Jesus foi ao templo com seus pais – Aula 08 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje chegamos à oitava lição do currículo com Aulas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Confira a Aula 7 no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

 

Unidade 01 – Deus é Amor: 1 João 4.8

 

Ideias:

– Continue com o painel das aulas anteriores na parede e acrescente a figura de Jesus com 12 anos e a figura de um templo. Deixe que as crianças vejam a sequência da vida de Jesus para que se torne mais real.

– Faça um varal e pendure figuras de crianças no templo: orando, lendo a Bíblia, cantando, tocando, brincando.

– Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

– Providencie blocos para brincarem de construção de templo.

– Faça uma fila e puxe uma criança de cada vez numa caixa de papelão brincando de levá-la ao templo.

Lembrete da Aula para os Pais:

– Providencie a figura de uma igreja, tire cópias, escreva o versículo: “Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” Salmos 122.1. Deixe que as crianças pintem.

 

1 – Receba as crianças:

Deixe que as crianças brinquem à vontade com os brinquedos selecionados com antecedência por você. Crie centros de interesse de acordo com o assunto das lições e acrescente elementos conforme o ensino for seguindo, de modo que atraia a curiosidade e a atenção da criança. Providencie outros brinquedos comuns à idade. Procure sempre apresentar algo novo. Crie algo com sucata.

 

2 – Cante:

Assim que todos os alunos chegarem, mostre o relógio de mudança de atividade, comece a guardar os brinquedos e inicie o período de louvor sentando-se com as crianças no tapete e distribuindo os instrumentos de musicalização infantil.

Mostre cartazes referentes ao cântico, movimente-se com as crianças. Divida esse momento com músicas de movimentação, de louvor, e termine com músicas calmas. Inclua neste momento, músicas da lição: Alegrei-me quando me disseram;  O templo de Deus, ali vou orar, e vou aprender; Obedecer é mais que importante;  Jesus foi criança como eu;  Eu amo a meu Jesus, sim, sim, sim;  Jesus é o amigo melhor.

 

3 – Fale o pensamento Bíblico:

“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça.” Lucas 2.52. Deixe que a criança ponha o dedinho no versículo e leia com ela. Fale que a Bíblia é um livro importante porque é um recado de Deus para nós sermos felizes. Explique que Jesus crescia em tamanho como nós que éramos nenês e agora já somos maiores. Sabedoria é aprender os ensinos de Deus. Saber viver com alegria, sem brigas, amando, fazendo o bem.

 

4 – Ensino:

Jesus crescia e obedecia a seus pais. Ele aprendeu com seu pai a fazer objetos de madeira e gostava disso. Talvez ele mesmo fizesse seus brinquedos como pião, cadeira, boneco de madeira e outros.

A Bíblia conta que quando Jesus tinha doze anos, ele fez uma viagem muito legal com seus pais. José e Maria acordaram Jesus e disseram: vamos ao templo. Jesus levantou rápido e feliz. Seria uma viagem muito especial porque eles iam para Jerusalém, que não era uma cidade qualquer, pois havia ali um templo construído para abrigar a igreja de Deus.  Muitas pessoas iam junto também, as crianças brincavam pelo caminho, o jumentinho que os levava fazia: ploc, ploc, ploc. Jesus gostava de ir ao templo com seus pais e amigos. As pessoas oravam e agradeciam a Deus o dia inteiro.

Quando a festa terminou, Maria e José voltaram para casa com o mesmo grupo de pessoas amigas que viajaram juntas. Não sabemos o que aconteceu. Talvez Jesus tivesse voltado para dar só mais uma olhadinha no templo, talvez tenha conversado com alguns professores e não percebeu o tempo passar. A Bíblia só diz que quando o grupo de José e Maria parou à noite para dormir ao ar livre, Jesus não estava no meio deles. Imaginem o susto! Maria e José voltaram correndo para Jerusalém. Vocês sabem onde eles encontraram Jesus? Isso mesmo, no templo.

Não deve ter sido fácil para Jesus sair do templo porque ele queria ficar ali orando, lendo a bíblia e conversando com os professores para aprender mais sobre Deus. Mas ele não choramingou, não brigou, não discutiu com os pais.

Simplesmente Jesus obedeceu e voltou para casa com Maria e José, seus pais. Ele sabia que Deus esperava que ele obedecesse a Maria e José. Jesus ficou muito feliz por ter ido ao templo.

O que quer dizer obedecer? Fazer o que foi pedido. Vocês já tem idade para obedecer? Claro que tem. A quem vocês devem obedecer? Devem obedecer à mamãe e ao papai. Deus fica muito feliz quando vocês obedecem a seus pais. Vocês também gostam de vir ao templo para se juntar às pessoas que amam a Deus? Jesus gostava e nós devemos seguir seu exemplo.

 

5 – Oração:

Vamos agradecer a Deus porque podemos vir ao templo como Jesus?

Vamos agradecer porque aqui junto com a igreja de Deus aprendemos a Bíblia?

Obrigada, meu Deus porque Jesus viveu aqui também como eu. Ele nasceu, cresceu e aprendeu a Bíblia. Em nome de Jesus, amém.

 

6 – Lanche:

Sirva o lanchinho e agradeça por ele. Você pode servir água, suco , bolacha, frutas. Arrume a mesa com guardanapo ou pratinho e copinho descartáveis. As crianças devem ficar sentadas para receber o lanche.

Tenha sempre um pano de chão e papel toalha. Se quiser faça um lanche diferente como no exemplo.

 

7 – Trabalho manual:

Mostre o relógio de mudança de atividade e arrume a mesa para o trabalho manual. Distribua a figura de templo, entregue lápis cera e escreva o versículo. Enquanto as crianças pintam você comenta a lição conforme surgir a oportunidade. Sempre aplique o ensino para a vida das crianças.

 

8 – Brinque:

Quando a criança terminar de pintar, deixe que brinque livremente e observe os cantinhos da história.

 

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, para sabermos como tem sido suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, assim você nos ajuda a divulgar a mensagem. Inscreva também seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
8 comentários
  1. Karla Lima comentou:

    Teria como receber as primeiras licões por email, pra mim montar meu material,

  2. Karla Lima comentou:

    Boa tarde,

    Estou com dificuldade em abrir algumas figuras, como faço???

  3. Betania Peixoto comentou:

    Parabéns pelo blog, com certeza um instrumento dado por Deus para vc abençoar muitas vidas. Deus te abençoe muito.

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada Betania pelas palavras de incentivo

  4. Marina comentou:

    Amei, Deus continue abençoando seu ministério.

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada e bom trabalho pra você também

    2. Regina Cobra comentou:

      Obrigada. Deus lhe dê muitos frutos.

  5. […] ano e seis meses a 2 anos completos. Hoje queremos ensinar que Jesus ama as crianças. Confira as Aulas anteriores no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o […]

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us