente, ao Filho de Deus, reconhecendo o seu estado de necessidade e morte e diga-lhe:- Senhor eu venho como estou. Eu quero vida. Em Atos 2:24: “Ao qual, porém Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse Ele retido por ela”. Aleluia! Cristo pode dar vida eterna porque Ele Vive!

 

Coral – 6ª música: Ele vive. (gola branca ou camiseta branca).

Telão: figura de céu ou de Jesus subindo para o céu

Iluminação: figura de céu e coral.

Narrador: Em I Pedro 3:22 lemos: “O qual depois de ir para o céu está à destra de Deus ficando-lhe subordinados anjos, potestades e poderes”. Jesus ressuscitou, subiu aos céus e intercede nas alturas por você e por mim. E virá outra vez para levar os salvos todos que resgatou! Você já reconheceu que é pecador? Crê que somente Jesus Cristo pode lhe dar o perdão? E você que já aceitou o prêmio da salvação? Tem vivido aguardando a volta gloriosa do Salvador? Ei-lo na manjedoura de Belém. Tão simples. Um menino. Feito a sua semelhança. Chegue-se a Ele, entregue a sua vida aos pés da cruz, receba para si mesmo a dádiva de Deus. Lave-se com o seu sangue e tenha certeza de que Ele está vivo querendo atuar dia a dia em você. Creia que Ele está em seu trono, intercedendo diante de Deus e preparando uma morada eterna para você nos céus.

 

Coral – 7ª música: O céu é um lugar maravilhoso.

Iluminação: céu e coral.

Narrador: Jesus voltará! Não será como uma criança na manjedoura, mas como o Rei Todo-Poderoso. Ele virá nas nuvens e reunirá todos os que lhe pertencem: os que creram no menino da manjedoura, os que creram em Jesus na cruz e os que esperaram por sua vinda!

Esta é a dádiva mais preciosa! Este é o verdadeiro Natal! Começo do céu… isto nos enche de alegria e gratidão.

 

Coral – 8ª música, cantada com pandeiros. Crianças venham celebrar!

Iluminação: manjedoura e coral.

Oração final

você pode gostar também:

2 Comentários

  1. Darlene Diz

    Bom Dia!

    Onde posso encontrar essas músicas por favor!

  2. Misael Diz

    sobre essa cantata, onde posso achar? gostei dos textos, e os titulos das musicas, quero comprar ou baixar….Alguem pra me ajudar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us