Aula Bíblica Maternal #14 (Unidade 2)

Seja bem-vindo a mais uma Aula Bíblica para Maternal. Esta é a Aula 14 da Unidade 2 (Tema: A Importância da Bíblia). A lição de hoje é sobre a história de Jesus e Zaqueu, e vamos ensinar a importância de agradecer.

 

Aula 14 (Unidade 2): Jesus e Zaqueu

  • Objetivos:

– Entender que a Bíblia é o livro que Deus nos deu;
– Entender que a Bíblia ensina maneiras para sermos felizes;
– Sentir amor pela Bíblia e prazer em ouvir suas histórias;
– Aprender a Palavra de Deus para não pecar;
– Aprender Obedecer.

  • Versículos Bíblicos:

– “Não me esquecerei da tua palavra”. Salmo 119:16;
– “A tua palavra é a verdade”. João 17:17.

  • Cânticos:

– Bíblia meu livro companheiro;
– Qual é o livro que é a Palavra de Deus? Eu sei! B-I-B-L-I-A;
– O livro mais querido, melhor, precioso é a Bíblia;
– Obedecer é mais que importante é prova de amor;
– Ninguém deve se esquecer do que Deus na Bíblia diz.

  • Gravuras: figuras bíblicas referentes às histórias, crianças obedecendo, ajudando, repartindo, orando.
  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Obedecer

1 – Abraão obedeceu;
2 – Samuel, um filho obediente;
3 – Davi um menino obediente;
4 – Noé obedeceu.

  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Repartir

1 – Abraão e Ló;
2 – Uma merenda para Jesus – João 6:1-13;
3 – Dorcas;
4 – A Serva de Naamã.

  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a ser Bondoso

1 – Rute;
2 – Boaz;
3 – Davi e Mefibosete;
4 – Elias e a viúva pobre.

  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a agradecer

1 – Jesus e os leprosos;
2 – Jesus e Zaqueu.

  • Texto Bíblico da Lição: Lucas 19:1-10
  • Ideias para o ensino:

– conte a história no avental ou no flanelógrafo de mesa.

– providencie uma caixa surpresa e retire de dentro, na hora da aula, as figuras e um baú com muitas moedas e dinheiro de brinquedo.

– o ensino a ser destacado na lição: coração agradecido. Zaqueu agradeceu a Jesus devolvendo o que tinha tirado do povo.

 

 

  • Lembrancinha da aula: saquinho com moedinhas de chocolate com versículo.
  • Brincar: Observe as crianças enquanto brincam para orientá-las quando necessário. Brinque com elas demonstrando amor e cuidado. Na hora determinada mostre o relógio de mudança de atividade. Guarde com as crianças os brinquedos e distribua as figuras e os instrumentos para o louvor.
  • Louvor: Cante com elas com muita alegria, pois, elas vão observar você e aprender a louvar. Esta é a hora do movimento para gastar energia e louvar de coração, então pule, marche, bata palmas, toque instrumentos. Depois cante músicas mais calmas sobre a lição do dia para preparação e músicas sobre a oração. As músicas sobre a Bíblia estão indicadas no início da Unidade 2. Músicas sobre oração: Faze oração bem cedinho; Pequenino sou mas oro a Deus. Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer.
  • Pensamento Bíblico: “Não me esquecerei da Tua Palavra”, Salmos 119:16.

Abra a Bíblia e leia para as crianças explicando o versículo. Ensine sobre a importância da Bíblia na nossa vida. Fale sobre o ensino da aula: ser agradecido.

 

  • Ensino:

As ruas estavam cheias de pessoas para ver Jesus. Zaqueu viveu no tempo em que Jesus estava na terra e também tinha ouvido falar de Jesus. Ele era um homem baixo e não conseguia ver Jesus no meio de tantas pessoas. Mas ele queria muito ver e ficar perto de Jesus. Então, pensou um pouco! Já sei! Vou tentar subir naquela árvore e de lá com certeza vou ver Jesus passar por aqui.

 

Conseguiu subir com muito esforço na árvore. E pensou:- que boa ideia! Daqui estou vendo Jesus se aproximar. Quando Jesus estava passando por ele, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa. Eu quero ir à sua casa”. Enquanto Zaqueu descia da árvore, pensava:- Como Jesus sabe o meu nome? E como quer ir à minha casa? Eu já fiz tanta coisa errada! Ele é tão bom!

O trabalho de Zaqueu era tirar do povo dinheiro para entregar ao rei e ele sempre tirava um pouco pra ele também. Por isso ninguém gostava de Zaqueu. Ele ficou muito feliz porque Jesus ia à sua casa! As pessoas ficaram reclamando:- Por que Jesus foi à casa de Zaqueu? Mas Jesus conhecia o coração de Zaqueu e sabia que ele ia se arrepender das coisas ruins que fazia e que seria agradecido.

 

Zaqueu ficou tão feliz com a visita de Jesus que queria agradecer de alguma maneira. Então ele pensou, pensou! Já sei o que vou fazer para agradecer!

Zaqueu disse a Jesus:- Eu darei dinheiro aos pobres. Darei de volta o dinheiro de cada pessoa que peguei a mais. Eu devolverei mais dinheiro do que peguei deles. Zaqueu agradeceu a Jesus por ter prestado atenção nele ali na árvore, por ter ido à sua casa mesmo sabendo que ele só fazia coisas erradas. Ele achou uma maneira para agradecer a bondade de Jesus. Resolveu dar o dinheiro de volta para os pobres.

Jesus ficou feliz porque Zaqueu ia fazer o que era certo. Zaqueu também ficou muito feliz porque conheceu Jesus e pode agradecer a Jesus fazendo o que era certo.

 

A Bíblia nos ensina a fazer sempre o que é certo. Precisamos aprender a fazer o que é certo para sermos felizes e para agradarmos a Deus que nos ama tanto. Podemos também como Zaqueu, agradecer a Deus por ser tão bom com nossa família. Agradecer pelo papai, pela mamãe, pelos irmãos, pelos avós, pela comida, roupa, casa. Podemos agradecer a Deus sendo obedientes e amando as pessoas. A Bíblia nos ensina a agradecer.

  • Oração: agradeça a Deus com as crianças pela Bíblia, pela família, por aprendermos a fazer o que é certo.
  • Lanche: sirva o lanche e agradeça a Deus por ele.
  • Trabalho manual:

 

  • Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente e observem os cantinhos que providenciou para a aula.

Compartilhe conosco sua opinião. Ela é muito importante para nós!

você pode gostar também:

2 Comentários

  1. gabriela Diz

    Muito rica a lição, me deu uma direção. Muito bom!

  2. Renata Sero Diz

    Estou amando o site. Trabalho com crianças de 1 à 5 anos no Departamento Infantil da minha igreja e este site foi uma mão na roda pra mim. Benção de Deus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us