Aula Bíblica Juniores #79 – Isaías

Juniores

Aula 79 – Isaías

O livro de Isaías traz mensagens de julgamento e restauração para a nação de Judá, predições sobre a vida e o ministério de Jesus e um retrato sublime do Deus Santo que tem controle soberano sobre o mundo e a história.

O autor do livro é Isaías (1:1) que ministrou por 60 anos (740-681) a.C.

O material (cap. 1:39) em tom mais grave adverte Judá sobre o julgamento futuro.

Depois mostra o cenário do Exílio na Babilônia (Cap. 40-55) e depois mostra a restauração durante o domínio persa (cap.56- 66) séc. 5 a.C.

Isaías escreveu sobre a sua própria época e também sobre o que Deus faria no futuro.

Divisão: (1-39)

Nos capítulos 1-12, Isaías adverte que Deus julgará Judá por seus pecados, mas também oferece a esperança de restauração de um remanescente purificado dentre o povo.

Os capítulos (13 a 35) mostram advertências sobre o juízo de Deus que também será aplicado a nações como Babilônia, Assíria, Filístia e Egito. Estas nações não tem aliança com Deus como Israel, mas também tem responsabilidade sobre seus atos.

Os capítulos 36-39- período Assírio (1-35) período babilônico posterior.

Capítulos 1-39 enfoca os reis de Judá e mostra os resultados de confiar ou não em Deus.

Exemplo: Acaz (Isaías 7) não confia em Deus ao enfrentar uma ameaça da Assíria.

Exemplo: Isaías (36-37)- Ezequias confia em Deus ao enfrentar uma ameaça ainda maior por parte da Assíria e por isso Jerusalém é salva.

A segunda seção principal (40-55) o tom é de ameaça de julgamento severo para esperança de restauração.

Fale ternamente a Jerusalém e lhe anuncie que seu pecado foi pago. (40:1-2)

Depois de mandar Judá para o Exílio na Babilônia, Deus promete restaurar seu povo por meio de seus servos: Israel (44:21), o rei persa Ciro (45:13) e um servo sofredor anônimo (52:13-53:12) que no Novo Testamento é visto como sendo Jesus.

Depois de (cap.56-66) indica a volta de Judá do Exílio durante o período do domínio persa. Quando isso ocorresse, líderes corruptos, adoração insincera e idolatria demonstrariam a necessidade do Messias, que viria vários séculos depois.

Isaías no livro adverte o povo de Judá e os reis que eles estão em perigo de juízo por não permanecerem fiéis à aliança com Deus.

Deus nos julga e restaura quando e como ele sabe ser melhor para nós. Deus conhece e controla a história. Ele sabe e conhece os acontecimentos antes que aconteçam e Ele predizia por meio dos profetas. Exemplo: Isaías 7:14 ele disse que uma virgem conceberia e daria à luz um filho, e o chamaria Emanuel – Jesus.

Deus também previu o nome do rei persa – Ciro – 150 anos antes de ele viver (44:28) e também descreveu o sofrimento de Jesus, 7 séculos antes (52:13- 53:12).

O controle de Deus sobre a história trouxe o Messias, herdeiro de Davi, para tornar a salvação possível para todas as pessoas.

Deus espera que seu povo confie Nele nos dias de hoje. Deus sabe como a história se desenrolará no mundo. Devemos confiar que Ele está fazendo o melhor por nós.

Você acredita no Deus Criador e que tem controle sobre tudo?

Então ame-O de coração e obedeça a sua Palavra.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.