A Bíblia fala sobre o amor de Deus – Adão e Eva – Aula 05 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje chegamos à quinta lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Como tem sido a sua experiência de aprendizagem? Compartilhe conosco nos comentários! Confira a Aula 4 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Use a Bíblia grande de caixa de papelão (da aula passada);

– Conte a história com palitos nas figuras, encaixando-os numa caixa com areia para fixar as figuras.

– Providencie as figuras: Adão, Eva, jardim, animais, natureza, flores, frutas.

– Cantinho da natureza: em uma mesa, no canto da sala, coloque alguns elementos da natureza como pedras, galhos, plantas, folhas, flores e outros.

– Cantinho das figuras: em outra mesa, canto, ou varal coloque várias figuras da natureza e de animais.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

– Tire cópias das figuras de Adão e Eva e prenda numa vareta.

 

1 – Receba as crianças:

Deixe que as crianças que chegaram primeiro brinquem livremente sob a supervisão de um professor até que todas cheguem. A outra professora recebe as crianças que estão chegando com alegria, chamando-as pelo nome.

**A criança dessa idade gosta de conhecer a sequência da aula (sempre a mesma) para dar segurança a ela, o que também mantém a disciplina da classe. Mas o professor pode e deve mudar os métodos de ensino para aguçar o interesse e a atenção da criança.**

Inicie a aula com entusiasmo mostrando a figura de mudança de atividade (relógio, feito em outras aulas) e comece a guardar os brinquedos com a ajuda das crianças, sentando-se com elas no tapete para a hora do louvor.

 

2 – Cante:

Pegue os instrumentos de bandinha ou varie com palmas e movimentos para animar o louvor. Cante músicas referentes ao amor de Deus. Você pode levar alguém que toque violão para acompanhar as crianças ou colocar um CD. Músicas: Jesus me ama, a Bíblia diz; Louvai-o, louvai-o todas as crianças Deus é amor; Pequenino sou mas ando com Deus; ou outro que conheça. Quando terminar o louvor, mostre o relógio de mudanças de atividade, guarde os instrumentos com as crianças na caixa e sente-se com elas em meia lua em outro canto da sala.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

Mostre a Bíblia, abrindo-a e coloque o dedo da criança no versículo do dia e leia: Salmo 119: 97 “Eu amo a Bíblia.” Mostre também a Bíblia grande (usada na aula passada) e fale da importância da Bíblia para vivermos melhor e conhecermos várias histórias. Fale que a Bíblia é uma carta de amor escrita para todas as pessoas poderem viver mais felizes e também para poderem conhecer a vontade de Deus.

 

4 – Ensino:

Diga que vai contar uma das histórias da Bíblia, logo das primeiras páginas, que fala do amor de Deus por nós. É a história do primeiro homem que Deus criou e da primeira mulher. Pegue a caixa de areia e coloque-a bem à vista das crianças para espetar as figuras com vareta. Fale: Deus com muito amor fez Adão, o primeiro homem e fez também Eva, a primeira mulher. Deus amava muito Adão e Eva e fez um lindo jardim pra eles morarem. Eles viviam muito felizes nesse lindo jardim (figura) com árvores (figura), flores (figura), frutas (figura) e animais (figura). Todos os dias eles passeavam pelo jardim e conversavam com Deus. Adão e Eva cuidavam bem do jardim e dos animais. Adão também pôs o nome em todos os animais. Deus amava muito Adão e Eva.

Você sabia que Deus também criou você? (mostre cada criança no espelho). Deus criou cada um de nós. Deus nos ama também como amava Adão e Eva. Nós também devemos cuidar da natureza e dos animais da mesma maneira que Adão e Eva faziam (figura de criança cuidando de animais e da natureza). Deus conversava com Adão e Eva e também gostaria de conversar com cada um de nós. Podemos conversar com Deus orando (mostre figura de crianças orando). Vamos fazer isso agora?

 

5 – Oração:

(Ensine a criança a fechar os olhos pra não se distrair e a unir as mãos para não mexer em nada e pensar só em Deus). Ore: Meu Deus, obrigada por criar cada um de nós, cada criança. Obrigada por este mundo tão lindo que o Senhor também criou pra nós. Obrigada porque o Senhor ama (fale o nome de cada criança presente). Ajude-nos a cuidar bem do mundo que o senhor criou. Amém.

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade e leve as crianças pra outro canto da sala com mesas e cadeiras para que tomem o lanche. Todas devem se sentar, mesmo as que não querem lanche, para aguardar o próximo momento da aula (no início não vai ser tão fácil essa organização e obediência, mas os professores com jeito, paciência e oração farão com que as crianças se acostumem a fazer as atividades em conjunto).

 

7 – Trabalho manual:

Providencie várias cópias de figuras grandes de animais para que a criança escolha e pinte com tintura a dedo. Ponha avental de TNT nas crianças para que não se sujem e tenha uma vasilha com água para lavar as mãos e guardanapo pra secá-las. Pendure no varal da sala para secar e coloque nome em cada um. Quando a criança for para casa, dê a pintura e o fantoche de vareta de Adão e Eva para que os pais recordem a lição em casa.

 

8 – Brinque:

Deixe que as crianças esperem pelos pais brincando livremente. Mostre a mesa com elementos da natureza (fazendo um comentário) e o varal com figuras de bichos variados (fale sempre sobre o amor de Deus).

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, comentando suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e inscreva seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.