Aula Bíblica Pré-Primário #04 (Unid. 5) – Gideão

Olá, amigos pais e educadores. Estamos na Unidade 5 do Pré-Primário, com lições bíblicas para crianças de 5 e 6 anos.

Esta é a Aula Bíblica Pré-primário #04 (Unid. 5): Gideão.

Vamos ao ensino:

 

 

Pré-Primário – Unidade 5 – Juízes de Israel

Aula 4 – Gideão

Texto: Juízes 6-8

Versículo: Juízes 6.12 Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você poderoso guerreiro”.

Ensino:

Nesta série de lições – Juízes de Israel – já falamos sobre Otoniel, Eúde, Débora.

Nesta lição, falaremos sobre Gideão, outro juiz de Israel que Deus levantou para salvar o povo de suas aflições.

De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova.

Vocês repararam que nas lições anteriores também começamos com essas palavras?

Sim, novamente o povo fez o que o Senhor reprova. E durante 7 anos Deus os entregou nas mãos dos midianitas.

Os midianitas dominaram o povo de Israel. Por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.

Sempre que os israelitas faziam suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.

Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas, nem gado, nem jumentos.

Eles subiam trazendo seus animais e suas tendas, e vinham como enxame de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Eles invadiam a terra para destruí-la.

Por causa de Midiã (midianitas), Israel empobreceu tanto que os israelitas finalmente clamaram por socorro ao Senhor Deus.

Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã, Deus enviou para Israel um profeta, que disse: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão”. Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles. E também disse a vocês: eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus em cuja terra vocês vivem, mas vocês não me deram ouvidos”.

Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob uma grande árvore que pertencia a Joás e seu filho Gideão.

Gideão estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas, o povo que invadia e destruía com tudo.

O Anjo do Senhor disse a Gideão: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

Gideão respondeu: “Se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso”? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam?

O Senhor falou: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã”. “Não sou eu quem o está enviando”?

Gideão respondeu: “Como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor de minha família”.

O Senhor respondeu: “Eu estarei com você. E você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.

Gideão disse: Se de fato é isso dá-me um sinal que és tu que falas comigo. Não vás embora até que eu volte e traga minha oferta para o Senhor. E o Senhor respondeu: “Esperarei até você voltar”. Gideão foi para casa e preparou a sua oferta: um cabrito e pães sem fermento. Gideão deu para o Senhor que estava esperando ainda sob a grande árvore.

E o anjo de Deus orientou Gideão a por a oferta encima de uma pedra. Com o cajado o anjo tocou na oferta e o fogo consumiu tudo. E o anjo do Senhor desapareceu. Gideão então falou: “vi o anjo do Senhor face a face”. Porém, o Senhor disse: “Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá”.

O Senhor deu ordem para Gideão destruir o altar do deus Baal e depois fazer um altar para o Senhor o seu Deus. Gideão obedeceu.

Os homens da cidade quando viram a destruição de Baal foram até a casa de Gideão reclamar. Então começou a guerra.

E o Espírito do Senhor se apoderou de Gideão e ele com o toque da trombeta convocou todos os israelitas para a guerra.

Gideão disse a Deus: quero saber se vou vencer a batalha e libertar Israel como prometeste.

Colocarei uma porção de lã lá fora. Se o orvalho molhar somente a lã e todo o chão estiver seco, saberei que tu libertarás Israel. E assim aconteceu. Vs. 37,38.

 

 

Gideão disse ainda uma vez peço um teste. Desta vez faça a lã ficar seca e todo o chão molhado. E Deus assim fez naquela noite.

O Senhor disse a Gideão: “Você tem gente demais no exército. Avise que quem estiver com medo volte pra casa. E 22.000 homens partiram e ficaram 10.000”.

Mas o Senhor disse: “Ainda tem gente demais. Desça com eles até o riacho e eu direi os que ficarão com você. Separe os que beberam água com as mãos dos que se ajoelharam para beber. Com os 300 homens que beberam água com as mãos eu entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros”.

 

 

Naquela noite o Senhor disse a Gideão: “Levante-se e desça ao acampamento, pois vou entregá-los nas suas mãos”. E os povos eram numerosos como nuvens de gafanhotos. Assim como não se pode contar a areia do mar, também não se podia contar os seus camelos para a guerra.

Então Gideão adorou a Deus.

E a terra desfrutou paz durante 40 anos.

Vocês viram como é bom obedecer e adorar somente a Deus?

Desde os tempos passados Deus se fazia presente no meio do
povo. E hoje também habita em nossos corações e nos dirige.

Vamos confiar e obedecer somente a Deus.

 

 

Ore com as crianças e peça a ajuda de Deus para obedecê-lo sempre.

Trabalho Manual: para colorir

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.