Aula Bíblica Juniores #03
Olá, amigos do Blog. Hoje vamos continuar a sequência de Aulas Bíblicas para Juniores (9 a 12 anos). Nesta aula vamos debater sobre a história de Manaém e Herodes, narrada em Atos 12 e 13.
Aula 3 – História de Manaém e Herodes
Texto: Atos 12-13:1
Ideias para o ensino:
1 – Pesquisa da palavra colaço:
– Bíblia Anotada e Expandida
– Novo Testamento Interpretado versículo por versículo
– Bíblia de Estudo NVI
– Bíblia de Estudo Vida
Colaço= irmão de criação
Era uma designação dada a crianças da mesma idade que a dos filhos dos reis, junto com os quais eram criadas.
Manaém foi criado na corte de Herodes, o Grande (Mt 2:1 – Foi aquele que recebeu os reis magos, também o da matança dos pequenos) como irmão de criação de Herodes, o tetrarca ou Antipas.
Manaém sendo irmão de criação de Herodes Antipas seria conhecedor dos pensamentos e ações de Herodes (Lc 9:7-9)
2 – Pesquisa da palavra Tetrarca:
Era nome dado a um soberano que reinava sobre a quarta parte de uma região.
Herodes, o Tetrarca (Herodes Antipas) era um dos vários filhos de Herodes, o Grande. Quando este morreu, seu reino foi dividido entre 3 dos seus filhos.
Herodes Antipas governava a Galiléia e a Peréia. Esse Herodes perseguiu a igreja e matou João Batista, Tiago à espada e prendeu Pedro.
Herodes, o Tetrarca, vestiu um manto de prata com brilho deslumbrante e o povo o aclamava deus. Ele aceitou e não repudiou o título. Portanto, não glorificou a Deus (verdadeiro), perseguiu os cristãos e foi destruído por Deus com uma doença. Atos 12:21-23 – O anjo do Senhor o feriu e ele morreu comido por vermes. Depois de ser aclamado deus, foi tomado de dores violentas e saiu carregado de lá. Morreu 5 dias depois.
E Manaém?
Como foi grande o destino desse homem na vida em comparação com seu irmão de criação Herodes.
Aos olhos do mundo foi muito menos bem-sucedido do que Herodes, porquanto obteve menos fama; mas na realidade, por ter sido simples líder da igreja cristã de Antioquia, recebeu de Deus uma honra incomparável, e assim ocupava uma posição muito superior à de Herodes, aos olhos de Deus. O evangelho nesta época havia penetrado em lugares elevados, como nos círculos dos governantes. Por isso Manaém se converteu e escolheu o lado de Deus.
A decisão para aceitar Jesus é pessoal e faz toda diferença no modo como vivemos.
Devemos agradecer a Deus pela família que nos deu. Família que nos mostra o caminho certo, nos mostra Jesus. Mas a decisão é nossa, pessoal de seguir a Jesus e viver como Ele ensinou. Devemos pensar que os responsáveis por nós foram escolhidos por Deus porque Ele nos ama.
—————————-
Ideias para contar esta história com pormenores:
– Use objetos:
1 – coroa- rei Herodes
2 – número 4- reinava sobre a quarta parte
3 – espada- Atos 12:2 (matou Tiago)
4 – algemas- correntes ou figura de prisão
5 – soldados- para guardar a prisão
6 – anjo- salvou Pedro
7 – roupa brilhante- Herodes=deus
8 – anjo- matou Herodes
9 – igreja- figura: Manaém entre profetas e mestres na igreja: Barnabé, Simeão, Lúcio, Manaém, Saulo.
10 – Figura de oração ou mão- Manaém servia ao Senhor, jejuava e orava
11 – Figura de família e cruz- Deus nos dá uma família para cuidar de nós e nos ensinar. Mas a escolha é pessoal, só nossa.
——————————
– Para depois da história, 2 atividades opcionais:
A – Debate
Material: Flip Chart (cavalete de madeira com folhas) ou quadro negro.
Brincadeira: Quem é quem?
A – Os dois personagens da lição são homens?
B – Do Antigo Testamento ou do Novo Testamento?
C – Estes personagens tiveram contato com discípulos de Jesus?
D – Qual a diferença entre os 2 irmãos de criação?
E – Quais foram as atitudes deles?
F – Qual foi a escolha pessoal deles?
G – O que estava errado com Herodes?
H – Herodes tinha as mesmas informações do irmão?
I – O que você faria se o seu irmão de criação fosse Herodes?
J – O que Manaém fez? – orou e jejuou
K – Qual dos dois fez uma boa escolha? Por quê?
L – Toda escolha tem consequência?
M – Quais foram as consequências para os irmãos da história?
N – A vida em família é fácil? Por quê?
O – Sempre precisamos fazer escolhas?
B -Escolhas
Material: 1 pote de mel e bolachas.
Brincadeira: Escolha uma criança maior para sair da sala e seguir suas instruções.
Na primeira vez, a criança entra e de propósito ignora as instruções das outras crianças para que ache o pote de mel e as bolachas prometidas à classe inteira se essa criança achasse seguindo instruções.
Dicas de quente e frio. Não vale apontar. Dê 30 segundos.
Dê uma segunda chance combinando agora com a criança que sai para que ela siga as instruções. Dê 30 segundos. E todos podem comer os biscoitos e o mel, mas antes dê o ensino: muitas pessoas como Herodes ignoram as orientações, não prestam atenção ao que Deus diz pra elas e ficam sem o prêmio.
Manaém seguiu as instruções de Deus.
De que maneira podemos nos sintonizar com Deus para ouvi-lo e obedecê-lo?
Lendo a Bíblia, orando, ouvindo os pais, amando a família.
—————————–
Ideias para fazer dois objetos para contar a história:
1 – para fazer as correntes:
2 -para fazer a prisão:
1 – 4 pedaços de massa de pão para fazer as argolas e formar as correntes. Asse em forno e depois da aula comam. Faça várias. Se tiver forno na igreja deixe que as crianças façam numa forma e asse.
2 – 12 cubos de queijo, 12 palitinhos salgados, 1 biscoito. Enfie um palitinho em cada cubo de queijo e forme um quadrado com todos os cubos, construindo assim a cadeia. O biscoito poderá ser Pedro, colocado no centro da prisão.
———Fim———-
Esperemos que tenham gostado dessa sugestão de Aula para Juniores. Compartilhe e comente aqui no Blog.
As imagens deste post são retiradas da internet e utilizada sem fins lucrativos, apenas como ilustração.
Curta nossa página: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.