Deus ama todas as crianças – Aula 02 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos à segunda lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira a Aula 01 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Enfeite um lado da parede com figuras de crianças de várias nações. Você pode pegar o molde recortando de revistas.

– Aproveite as tampas plásticas e redondas, como as de potes de margarina, para criar um livro diferente. Cole nas tampas rostos de crianças com características diferentes, que você pode achar em revistas ou calendários. Proteja as figuras, cobrindo-as com contact  transparente. Fure as tampas em cima e junte-as, usando uma argola ou fita.

– Num quadro de flanela fixe a figura do globo terrestre e à medida que conversa com as crianças ponha em volta do globo figuras de crianças de outras nações.

 

1 – Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. A professora deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seu filho sem preocupação.

O ideal é que as crianças brinquem livremente enquanto as professoras recebem as demais que estão chegando. Nesse período você pode ter na classe uma piscina pequena de bolinhas, um escorregador de plástico pequeno, um cavalo de plástico ou de madeira próprio para a idade e outros brinquedos variados como boneca, carrinhos, quebra-cabeça de duas peças, livrinhos, dados, bola colorida etc. O importante é variar colocando somente alguns brinquedos.

 

2 – Cante:

Logo após o momento de brincar, o professor deve mostrar o relógio de mudança de atividade e pedir que as crianças ajudem a guardar os brinquedos mostrando a caixa surpresa da próxima atividade com instrumentos musicais. É muito importante que o professor siga sempre uma rotina porque nessa idade além de dar segurança para a criança, também proporciona disciplina para que todas façam a mesma coisa juntas. Ponha as crianças sentadas no tapete com você e cante com elas: “Jesus me ama, a Bíblia diz; Cristo ama os pequeninos como eu sou; Deus é bom pra mim; Deus ama o(a) (nome da criança)? Sim, sim, sim”; ou outra música de sua preferência. Cante uma vez a música com as crianças e depois deixe que toquem os instrumentos enquanto vocês cantam. Exemplo: o professor canta: “Deus ama o Pedrinho?” As crianças cantam: “sim, sim, sim” e ao mesmo tempo tocam o instrumento da bandinha. Quando terminar o louvor mostre novamente o relógio de mudança de atividade e guarde juntamente com as crianças os instrumentos na caixa. Em seguida, leve todas elas para as cadeiras colocadas em meia lua no outro canto da sala. Faça um trenzinho para levá-las, movimentando-as um pouco.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico: 

Deus é amor – 1 João 4.8″ e explique que Deus ama todas as criancinhas. Mostre algumas figuras de crianças e aponte para elas dizendo seus nomes: “Deus ama o(a) (nome da criança)” e diga: “Obrigada Deus por amar as crianças”.

 

4 – Ensino:

Deus fez cada criança de um modo especial. Cada uma é diferente da outra.  Deus fez a criança com cabelos loiros, cabelos pretos, a de cabelos ruivos, a de cabelos castanhos. Deus fez cabelos lisos, crespos, encaracolados, ondulados. Fez a criança de pele branca, de pele negra, de pele morena. Deus fez a japonesa, a chinesa, a holandesa, a brasileira, a russa, o índio, o americano, o chileno e todas as crianças do mundo (figura do globo com as crianças). Deus sabe que cada uma é diferente da outra (mostre as diferenças nas figuras). Mas Deus ama todas elas.

Nós também devemos amar todas as crianças e cuidar bem delas porque Deus quer assim, a Bíblia nos ensina (mostre a Bíblia). Coloque o dedinho da criança no versículo da unidade e leia pra ela: “Deus é amor”. Deixe que as crianças peguem e observem as figuras e coloquem de volta no mural ou flanelógrafo ou imãtógrafo. Pendure um varal numa das paredes da sala, na altura das crianças, e prenda as gravuras de diversos tipos de crianças com pregadores. Diga: “Como é gostoso brincar com outras crianças. Podemos ter muitos amigos e brincar com todos eles”.

 

5 – Oração:

Mostre uma figura com crianças orando. Diga: “Vamos agradecer a Deus pelos nossos amigos?” Ore: “Obrigada, meu Deus, por todas as crianças. Agradeço por todos meus amigos. Alguém quer orar agradecendo a Deus por um amiguinho?”

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade e leve as crianças para as mesinhas, sentando-as ao redor. Diga: “Que gostoso, é hora do lanche!” Distribua o lanche nos guardanapos e ponha um pouco de suco nos copos plásticos. Ore agradecendo o lanche: “Obrigada, meu Deus, pelo lanche gostoso.” Em seguida, mostre o relógio para mudar a atividade. Limpe a mesa e distribua o material para o trabalhinho manual.

 

7 – Trabalho manual:

Recorte várias figuras de crianças, de revistas e calendários e leve para a sala de aula. Distribua para que as crianças façam a colagem num retângulo de cartolina e depois enfeitem as beiradas com flores recortadas de EVA ou carrinhos ou animais, colando-as como se fosse um porta-retratos. Escreva: Deus ama todas as crianças. Pendure no varal os trabalhinhos para depois entregar para os pais.

8 – Brinque:

Deixe que as crianças brinquem livremente até que seus pais venham para buscá-las.

 

9 – Final da aula:

Entregue os trabalhos manuais e peça aos pais para recordarem a lição durante a semana e que pendurem o trabalho num lugar bem visível.

 

Se você gostou dessa aula, deixe seu comentário e suas sugestões nos comentários.

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e inscreva seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.

Até a próxima!

você pode gostar também:
13 comentários
  1. ALINE comentou:

    EXELENTE AS AULAS , DEUS ABENCOE A VIDA DE VCS.

  2. Antonia viana comentou:

    Achei muito prática as lições,parabéns

  3. Aline comentou:

    Minha querida irmã estou encantada com todo esse material!! Que coisa linda e divina!!
    Deus te recompense por tanto, amada!
    Veja bem… Estou com algumas dúvidas:
    Tenho um lindo bebe de 1 ano e 3 meses. Anda, fala várias palavras e não para quieto! kkk
    E como mãe tenho total certeza que ele não se enquadra nas características de um bebê de berçário. O que fazer? Utilizo as lições do maternal? E em casa eu devo aplicar o material aqui exposto da mesma forma que aplicaria na “salinha” da Igreja ou deve ser aplicado de outra maneira? Por fim, não menos importante: o conteúdo do site é de caráter interdenominacional?
    Fico ao aguardo de sua resposta.
    Muito obrigada!

    Em Cristo,
    Aline.

  4. ADELAIDE comentou:

    Obrigada por essa aula .
    Maravilhosa.
    Amei.

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Obrigada pelo comentário!

  5. luciana comentou:

    Não estou encontrando os visuais…

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Olá, irmã Luciana. Vamos rever os visuais para o site. Enquanto isso, nossa sugestão é seguir as sugestões no post e procurar figuras alternativas na internet. Deus abençoe!

  6. Ediane comentou:

    Muito boa essas aulas amei todos, estarei utilizando na minha igreja.
    Muito obrigada pelas dicas, que Deus continue te abençoando.

  7. regina helena de oliveira gubellini comentou:

    gostei muito dessa aula estou iniciando meu trabalho com criancas em minha igreja e estou precisando de dicas .
    obrigado

  8. JANE comentou:

    MUITO BOA AS AULAS E DE FACIL APRENDIZADO…ESTAREI PASSANDO COM CERTEZA AOS MEUS ALUNOS.
    OBRIGADA, A PAZ DE CRISTO E QUE ELE POSSA CONTINUAR VOS ABENÇOANDO

  9. SALETE LEMES comentou:

    OBRIGADA PELO CARINHO DE MAIS UMA AULA! UM FORTE ABRAÇO.

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada pelo apoio. Abraço

  10. Salete M. Marinho comentou:

    Obrigada por mais esta aula. Que Deus a abençoe!

Seu endereço de e-mail não será publicado.