Jesus ama as pessoas – Aula 10 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Vamos para a décima lição do currículo com Aulas Bíblicas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira todas as Aulas anteriores no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

 

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Providencie uma venda para os olhos e guarde na caixa surpresa.

– Mostre figuras de natureza, animais e peça que a criança fale o que está vendo. Mostre também um brinquedo e peça para dizer qual é. Peça pra que todas as crianças fechem os olhos e digam o que estão vendo.

– Conte a história com fantoche de varetas, ou bonecos.

 

Lembrancinha da Aula:

– Providencie uma figura grande de rosto com olhos fechados e escreva: “Jesus tocou nos olhos do cego e ele enxergou.” (Marcos 10.52) “Cristo nos amou” (Efésios 5.2). Deixe que as crianças colem os olhos no cego.

 

1 – Receba as crianças:

Brincando a criança aprende. O professor deve ficar atento para esse momento tão importante para observar a atitude das crianças e orientá-las a tomar atitudes certas. Enquanto as crianças esperam pelas demais, deixe que brinquem à vontade. Depois mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos e encaminhe as crianças pra o cantinho do louvor.

 

2 – Cante:

Pegue os instrumentos, cânticos e figuras e dê início ao louvor com muita alegria. Primeiro cante músicas de movimentação, depois músicas referentes ao ensino.

Sugestões: ”Jesus me ama, a Bíblia diz; Jesus me ama eu creio sim”; “ Jesus, Jesus, minha vida é de Jesus”; “ “Cristo ama os pequeninos como eu sou”, ou outros que conhecer. Cante também músicas sobre a natureza que Deus criou e que podemos ver com nossos olhos.

Quando terminar o momento de louvor, guarde os instrumentos mostrando o relógio de mudança de atividade e encaminhe as crianças para o cantinho da história.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

“Cristo nos amou” – Efésios 5.2

Mostre uma Bíblia e deixe que as crianças coloquem o dedo sobre o versículo para que você leia. Repita algumas vezes com elas para que decorem. Fale sempre sobre a importância da Bíblia, como devemos cuidar dela com carinho, e que devemos sempre ler seus versículos para aprender sobre Deus.

 

4 – Ensino:

Que alegria é poder enxergar todas as coisas! Hoje eu estou vendo a classe com muitas crianças, vimos todas as figuras dos cânticos, estamos vendo a Bíblia agora, vimos os brinquedos e tudo o que há na classe.  Que bom que Deus nos deu nossos olhos e podemos ver tudo.

Eu tenho aqui nossa caixa surpresa. Vamos ver o que temos na caixa hoje?

Coloque a venda nos olhos de uma criança voluntária e pergunte: Você está vendo alguma coisa? Você consegue ver o que tenho nas mãos? Não, porque está com os olhos tampados e não pode enxergar nada. Você gostaria de enxergar tudo outra vez e tirar a venda dos olhos? Sim.

Hoje, vamos contar uma história da Bíblia sobre dois homens cegos. Jesus estava indo para uma cidade chamada Jerusalém. Muita gente estava indo com Jesus. As pessoas queriam estar perto de Jesus, queriam ver Jesus, queriam ouvir suas palavras.

Dois homens cegos estavam sentados à beira da estrada por onde Jesus caminhava. Mesmo não podendo enxergar Jesus, os cegos ouviam os passos dele se aproximando. Quando perceberam que Jesus estava pertinho, os cegos gritaram: “Jesus, Jesus! Por favor, ajude-nos!”

Mas as pessoas que acompanhavam Jesus disseram para os cegos: ” Fiquem quietos! Não incomodem Jesus!” Mas os cegos pediram ainda mais alto: ”Jesus, por favor ajude-nos” Jesus escutou os cegos e perguntou: ”O que vocês querem?”

Os cegos disseram: “Queremos enxergar”. Então, Jesus tocou nos olhos deles e eles começaram a enxergar na hora! Foi assim, rapidinho! Os cegos ficaram muito felizes porque podiam enxergar todas as coisas e pessoas e disseram: “Estamos enxergando! Muito obrigado, Senhor Jesus”.

Jesus curou os cegos porque amava as pessoas e tinha alegria em ajudar todos que precisassem. Jesus atendeu o pedido dos homens cegos e pode atender os nossos pedidos também, porque Ele nos ama e sempre cuida de nós.

 

5 – Oração:

Mostre a figura de oração e diga: vamos conversar com Jesus?

“Obrigado, Senhor Deus, pelas coisas maravilhosas que Jesus fez e porque ele nos ama e ouve nossos pedidos também”.

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade, arrume a mesa com os lanchinhos e peça que as crianças fiquem sentadas para comer.  Se puder sirva um lanche diferente.

 

7 – Trabalho manual:

Desenhe o nariz, a boca, e traga os olhos desenhados para que a criança cole. Escreva o versículo. Providencie fios de lã para colar no cabelo ou pinte com giz de cera.

 

8 – Brinque:

Escreva o nome de cada criança nos respectivos trabalhos para que os pais revisem a história em casa. Deixe que elas brinquem livremente até a chegada dos responsáveis ou observem os cantinhos que você montou na sala.

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, para sabermos como tem sido suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, assim você nos ajuda a divulgar a mensagem. Inscreva também seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
1 comentário
  1. susana comentou:

    legal a ideia vou praticar em sala

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.