Deus me deu uma família porque me ama – Aula 03 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos à terceira lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira a Aula 2 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Providencie para a aula objetos geralmente usados pelos familiares: sandália, óculos (sem lente), saia, calça (homem), sapato (homem), gravata, pente, escova de cabelo. Providencie também figuras: de mulher (para representar a mãe), homem (para representar o pai) e para representar o avô. Cole estas figuras num quadrado de cartolina e prenda na parede ou lousa. Ponha embaixo de cada figura caixas para que a criança coloque os objetos dentro, conforme a identificação.

– Providencie figuras de famílias reunidas: brincando, comendo, lendo a Bíblia, passeando e coloque dentro de sacos plásticos formando um livro.

– Forre uma caixa e cole figuras de família: pai com criança, mãe com filho, avô, avó, irmãos brincando.

– Faça chocalhos de rolo de papel com figuras coladas de pai, mãe, avô, avó, irmãos.

– Faça uma cabana com caixa de papelão grande para que as crianças brinquem de família. Recorte as janelas, porta e enfeite.

– Faça um varal esticando um barbante na parede para que as crianças prendam roupas recortadas em cartolina colorida. Pode-se também escrever o versículo da unidade em roupas de papel.

– Providencie brinquedos para brincar de casinha, comidinha, carros para passeio (faça um carro de caixa de papelão com barbante para puxar as crianças imitando um passeio).
Lembrancinha da aula: Faça um porta-retrato de cartolina e deixe que as crianças colem flores ou corações ou carrinhos de papel colorido em volta e escreva: Família, presente de Deus. Peça para os pais colocarem uma foto da família.

– Providencie figuras de família de animais.

 

1 – Ao iniciar a aula, receba as crianças com toda a atenção que elas merecem e demonstre muito carinho e disposição para ensinar e brincar. O tom de voz e o semblante suave contribuem para que a criança se sinta feliz e segura mesmo distante dos pais. Enquanto um professor recebe as crianças, o outro supervisiona as crianças que já chegaram e estão brincando livremente.

 

2 – Cante:

Logo após receber todas as crianças, começar o período de louvor e cânticos, mostrando a figura do relógio e pedindo ajuda das crianças para guardar os brinquedos e começar nova atividade. Mostre a caixa surpresa com os instrumentos e sente-se com as crianças no tapete.

Cante primeiro com elas e depois dê os instrumentos para que elas toquem somente em determinado momento que você decidir.

Cante: Deus é tão bom, Deus é tão bom, Deus é tão bom, é tão bom pra mim. Deu o papai, deu a mamãe, deu o irmão, a irmã pra mim. (cante com a mesma música a letra acrescentada- bata o instrumento na última sílaba).

Cante: Louvai-o, louvai-o, todas as crianças. Deus é amor, Deus é amor (2 vezes).

Cante: Deus é bom pra mim, Deus é bom pra mim, feliz eu sou, com Ele eu vou. Deus é bom pra mim.

Cante: Quem fez dona coruja foi Deus, foi Deus, virando seu pescoço pra louvar o nosso Deus (vire o pescoço para um lado e outro com as crianças). Quem fez dona girafa foi Deus, foi Deus, com seu pescoço grande pra louvar o nosso Deus (levante o braço pra imitar o pescoço da girafa com as crianças) Quem fez a tartaruga foi Deus, foi Deus, andando devagar pra louvar o nosso Deus (cante bem devagar com as crianças imitando a tartaruga) Quem fez o(a) (nome da criança)? Foi Deus, foi Deus, cantando sem parar pra louvar o nosso Deus.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

Mostre o relógio de mudança de atividade e peça a ajuda das crianças para guardar os instrumentos. Sente-se com as crianças nas cadeirinhas que já estão colocadas em meia lua e mostre a Bíblia, abrindo-a no versículo da unidade. Coloque o dedo da criança no versículo e leia em voz alta, depois repita com as crianças para que o decorem: “Deus é amor” – 1 João 4.8.

 

4 – Ensino:

Logo em seguida, com as crianças ainda sentadas nas cadeiras em meio círculo, mostre a figura de uma família (você pode retirar as figuras de uma Bíblia feita com caixa de camisa). Diga: Deus nos ama muito por isso nos deu uma família para cuidar de nós. Retire da Bíblia a figura do pai. Deus nos deu um pai para cuidar de nós. Ele trabalha para comprar alimentos, roupas e tudo o que precisarmos. Deus nos deu uma mãe para nos amar e cuidar de nós até crescermos e também para nos ensinar. Deus nos deu irmãos, avós, avôs, tios, tias. Junto com a família podemos passear, brincar, comer, rir, aprender e estudar a Bíblia para conhecer e amar a Deus.

A família que Deus nos deu, nos ama muito e cuida de nós. (Retire de dentro da Bíblia figuras de família de animais) Diga: Os animais que Deus criou também tem família, porque quando são pequenos precisam dos pais para comer, brincar e crescer sem perigo. Agora dê uma das roupas e objetos que preparou para uma criança colocar na caixa com figuras de mãe, pai, avô, identificando assim um dos membros da família. Continue com outras crianças até acabar com os objetos para identificação.

 

5 – Oração:

Ore agradecendo o amor de Deus por nos dar uma família que cuide de nós. Agradeça também pelo cuidado que Deus tem com os animais dando uma família. Agradeça pelo papai, pela mamãe, pelos irmãos e cada membro da família. Você pode orar: “obrigada pelo papai” e as crianças podem repetir a oração para aprender a conversar com Deus.

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade e arrume o lanche na mesinha. Diga: quem faz o lanche gostoso em casa? A nossa família cuida de nós com comida gostosa. Vamos agradecer a Deus pelo lanche? Obrigada, meu Deus pelo lanche gostoso.

 

7 – Trabalho manual:

Mostre o relógio de mudança de atividade e arrume a mesa para o trabalhinho manual, sempre com a ajuda das crianças, no que elas podem fazer, para envolvê-las com as atividades. Coloque o porta-retrato de cartolina ou EVA e as figuras de flor, carrinho, coração para que as crianças escolham e colem com a sua ajuda. Se você tiver pedido as fotos das famílias antes, coloque no lugar certo. Caso contrário, ponha o nome da criança e prenda no varal para entregar para os pais, lembrando-os da foto.

 

8 – Brinque:

Enquanto os pais não chegam, brinque com as crianças de casinha, de carrinho e outros brinquedos que tenha preparado. Quando o responsável pela criança chegar, entregue o trabalho manual e peça para que lembrem o assunto da aula durante a semana e coloquem o porta retrato em destaque.

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula para Maternal, comentando suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e inscreva seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
9 comentários
  1. Karla Lima comentou:

    Seu material é ótimo, so não consigo visualizar as figuras, gostaria de receber essas aulas, como faço por favo me ajuda .

  2. Andreia Regina de Quadros comentou:

    Olá…
    Parabéns pelo lindo site…Aulas muito bem elaboradas…não estou conseguindo visualizar as figuras da Unidade 1 p o Maternal, você poderia me ajudar?
    Deus te abençõe!

  3. Kathleen Messias Duarte comentou:

    Olá! O seu site é maravilhoso, parabéns!
    Você poderia me enviar ou sabe onde eu posso encontras esses louvores para o maternal que vc cita nas aulas??

    1. Regina Cobra comentou:

      Kathleen vc consegue alguns na APEC, fica na rua de trás do shopping Santa Cruz, rua Domingos de Morais na Vila Mariana.

      1. Kathleen Messias Duarte comentou:

        Ok, muito obrigada!

  4. debora comentou:

    amei esta aula sempre me ajudam obrigada

    1. Regina Cobra comentou:

      Bom trabalho! Fico feliz por ajudar. Abr

  5. Jocelyne Forrat comentou:

    Simplesmente fantástico! Fiquei impressionada em descobrir o quanto os nossos trabalhos são parecidos! Como podemos entrar em contato? Abraço carinhoso da mana!

    1. Regina Cobra comentou:

      Pelo email que está no blog. Obrigada pelo incentivo e vamos sim conversar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us