12 de maio de 2014

Aula Bíblica Pré-primário #04 (Unid. 2) – Jesus é a luz

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos para a Aula #04 (Unid. 2) do currículo de Aulas Bíblicas para Crianças do Pré-primário, com idade de 5 e 6 anos. O tema do ensino para trabalharmos nessa lição está no texto do evangelho de João: Jesus é a luz.

 

Aula 4: Jesus é a luz

Texto Bíblico: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas”. João 8:12 

 

 

  •  Ideias para o ensino:

1 – Faça a brincadeira de cobra-cega com lenços;

2 – Providencie figuras de duas lâmpadas grandes. Escreva na lâmpada apagada:

Pecado=Escuridão, e pinte de cinza.  

Na lâmpada acesa:

Vida=Luz, e pinte de amarelo como no modelo abaixo. 

3 – Você pode levar também uma luminária para acender na hora.

4 – Providencie uma lata e moedas para ilustrar a história.

5 – Leve revistas, cola, tesouras, sulfite. Divida a folha em duas partes e deixe que a criança cole figuras com boas atitudes e figuras com más atitudes. Comente com as crianças que quem pratica boas atitudes mostra a luz de Deus que é Jesus para o mundo.

  • Lembrancinha da aula: Desenhe uma lâmpada acesa e escreva dentro: Jesus é a luz do mundo. Deixe que a criança pinte com lápis cera amarelo.

 

  • Ensino: Inicie a aula pedindo que as crianças fechem bem os olhos. Pergunte: está muito escuro? Sim, está escuro porque você tapou a passagem da luz aos olhos. Para enxergar bem é preciso ter olhos saudáveis e luz onde você está.

Sem luz o ambiente fica escuro e nada vemos, mesmo que nossos olhos sejam bons. Precisamos da luz pra brincar, comer, estudar, trabalhar, passear. Quando a noite chega, acendemos as luzes. Não conseguimos viver na escuridão. Algumas pessoas são cegas e precisam de ajuda para viver. Vocês sabiam que sem luz não há vida? Assim como precisamos de luz para vivermos fisicamente, para vivermos espiritualmente precisamos da Luz de Deus, que é Jesus.

Jesus disse que Ele é a Luz para que ninguém viva no escuro. Como pode ser isso?
Peça para as crianças fecharem os olhos por algum tempo enquanto você começa a contar a história. Sentado na beira da estrada um homem pedia ajuda a quem passava: “Uma esmola por favor! Ajude um pobre cego! Alguém pode me dar uma moeda?”. Enquanto você fala deixe cair algumas moedas na lata. Peça que as crianças abram os olhos e diga: como deve ser difícil não enxergar e só ouvir os barulhos.

Bartimeu era o nome do homem. Ele não podia ver coisa alguma. Não via o sol, o céu, as flores, os animais, nem as pessoas. Além disso, Bartimeu era pecador, fazia coisas que desagradavam a Deus, como todas as pessoas. Ele não conhecia Jesus.

 

Bartimeu ficou sabendo que Jesus fazia muitos milagres. Certo dia, ele ouviu barulho na estrada onde pedia esmolas de muita gente passando pelo caminho. Então, perguntou: por que tanto movimento? O que está acontecendo aqui na cidade de Jericó? Quando ouviu que Jesus estava passando por ali começou a gritar: “Jesus, tenha pena de mim”. As pessoas falavam: “fique quieto, pare de gritar”, mas ele gritava ainda mais: “Jesus, tenha pena de mim”. Logo Jesus parou e disse: “Chamem o cego”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem! Levante-se porque Jesus está chamando”. Então, Bartimeu levantou-se depressa e foi até Jesus.

 

 

Jesus perguntou: “que queres que eu faça?”Bartimeu disse: “Jesus eu quero ver outra vez”. Jesus disse: “vá, você está curado porque teve fé”. No mesmo instante, Bartimeu voltou a ver. Vocês sabem o que ele viu primeiro? Isso mesmo, quem estava na frente dele, o Senhor Jesus. Então, ele passou a seguir Jesus pelo caminho.

A cegueira é uma doença física, mas existe outro tipo de cegueira que ataca o coração: o pecado. O pecado é como a escuridão, ele não nos deixa ver as coisas de Deus. Só uma pessoa pode nos curar do pecado: Jesus, pois Ele é Deus, o único Salvador, aquele que morreu na cruz e ressuscitou para nos dar vida eterna com Deus.

Se você já crê em Jesus, sabe que Ele é Deus e veio ao mundo para nos salvar, você tem também a Luz da Vida que é Jesus e deve mostrar essa luz para as outras pessoas. Mas como podemos ser luz para as pessoas? Fazendo o que Deus fala na Bíblia: obedecendo aos pais, ajudando as pessoas, não brigando, não mentindo, cuidando da natureza, e todas as coisas boas que você sabe fazer.

  • Cante: “A minha pequena luz”; “Jesus, minha vida é de Jesus”; “Mostra Jesus”.
  • Ore: Agradeça a Deus por Jesus.

  • Esta foi mais uma lição para poder ensinar a Bíblia às crianças do Pré-primário. Continue acompanhando o nosso Blog para conferir as próximas aulas.
  • Inscreva seu e-mail aqui ao lado direito da página. Assim você receberá as atualizações em primeira mão.
  • Compartilhe e ajude a levar essa mensagem para outras pessoas! =)
  • Até a próxima.

 

POSTADO POR

5 comentarios

Deixe seu comentario :)

Contact Us