Aula Bíblica Pré-primário #07 (Unid. 2) – Jesus é a videira

Olá, amigos do Blog. Continuamos nossa sequência para Pré-primário (crianças de 5 e 6 anos), com a lição #07 (Unid. 2) do currículo de Aulas Bíblicas. O tema do ensino para trabalharmos nessa lição está no texto do evangelho de João: Jesus é a videira.

 

Aula 07: Jesus é a videira

  •  Texto Bíblico: João 15:8
  • Ideias para o ensino:

– Faça uma Bíblia com caixa de papelão. Retire as figuras de dentro.

 

– Mostre a figura de uma videira e explique.

 

– Mostre como se cuida de uma videira.

 

– v5: corta-se o ramo que não dá fruto. Explique pela figura.

– Você pode fazer um painel como esse abaixo com papel. Serve também como trabalho manual.

 

– Faça uvas felizes – que dão fruto. Dá para recortar no papel colorido cada parte e montar numa folha com o versículo para trabalho manual.

 

– Cole figuras de crianças nas uvas ou desenhe rostinhos felizes.

 

– Carinhas: bravas, felizes, tristes – atitudes.

 

  • Lembrancinha da aula: Deixe que a criança leve para casa com o versículo uma dessas lembrancinhas feitas nos trabalhos manuais.

 

  • Ensino:

 

Hoje vamos aprender mais uma história da Bíblia que Jesus contou para a multidão. Jesus gostava muito de fazer comparações com coisas da natureza ou do dia a dia que o povo da época conhecia para ensinar o certo. Vocês lembram que já ensinamos que Jesus é o pão da vida, que Jesus é o caminho, que Jesus é o bom pastor, que Jesus é a luz do mundo, que Jesus é a porta? Mostre uma figura para cada história e deixe num painel na classe para fixação.

 

Hoje vamos ensinar que Jesus é a videira. Vocês sabem o que é uma videira? Mostre a figura.


A videira é uma árvore que dá uvas. Ela é uma árvore trepadeira. Quando você planta, ela sobe um metro, depois precisa de apoio para crescer e vai se enrolando nos fios que são montados para seu desenvolvimento. Ela precisa de sol e de cuidados para que seu fruto, a uva, fique bem doce. Também precisa de poda, isto é, os ramos inúteis são podados ou cortados da árvore porque não dão fruto. Alguns ramos se quebram e não recebem mais alimento da árvore e morrem.

 

Jesus disse: “eu sou a videira e meu pai é o agricultor” Jesus estava explicando que como a videira alimenta seus ramos, Ele- Jesus também dá forças pra cada um de nós praticarmos os seus ensinamentos e darmos muito fruto: sendo bons, não brigando, amando as pessoas, obedecendo a Deus, ajudando, sendo alegres, obedecendo aos pais. Nós somos os ramos da videira. Se estivermos ligados sempre a Jesus daremos bons frutos e seremos pessoas melhores, servindo a Deus com alegria.

 

Jesus ainda continua falando: “Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem e lhes será concedido.”

 

Jesus é a videira que dá alimento aos ramos.

 

Nós somos os ramos que estamos ligados a Jesus e recebemos Dele alimento da Palavra de Deus e salvação.

 

Se estivermos sempre ligados em Jesus, obedecendo a Sua Palavra, podemos pedir o quisermos e Ele nos dará. João 15:7 é uma promessa.

 

Você está ligado em Jesus como o ramo está ligado na videira? Mostre a figura. Então você dará muitos frutos lindos como a uva dessa videira (mostre a figura das uvas): sendo obediente, bondoso, amando as pessoas, ajudando, não brigando.

 

Retire da Bíblia de caixa as carinhas e mostre a diferença entre elas: a sorridente, a triste, a brava. Explique a importância de ter Jesus na nossa vida pra sermos pessoas melhores.

 

 

 

  • Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para darmos muitos frutos e sempre estarmos ligados a Jesus. Mostre uma figura de oração.

 

  • Cânticos

– Jesus é o amigo melhor; Com Cristo na vida tudo vai muito bem; Jesus, Jesus, minha vida é de Jesus. Distribua alguns instrumentos para o louvor e cante e toque. Ensine a louvar a Deus com alegria e de coração.

 

 

  • Lanche: uvas

 

 

  • Trabalho manual: Faça um dos trabalhos manuais indicados acima e deixe que a criança leve para casa com o versículo para recordação na semana.

  • Esta foi mais uma lição para poder ensinar a Bíblia às crianças do Pré-primário. Continue acompanhando o nosso Blog para conferir as próximas aulas.
  • Inscreva seu e-mail aqui ao lado direito da página. Assim você receberá as atualizações em primeira mão.
  • Compartilhe e ajude a levar essa mensagem para outras pessoas! =)
você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.