A Bíblia fala sobre Jesus – Aula 06 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje chegamos à sexta lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira a Aula 5 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Use desta vez para contar a história objetos como: bonecos para Maria, José, nenê, manjedoura. Os bonecos podem ser de brinquedo ou feitos com rolo de papel ou caixa e a manjedoura pode ser feita de palitos de sorvete, palha e tecido para cobrir o nenê. Pode-se colar a figura numa vareta usando base de isopor ou caixa de areia.

– Pode–se fazer o cenário em caixa com bonecos: Ou utilizando caixa de grãos ou areia – coloque as figuras referentes à história:

– Faça um cenário com pedaço de TNT ou EVA, prendendo as figuras dos pastores, anjos e ovelhas enquanto conta. Você também pode usar o flanelógrafo ou imantógrafo para colocar as figuras enquanto conta a história.

– Você pode contar a história com figuras fixando-as no avental:

– É interessante fazer bonecos e manjedoura para que a criança brinque e aprenda a contar a história pegando os objetos. Faça um cantinho numa mesa e deixe ali os objetos pra criança brincar depois do ensino.

– Tenha sempre uma Bíblia para mostrar.

– Você pode optar por tirar o material da história de uma caixa surpresa, colocada em destaque na sala para atrair a atenção das crianças, criando um clima de curiosidade e retirando os objetos somente na hora da história.

Lembrete da Aula para os Pais:

– Faça um berço com rolo de papel cortado na metade, enfeite e coloque um nenê feito de tecido e algodão. A criança poderá balançar o berço e contar a história em casa.

 

1 – Receba as crianças:

Deixe que as crianças que chegaram primeiro brinquem livremente até o início da aula. Providencie brinquedos como quebra-cabeça, blocos para montar, carrinhos, bonecos, bichos de pelúcia, bonecas, cama, livros, figuras e outros. Tenha sempre montado um cantinho da família com fogão, geladeira, pia, mesa, vassourinha, rodo, louças infantis de plástico, ferramentas de plástico, bolas e outros brinquedos como piscina de bolinha, cavalinho de madeira ou plástico, escorregador pequeno, cabana. Escolha somente alguns para cada aula para criar surpresa e interesse e não criar mesmice e desinteresse.

 

2 – Cante:

Inicie a aula com a figura do relógio para mudança de atividade e comece a guardar junto com as crianças os brinquedos espalhados na sala, colocando-os num baú. Pegue em seguida as figuras dos cânticos e os instrumentos e sente-se com as crianças no tapete para o louvor.

Cante com as crianças: “Louvai-o todas as crianças, Deus é amor”; “Jesus me ama”; “Pequenino sou mas amo a Deus”; “ Se eu fosse um elefante”; “Jesus me ama, a Bíblia diz”; “Jesus é o amigo melhor”; “Jesus nasceu”; e outros que conhecer. A música é um ótimo instrumento para apresentar as verdades bíblicas. Ensine a criança a louvar de coração, explique que Deus nos criou para louvá-Lo. Cante, movimente-se, toque instrumentos com alegria. Cite e comente alguns motivos para louvar a Deus. Em seguida, mostre o relógio de mudança de atividade e guarde os instrumentos ou cânticos e figuras de louvor. Sente-se com as crianças nas cadeiras em meia lua para ler o pensamento bíblico.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

Lucas 2:11 “Nasceu Jesus, o filho de Deus”. Mostre uma Bíblia, abra-a e leia o versículo do dia. Deixe que cada criança que quiser ponha o dedinho no versículo da Bíblia enquanto você faz a leitura. Explique que a Bíblia é semelhante a várias cartas com mensagens de Deus para nós. Ela é a Palavra de Deus para todas as pessoas. Por isso nós lemos e aprendemos pra saber o que Deus quer e pra saber como viver feliz na terra. Hoje, lemos que Jesus, o Filho de Deus, nasceu aqui na terra.

 

4 – Ensino:

A Bíblia ensina que Jesus é o filho de Deus. Ele nasceu aqui na terra como um nenê, cresceu como uma criança e depois como homem ensinou e ajudou muitas pessoas. (mostre as figuras de Jesus: nenê, criança, adulto, retiradas da Bíblia de caixa).

A Bíblia ensina que Jesus nasceu numa cidade chamada Belém, numa linda noite estrelada. (monte o painel azul escuro com estrelas e lua).

Naquela noite, alguns pastores estavam no campo cuidando de suas ovelhinhas. (Cole no painel ou flanelógrafo ou imantógrafo ou fixe a figura numa vareta na caixa de areia: pastores com várias ovelhas).

As ovelhinhas se sentiam seguras e felizes. (cole no painel a figura de um anjo).

De repente um anjo aparece no céu estrelado e diz: “Não tenham medo. Trago boas notícias. Hoje um nenê muito esperado nasceu na cidade de Belém. O nome dele é Jesus. Vocês o encontrarão numa manjedoura” (monte a manjedoura na frente do painel). O céu ficou cheio de anjos (cole no painel vários anjos e toque um instrumento musical enquanto fala) e eles cantavam: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra. Os pastores olhavam aqueles anjos com grande alegria. Os pastores falaram: vamos encontrar a criança na manjedoura”. (ponha o nenê na manjedoura, perto de Maria e José monte a figura dos pastores no painel ou junto da manjedoura com bonecos). Quando encontraram a criança deitada na manjedoura, os pastores ajoelharam e oraram e agradeceram a Deus: “Obrigada, meu Deus, porque Jesus nasceu aqui na terra”. Eles sabiam que Jesus era o Filho de Deus pela multidão de anjos no céu que apareceram para anunciar seu nascimento. Jesus nasceu aqui na terra para ajudar as pessoas. Jesus é o filho de Deus.

 

5 – Oração:

Diga: vamos também agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus? Mostre a figura de crianças orando. O professor ora e as crianças repetem as palavras da oração: “Obrigada, meu Deus, porque Jesus nasceu aqui na terra. Obrigada pela Bíblia que conta muitas histórias verdadeiras e obrigada porque o Senhor nos ama”.

 

6 – Lanche:

Mostre o relógio de mudança de atividade, guarde o material da história e distribua o lanche nas mesinhas para as crianças que estão sentadas. Ore para agradecer o lanche: Obrigada, Deus, pelo lanche de hoje.

 

7 – Trabalho manual:

Dê uma manjedoura para cada criança, já feita com palitos de sorvete. Leve bastante palha e uma coberta de tecido para cobrir o nenê para que a criança coloque na manjedoura junto com o nenê feito de tecido e algodão, pinte os olhos, nariz, boca. Ou leve pronto o bercinho de rolo de papel para que as crianças coloquem o boneco pra dormir, coberto com um pedaço de tecido.

 

8 – Brinque:

Deixe que as crianças brinquem livremente de família, com o berço, brinquedos ou olhando e montando a manjedoura com as figuras ou bonecos que você deixou no Cantinho da História.

 

9 – Final da aula:

Entregue para os pais a lembrancinha da aula para que recordem a história com as crianças durante a semana.

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, comentando suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e inscreva seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
2 comentários
  1. Simone Britto comentou:

    Olá amados estou amando esse site estou usando as histórias em uma escola onde trabalho, somente estou sentindo falta dos visuais que são falados nas histórias, não tenho muita noção de como fazê-los, se tivessem exposto junto com as histórias seriam bem melhor para utilizarmos. Muito obrigado, muito boa todas as idéias.

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Olá, irmã Simone. Infelizmente tivemos que retirar algumas das imagens do nosso site. Mas, se possível, busque no Google pelos moldes – a partir das sugestões das aulas. Você irá encontrar vários modelos bem legais para ilustrar as histórias!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us