Deus me deu a Bíblia porque me ama – Aula 04 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje chegamos à quarta lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Como tem sido a sua experiência de aprendizagem? Compartilhe conosco nos comentários! Confira a Aula 3 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

Ideias:

– Faça uma Bíblia grande de papelão e forre de papel preto. Escreva com letras grandes: Bíblia. Cole ou prenda folhas brancas com várias figuras: frutas, pessoas, crianças, árvores, animais, natureza.

– Você deverá fazer figuras bem simples: sol, lua, árvore, frutas, pessoas, num papel branco, com o bico do pote de cola. Ao terminar de desenhar, pedir para a criança jogar areia. Deixe secar e faça pelo menos um desenho para cada criança que desejar. Esta atividade estimula a imaginação da criança e desenvolve sua coordenação motora fina.

– Recorte uma cartolina branca, em formato de Bíblia, colando nos lados papel dourado e atrás papel preto. Desenhe figuras em pares: frutas, árvores, animais, pessoas. Nas páginas (da esquerda e direita), cole uma figura de cada par. Deixe as outras figuras sobre a mesa, para que a criança encontre o par do quebra-cabeça.

– Faça um cantinho da natureza, sobre uma mesa baixa com: pedras, folhas coloridas, madeira, frutas, flores, ninho de passarinho, etc.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

– Faça uma Bíblia para cada criança com figuras do que Deus criou. Você pode fazer também para lembrancinha da aula o terceiro item mencionado nas ideias acima.

 

1 – Receba as crianças:

Um professor recebe os pais com as crianças na porta, demonstrando muita alegria ao recebê-los: “Que bom, o/a (nome da criança) veio hoje.” O outro professor, cuida das crianças que já estão brincando.

As crianças podem brincar livremente com os brinquedos que você escolheu para aquele dia, enquanto chegam todas as crianças ou o tempo que o professor determinar.

 

2 – Cante:

No tempo determinado, mostre o relógio de mudança de atividade para que a criança ajude a guardar os brinquedos e tome seu lugar sentado no tapete, junto do professor, para o momento de louvor. O professor deve escolher cânticos que falem da Bíblia e deve alegrar o ambiente com instrumentos musicais para que a criança toque em determinado momento ou com palmas, ou movimentos. Alguns exemplos de cânticos: Bíblia, meu livro companheiro; Sei que a Bíblia é a Palavra de Deus; eu amo a Bíblia; Qual é o livro que é a Palavra de Deus? Eu sei: B-I-B-L-I-A, o seu nome é Bíblia. Onde eu aprendo a amar a Jesus? Eu sei: B-I-B-L-I-A, eu aprendo na Bíblia; e outros cânticos que goste de cantar.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

Mostre o relógio de mudança de atividade e guarde os instrumentos musicais com as crianças. Depois, sente-se com elas nas cadeirinhas, colocadas em meia lua, para a lição bíblica. Abra a sua Bíblia e fale o versículo: ”Deus é amor”, 1 João 4:8- Coloque o dedo da criança na Bíblia e repita com ela o versículo da Unidade. Durante as atividades do dia, muitas oportunidades surgem, para que você possa transmitir a ideia desse pensamento bíblico. No momento de louvor você pode falar que Deus nos ama tanto que deixou a Bíblia para aprendermos a obedecer, a amar a Deus e conhecê-lo mais. Enquanto faz o trabalho manual fale que a Bíblia é um livro que fala de Deus e que Ele nos ama muito. No lanche, ore agradecendo a Deus por Seu tão grande amor e pela Bíblia que é a Palavra de Deus para nós. Quando a criança estiver observando os objetos do Centro da Natureza, diga que Deus pensou em tudo e criou tudo para nossa alegria. Por exemplo, quando a criança segurar uma pedra, incentive-a a olhar a pedra e descobrir sua beleza. Diga que o templo ou a casa em que estão precisou de pedras para ser construído. Deus já sabia disso, então, fez as pedras.

 

4 – Ensino:

Em seguida, com as crianças sentadas em semi-círculo, mostre a Bíblia Grande, que você fez com várias figuras escolhidas para a aula, coladas nas folhas brancas. Diga: este livro, a Bíblia, é um livro especial. É uma carta do amor de Deus para nós. A Bíblia, através de suas histórias verdadeiras, nos ensina sobre Deus, Jesus, pessoas que amam e são bondosas e fala das maravilhas da natureza que Deus criou. Mostre a figura de uma criança e de pessoas (que colou na Bíblia). Diga: “A Bíblia diz que Deus criou todas as pessoas e as ama muito.”

Mostre figuras de alimentos e frutas (que colou na Bíblia). Diga: “A Bíblia diz que Deus fez todos os alimentos para cuidar de nós, porque nos ama.”

Mostre as figuras de animais e natureza (que colou na Bíblia) e diga: “Deus criou toda a natureza e os animais porque nos ama muito.”

Cole um espelho na Bíblia e mostre cada criança. Diga: “A Bíblia diz que Deus fez o(a) (nome da criança) e o ama muito. Deus fez seus lindos olhos para que você possa enxergar tudo que Deus criou. Fez seu narizinho para que você sinta todos os cheiros e também respire para viver. Fez sua boquinha para que você coma as coisas gostosas que Deus fez, também para que possa falar e sorrir. Fez seus ouvidos para que possa ouvir todos os sons. Fez seus braços e pernas para pegar as coisas e andar, correr, brincar. Deus é muito bom e ama você.” Diga: “A Bíblia é um livro muito especial que nos conta belas histórias e nos ensina o que fazer para sermos felizes e deixar Deus feliz também. Como é bom ter um livro que fala de Deus!”

 

5 – Oração:

Mostre uma figura de crianças orando. Ore e peça que as crianças repitam as frases curtas: Obrigada meu Deus porque o Senhor me ama muito. Obrigada pela Bíblia que nos ensina. Obrigada por tudo que criou.

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade e leve as crianças para as mesinhas. Quando estiverem sentadas, ofereça o lanche e ore agradecendo a Deus.

 

7 – Trabalho manual:

Mostre o relógio de mudança de atividade, arrume a mesa para o trabalho manual. Coloque uma folha para cada criança e diga que o desenho será surpresa. Diga: o que vai aparecer neste papel? Pegue um pote de cola e com a ponta desenhe alguma figura simples como: sol, lua, estrela, árvore e outros. Passe a cola e peça para a criança jogar areia no papel. Ao levantar o papel, diga: que figura apareceu? Deixe que a criança fale. A Bíblia fala que Deus fez o(a) (nome do desenho). Obrigada Deus por ter feito o(a) (nome do desenho). Depois, coloque o jogo da Bíblia aberta na mesa e deixe que cada criança ache o par certo para cada figura. Comente cada figura colocada: Como Deus nos ama! A Bíblia diz que Deus fez (nome da figura). Cante: “Deus me ama, a Bíblia diz, Deus me ama, eu sou feliz. Deus me ama, eu creio sim, confio Nele e sou feliz.” Leve as crianças para o centro da natureza e mostre os objetos expostos na mesa baixa e deixe que a criança pegue se quiser para observar. Faça comentários sobre o objeto, como ele é útil para nossa vida. Diga que Deus pensou em tudo e criou tudo para a nossa alegria. Por exemplo, quando a criança observar uma pedra, diga que Deus sabia que precisaríamos dela para construir templos e casas.

 

8 – Brinque:

Depois, deixe que as crianças brinquem livremente, sob seus cuidados, até que seus pais cheguem para buscá-las. Entregue os desenhos (com areia e cola) e também a lembrancinha da aula.

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, comentando suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e inscreva seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
4 comentários
  1. Patrícia Porto comentou:

    Tem algum vídeo que explique como fazer a bíblia grande? Estou sem a menor ideia de como fazer a biblia grande.

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Agradecemos o seu comentário. Vamos procurar algumas dicas!

  2. […] Como tem sido a sua experiência de aprendizagem? Compartilhe conosco nos comentários! Confira a Aula 4 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o […]

  3. […] Como tem sido a sua experiência de aprendizagem? Compartilhe conosco nos comentários! Confira a Aula 4 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o […]

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us