Jesus conhece todas as pessoas – Aula 12 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos para a décima segunda aula do currículo com Aulas Bíblicas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira as Aulas anteriores no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

 

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Use uma figura grande com os elementos da história.

– Use imantógrafo ou flanelógrafo para colocar as figuras conforme for contando a história.

– Conte a história com bonecos.
– Conte a história desenhando uma grande árvore simples, depois enquanto conta a história cole a figura de Jesus, da multidão e de Zaqueu na árvore.

– Faça um grande coração de cartolina ou papel cartão e várias tiras de papel com o nome de cada criança da classe. Deixe reservado numa cadeira para o início da aula.

 

Lembrancinha da Aula:

– Pintura e colagem (trabalho manual).

 

1 – Receba as crianças:

Ao iniciar a aula, esteja à porta para receber cada criança com alegria e carinho. Deixe que brinquem à vontade enquanto esperam o início da aula sob a supervisão de outro professor. Escolha alguns brinquedos com antecedência, monte o cantinho com figuras das histórias anteriores para que as crianças observem e relembrem, e monte o cantinho da oração. Quando for o momento mostre o relógio de mudança de atividade e guarde os brinquedos com a ajuda das crianças dando início ao louvor.

 

2 – Cante:

Pegue alguns instrumentos de musicalização infantil, figuras para visualizar os cânticos e sente-se com as crianças no tapete ou cantinho de louvor. Comece com cânticos movimentados e alegres, depois cante alguns sobre o tema da aula. Por exemplo:  “Jesus me ama, a Bíblia diz”; “ Eu tenho um bom amigo que me ama, seu nome é Jesus”; “Com Cristo no barco tudo vai muito bem”; “Jesus é o amigo melhor”; “Jesus, Jesus, minha vida é de Jesus”; ou outros que conheça. Assim que terminar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras dos cânticos com a ajuda das crianças e leve-as para outro canto da sala para o ensino do versículo e da lição.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

“Jesus é nosso amigo” (João 15.14)

Deixe a caixa surpresa sobre a mesa na hora do versículo com um espelho dentro. Diga: hoje vamos saber de quem Jesus é amigo. Retire o espelho da caixa surpresa e ponha na frente de cada criança para refletir a imagem dela e comente: Jesus é amigo do/a (nome da criança) e continue mostrando cada criança e falando o nome. Depois abra a Bíblia e pergunte quem gostaria de ajudar a ler o versículo.

Ponha o dedo da criança na Bíblia no lugar do versículo e leia, depois repita o versículo com todas as crianças para que elas decorem. Sempre que for possível durante a aula fale o versículo com as crianças.

 

4 – Ensino:

Mostre o grande coração de cartolina e as tiras de papel com o nome de cada criança. Dê para cada criança segurar a tira com o seu nome. Fale: nós já vimos no versículo bíblico que Jesus é nosso amigo e ama cada um de nós. Este coração nos lembra do amor de Jesus por nós. Pergunte se elas sabem a quem Jesus ama. Diga que Jesus ama cada pessoa. Peça que cada criança cole o seu nome no coração (com sua ajuda). Agora vamos ler cada nome que Jesus ama? Leia e peça que a criança se levante: Jesus ama e é amigo do/a (nome da criança), e assim por diante. Depois dê início à história. Jesus estava ensinando sobre Deus para as pessoas (ponha a figura de Jesus com a multidão).

Um homem pequeno chegou perto. O nome do homem era Zaqueu. (mostre a figura) Zaqueu queria ver Jesus, mas ele era muito baixinho. Ele não conseguia ver Jesus no meio daquela multidão, todos estavam na sua frente.

Então, Zaqueu teve uma ideia. Subiu numa árvore para ficar mais alto e assim conseguiu ver Jesus. (mostre a figura).

Jesus quando viu o esforço que Zaqueu fez subindo numa árvore para vê-lo, olhou para Zaqueu e disse: – Zaqueu desce depressa da árvore porque eu quero ir à sua casa. Zaqueu pensou: – Jesus sabe o meu nome! Jesus me conhece! Zaqueu desceu rapidinho e levou Jesus para a sua casa muito feliz.

Jesus conhece todas as pessoas e gosta de cada uma. Ele sabe o nosso nome e nos ama muito. Ele gosta de conversar com cada um de nós. Como podemos conversar com Jesus? Alguém sabe? Isso mesmo, orando. Quando oramos falamos com Jesus e ele nos ouve. Vamos fazer isso agora?

 

5 – Oração:

Mostre uma figura de oração ou monte um cantinho de oração, ajoelhe-se com as crianças e ore agradecendo por Jesus. “Obrigada Jesus porque o Senhor me ama e ama cada pessoa. Obrigada porque o Senhor é nosso amigo”.

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade e prepare a mesa para o lanche. Faça de conta que é o lanche que Zaqueu serviu para Jesus em sua casa. Converse com as crianças sobre isso, sobre a alegria de Zaqueu servindo Jesus.

 

7 – Trabalho manual:

Mostre o relógio de mudança de atividade, arrume a mesa para o trabalho manual. Prepare cópias do desenho de uma árvore simples, com uma copa grande numa folha de papel, para cada criança. Recorte em papel colorido, para cada criança, a silhueta de Jesus e de Zaqueu. Deixe que a criança pinte a árvore com lápis de cera e cole Zaqueu na árvore ou perto de Jesus conforme a criança quiser. Escreva o versículo e o nome da criança.

 

8 – Brinque:

Depois do trabalho manual, deixe que a criança brinque à vontade. Deixe que as crianças mexam nas figuras do imantógrafo ou flanelógrafo. Monte uma cabana com almofadas, tenha alguns bichos de pelúcia ou plástico, figuras de animais da época de Jesus, brinquedos educativos de madeira.

 

  • Esperamos que tenham gostado de mais esse post do Blog Ensino Infantil num Clique. Compartilhe com seus amigos, papais, mamães e educadores.
  • Não se esqueça de escrever suas sugestões nos comentários logo abaixo.
  • Continue acompanhando as novidades do Blog inscrevendo seu e-mail. Em breve, vamos postar mais Aulas Bíblicas para Maternal. =)
você pode gostar também:
8 comentários
  1. alinni comentou:

    Amei a historinha da pascoa contada por criancas

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Oi Alinni, seja sempre bem-vinda ao nosso site! =)

  2. vanessa comentou:

    muito bom vou passaer para minhas crianças da igreja hj.deus abençoe

  3. […] do Maternal (com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos). Confira as Aulas anteriores no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o […]

  4. Rosinha Melo comentou:

    Gostei muito dessa aula,meus alunos do maternal vão adorar!! Bjos!! ROSINHA MELO

    1. Regina Cobra comentou:

      Olá Rosinha. Obrigada pelo comentário, pois me dá incentivo para continuar escrevendo e postando as lições. Deus abençoe seu trabalho com muitos frutos.

  5. MANUELA comentou:

    PARABENS AMEI VOU FAZER NA MINHA IGREJA! OBRIGADO

    1. Regina Cobra comentou:

      Olá Manuela, fico feliz em poder facilitar seu trabalho que é tão importante para o reino de Deus. Obrigada pelo incentivo e que Deus lhe dê muitos frutos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us