Aula Bíblica Pré-Primário #06 (Unid. 5) – Tolá

Olá, amigos pais e educadores. Aqui apresentamos lições bíblicas para crianças de 5 e 6 anos. Esta é a Aula Bíblica Pré-primário #06 (Unid. 5), sobre Tolá.

Vamos ao ensino:

 

Pré-Primário

Unidade 5 – Juízes de Israel

Aula 6 – Tolá

Texto: Juízes 10.1-2

Ensino:

O livro de Juízes tem como base o senhorio de Deus sobre Israel, seu povo escolhido.

Israel nesta época tinha cessado de travar as batalhas do Senhor voltando-se aos deuses e costumes de Canaã.

O autor acusa Israel de várias vezes ter rejeitado a soberania do Senhor, buscando bênçãos para o lar, para os rebanhos e para os campos, abandonando assim as leis de Deus para o viver diário.

No meio de ciclos de desobediência do povo, opressão estrangeira, gritos de aflição e livramentos nota-se a fidelidade de Deus para com seu povo quando se arrepende do pecado e busca seu Deus.

A paciência e a longanimidade de Deus para com seu povo são demonstradas nesse período de forma grandiosa.

No livro de Juízes vamos ler muitas vezes as palavras: “fizeram o que o Senhor reprova” e “Ele os entregou nas mãos”; “o povo se arrependeu e clamou ao Senhor”; “Deus levantou juízes“; “a terra teve paz durante tantos anos”.

Hoje vamos destacar um juiz secundário, Tolá, que se levantou depois de Abimeleque, para libertar Israel de suas aflições.

Tolá morava nos montes de Efraim. Tolá liderou Israel durante 23 anos. Ele era filho de Issacar. Gênesis 46.13; 1Crônicas 7.1.

Lendo o livro de Juízes aprendemos que desde aquela época quando Deus escolheu seu povo, Israel, os homens tem muita facilidade de se envolver com atitudes erradas e pensamentos que vão contra a vontade de Deus.

Isto acontece por causa do pecado no Jardim do Éden, que se espalhou sobre a terra. Até hoje é assim, temos facilidade em escolher atitudes erradas e abandonar essas atitudes para sermos melhores. Deus é sempre misericordioso e quando nos arrependemos ele perdoa e então temos outra oportunidade de fazer o certo.

Deus nos enviou Jesus para nos livrar dos pecados, e mesmo assim muitas vezes, mesmo sabendo disso, que Ele morreu em nosso lugar para nos dar vida, erramos.

E ainda assim temos a chance do arrependimento dada por Deus, porque Deus nos ama.

Deus é o mesmo de sempre. O seu amor e misericórdia não mudam. Se há arrependimento, Ele nos perdoa. Este é o nosso Deus! Pode passar o tempo que for Ele sempre nos dá a oportunidade do arrependimento.

Estudando o livro de Juízes aprendemos sobre a justiça de Deus sobre o pecado, mas também o seu amor por nós quando nos arrependemos.

Vamos sempre amar e obedecer a Deus com todo o coração e fugir do pecado.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.