Aula Bíblica Maternal #6

Olá, amigos do Blog. Hoje chegamos à sexta lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira a Aula 5 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

 

Unidade 1- Deus é Amor: 1 João 4:8

 

Aula 6: A Bíblia fala sobre Jesus

Pensamento Bíblico: Lucas 2:11 “Nasceu Jesus, o filho de Deus”.

 

  • Brincar:

Deixe que as crianças que chegaram primeiro brinquem livremente até o início da aula. Providencie brinquedos como quebra-cabeça, blocos para montar, carrinhos, bonecos, bichos de pelúcia, bonecas, cama, livros, figuras e outros. Tenha sempre montado um cantinho da família com fogão, geladeira, pia, mesa, vassourinha, rodo, louças infantis de plástico, ferramentas de plástico, bolas e outros brinquedos como piscina de bolinha, cavalinho de madeira ou plástico, escorregador pequeno, cabana. Escolha somente alguns para cada aula para criar surpresa e interesse e não criar mesmice e desinteresse.

 

  • Ideias para o ensino:

Use desta vez para contar a história objetos como: bonecos para Maria, José, nenê, manjedoura. Os bonecos podem ser de brinquedo ou feitos com rolo de papel ou caixa e a manjedoura pode ser feita de palitos de sorvete, palha e tecido para cobrir o nenê. Pode-se colar a figura numa vareta usando base de isopor ou caixa de areia.

 

Pode–se fazer o cenário em caixa com bonecos:

 

Ou utilizando caixa de grãos ou areia – coloque as figuras referentes à história:

 

Faça um cenário com pedaço de TNT ou EVA, prendendo as figuras dos pastores, anjos e ovelhas enquanto conta. Você também pode usar o flanelógrafo ou imantógrafo para colocar as figuras enquanto conta a história.

Você pode contar a história com figuras fixando-as no avental:

 É interessante fazer bonecos e manjedoura para que a criança brinque e aprenda a contar a história pegando os objetos. Faça um cantinho numa mesa e deixe ali os objetos pra criança brincar depois do ensino.

Tenha sempre uma Bíblia para mostrar.

Você pode optar por tirar o material da história de uma caixa surpresa, colocada em destaque na sala para atrair a atenção das crianças, criando um clima de curiosidade e retirando os objetos somente na hora da história.

  • Lembrancinha da aula – Faça um berço com rolo de papel cortado na metade, enfeite e coloque um nenê feito de tecido e algodão. A criança poderá balançar o berço e contar a história em casa.Manjedoura de Papelão:

 

  • Inicie a aula com a figura do relógio para mudança de atividade e comece a guardar junto com as crianças os brinquedos espalhados na sala, colocando-os num baú. Pegue em seguida as figuras dos cânticos e os instrumentos e sente-se com as crianças no tapete para o louvor.

 

  • Louvor Infantil – cante com as crianças: “Louvai-o todas as crianças, Deus é amor”; “Jesus me ama”; “Pequenino sou mas amo a Deus”; “ Se eu fosse um elefante”; “Jesus me ama, a Bíblia diz”; “Jesus é o amigo melhor”; “Jesus nasceu”; e outros que conhecer. A música é um ótimo instrumento para apresentar as verdades bíblicas. Ensine a criança a louvar de coração, explique que Deus nos criou para louvá-Lo. Cante, movimente-se, toque instrumentos com alegria. Cite e comente alguns motivos para louvar a Deus. Em seguida, mostre o relógio de mudança de atividade e guarde os instrumentos ou cânticos e figuras de louvor. Sente-se com as crianças nas cadeiras em meia lua para ler o pensamento bíblico.

 

  • Leia o Pensamento Bíblico – Lucas 2:11 “Nasceu Jesus, o filho de Deus”. Mostre uma Bíblia, abra-a e leia o versículo do dia. Deixe que cada criança que quiser ponha o dedinho no versículo da Bíblia enquanto você faz a leitura. Explique que a Bíblia é semelhante a várias cartas com mensagens de Deus para nós. Ela é a Palavra de Deus para todas as pessoas. Por isso nós lemos e aprendemos pra saber o que Deus quer e pra saber como viver feliz na terra. Hoje, lemos que Jesus, o Filho de Deus, nasceu aqui na terra.

 

  • Ensino – A Bíblia ensina que Jesus é o filho de Deus. Ele nasceu aqui na terra como um nenê, cresceu como uma criança e depois como homem ensinou e ajudou muitas pessoas. (mostre as figuras de Jesus: nenê, criança, adulto, retiradas da Bíblia de caixa).

 

A Bíblia ensina que Jesus nasceu numa cidade chamada Belém, numa linda noite estrelada. (monte o painel azul escuro com estrelas e lua).

 

Naquela noite, alguns pastores estavam no campo cuidando de suas ovelhinhas. (Cole no painel ou flanelógrafo ou imantógrafo ou fixe a figura numa vareta na caixa de areia: pastores com várias ovelhas).

 

As ovelhinhas se sentiam seguras e felizes. (cole no painel a figura de um anjo).

 

De repente um anjo aparece no céu estrelado e diz: “Não tenham medo. Trago boas notícias. Hoje um nenê muito esperado nasceu na cidade de Belém. O nome dele é Jesus. Vocês o encontrarão numa manjedoura” (monte a manjedoura na frente do painel). O céu ficou cheio de anjos (cole no painel vários anjos e toque um instrumento musical enquanto fala) e eles cantavam: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra. Os pastores olhavam aqueles anjos com grande alegria. Os pastores falaram: vamos encontrar a criança na manjedoura”. (ponha o nenê na manjedoura, perto de Maria e José monte a figura dos pastores no painel ou junto da manjedoura com bonecos). Quando encontraram a criança deitada na manjedoura, os pastores ajoelharam e oraram e agradeceram a Deus: “Obrigada, meu Deus, porque Jesus nasceu aqui na terra”. Eles sabiam que Jesus era o Filho de Deus pela multidão de anjos no céu que apareceram para anunciar seu nascimento. Jesus nasceu aqui na terra para ajudar as pessoas. Jesus é o filho de Deus.

 

  • Oração – Diga: vamos também agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus? Mostre a figura de crianças orando. O professor ora e as crianças repetem as palavras da oração: “Obrigada, meu Deus, porque Jesus nasceu aqui na terra. Obrigada pela Bíblia que conta muitas histórias verdadeiras e obrigada porque o Senhor nos ama”.

 

  • Lanche – mostre o relógio de mudança de atividade, guarde o material da história e distribua o lanche nas mesinhas para as crianças que estão sentadas. Ore para agradecer o lanche: Obrigada, Deus, pelo lanche de hoje.

 

  • Trabalho manual – Dê uma manjedoura para cada criança, já feita com palitos de sorvete. Leve bastante palha e uma coberta de tecido para cobrir o nenê para que a criança coloque na manjedoura junto com o nenê feito de tecido e algodão, pinte os olhos, nariz, boca. Ou leve pronto o bercinho de rolo de papel para que as crianças coloquem o boneco pra dormir, coberto com um pedaço de tecido.

 

  • Brincar– Deixe que as crianças brinquem livremente de família, com o berço, brinquedos ou olhando e montando a manjedoura com as figuras ou bonecos que você deixou no Cantinho da História. Entregue para os pais a lembrancinha da aula para que recordem a história com as crianças durante a semana.

 

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, comentando suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e inscreva seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
POSTADO POR

Deixe seu comentario :)

Contact Us