19 de setembro de 2013

Aula Bíblica Maternal #9

Olá, amigos do Blog. Vamos para a nona lição do currículo com Aulas Bíblicas para Crianças do Maternal, com idade de 1 ano e seis meses a 2 anos completos. Hoje queremos ensinar que Jesus ama as crianças. Confira as Aulas anteriores no Blog, e também o texto sobre as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

Unidade 1 – Deus é Amor: 1 João 4:8

Aula 9: Jesus Ama as Crianças

  • Pensamento Bíblico: “Tomou as crianças nos braços e as abençoou” – Marcos 10:16
  • Brincar – Receba as crianças com alegria e deixe que brinquem livremente enquanto esperam o início da aula. Varie os brinquedos expostos na sala para atrair a curiosidade das crianças. Se possível providencie um brinquedo novo que pode ser de sucata.

Um binóculo para ver Jesus na multidão:

 

Um cinturão de ferramentas para imitar Jesus ajudando seu pai José:

 

  • Ideias para o ensino:

1. Faça um teatro com a participação das crianças: um professor narra a história, o outro representa Jesus e as crianças fazem a multidão.

2. Providencie a figura de Jesus adulto e acrescente no mural inicial, de preferência com crianças no colo.

3. Faça um grande coração de cartolina ou EVA ou TNT e escreva o nome de todas as crianças da sala ou ponha a foto delas. Escreva: Jesus ama as crianças. Pendure ou cole numa das paredes para que a criança veja durante toda a Unidade 1.

4. Coloque um espelho dentro da caixa surpresa, e faça suspense, deve ser mostrado somente no início do ensino.

  • Lembrancinha da aula:

Faça vários bonecos de EVA, de acordo com o número de crianças da classe (meninos e meninas). Providencie lã cortada para o cabelo. Passe cola e deixe que as crianças ponham o cabelo ou colem um lacinho ou boné. Escreva no boneco: Jesus ama as crianças ou Jesus ama você. Você pode escrever a frase no papel e colar no boneco.

Modelo de boneca:

 

Escolha o formato do boneco:

 

  • Louvor:

Mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, pegue o material de louvor e sente-se com as crianças no tapete, cantinho do louvor. Enfeite esse cantinho com figuras de crianças louvando, com notas musicais e figuras de instrumentos.

 

Cante as músicas de movimento que escolher e depois as que se relacionam com a lição: “Jesus me ama, a Bíblia diz”; “Jesus é o amigo melhor”; “Eu tenho um bom amigo que me ama, seu nome é Jesus”; “ Onde eu aprendo a Palavra de Deus? Eu sei. B-I-B-L-I-A, o seu nome é Bíblia”; “Se conversarmos com Jesus vai tudo bem”; “Pequenino sou mas oro a Deus”; ou outros que escolher. Quando terminar o momento de louvor, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os cânticos e instrumentos e leve as crianças para o canto da história com as cadeiras em U.

  • Pensamento Bíblico:

Marcos 10:16: “Tomou as crianças nos braços e as abençoou”. Abra a Bíblia no versículo, leia para as crianças, explique a importância da Bíblia, chame algumas crianças para colocar o dedo no versículo seguindo a sua leitura e repita algumas vezes com elas a leitura para que fixem a mensagem. Mostre a figura de Jesus com as crianças.

 

  • Ensino:

Nas outras aulas, vimos o nascimento de Jesus (mostre a figura no painel), vimos Jesus nenê recebendo a visita dos pastores (mostre a figura no painel), os presentes dos magos (mostre a figura no painel) e Jesus com 12 anos visitando o templo com seus pais (mostre a figura no painel). Hoje estudaremos na Bíblia, um versículo em que Jesus já era adulto.

Ele gostava de falar de Deus para as pessoas e gostava de ensinar como ser feliz e bondoso vivendo aqui na terra. Neste dia, Jesus já estava cansado de tanto andar pela cidade para ensinar o povo. Então, sentou um pouco para descansar. Os amigos de Jesus sabiam que ele estava cansado e pararam com ele para descansar também. Mas, logo, muitas pessoas vieram para ouvir Jesus e ficar perto dele. As mamães, papais e crianças também queriam ficar perto de Jesus. As crianças corriam, pulavam; estavam felizes por ver Jesus. Mas, os amigos de Jesus achavam que ele estava cansado demais para ver as crianças. Eles disseram: ”Jesus está cansado. Voltem outro dia”.

 

Acontece que Jesus queria ver as crianças, mesmo um pouco cansado, porque ele amava e ama as crianças. Jesus disse a seus amigos: ”Deixem vir a mim as crianças”. Então, as crianças correram para Jesus. Elas sentaram no colo dele, brincaram com ele, ouviram sua voz e foram abençoadas por ele. As crianças ficaram muito contentes em ver Jesus. Ficaram contentes porque sentiram seu amor por elas. Elas também amavam Jesus. Hoje nós não podemos ver Jesus com nossos olhos porque ele viveu aqui no mundo há muito tempo atrás.

Mostre a caixa surpresa com o espelho dentro – Aqui eu tenho uma surpresa que vai nos dizer qual de nós aqui Jesus ama. Cada criança vai olhar na caixa e guardar segredo até que todas olhem. Depois vamos saber a resposta (o espelho vai mostrar cada rostinho que Jesus ama hoje).

 

Vocês viram o rostinho que Jesus ama? Isso mesmo! Jesus ama cada um de nós. As crianças são tão importantes pra Jesus, que Ele ouve cada palavra que vocês cantam e oram. Não podemos ver Jesus com nossos próprios olhos hoje, mas podemos conversar com ELE. Podemos conversar com ele em oração, porque Ele é Filho de Deus e ouve nossas orações e nos ama. E quando é uma boa hora para falar com Jesus? Em qualquer hora. Muito bem, é só orar e ele vai nos ouvir sempre. Vamos orar agora para agradecer por seu amor?

 

  • Oração:

Obrigada, Jesus, por nos amar tanto. Obrigada por amar as crianças. Queremos dizer que também amamos muito o Senhor. Abençoa todas as crianças que estão aqui na classe. Amém

Mostre a figura de crianças orando:

 

  • Lanche: Sirva o lanchinho com as crianças sentadas, ponha o guardanapo, bolacha, suco e se quiser faça um lanche diferente. Agradeça a Deus pelo lanche.

 

  • Trabalho manual:

Mostre o relógio de mudança de atividade, arrume a mesa e distribua os bonecos para cada criança, a lã para o cabelo, ou o lacinho ou o boné. O professor deve passar a cola no lugar certo e dar os fios de lã já cortados, ou lacinho ou boné. Se não quiser seguir a sugestão de lembrancinha sugerida acima, faça um trabalho mais simples como esse do pregador com coração e escreva: Jesus ama o/a (nome da criança).

 

Ou faça esse: Jesus e as crianças (também com pregador).

 

  • Brincar: Quando as crianças terminarem de fazer o trabalho manual, deixe que brinquem livremente ou observem o cantinho da história até que seus pais cheguem.

  • É isso aí, pessoal! Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Maternal, para sabermos como tem sido suas experiências de ensino.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, assim você nos ajuda a divulgar a mensagem. Inscreva também seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
POSTADO POR

1 comentario

  • Karla Lima 4 anos ago
     
     

    Boa tarde,

    Não estou conseguir abrir as imagens, o que faço ????

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us