Aula Bíblica Pré-Primário #13 (Unid. 5) – Sansão

 

 

Pré-Primário – Unidade 5 – Juízes de Israel

Aula 13 – Sansão

Texto: Juízes 13-16

Ensino:

Hoje estudaremos sobre o sexto juiz principal de Israel.

Seu nome era Sansão, da tribo de Dã.

Assim como Eúde (da tribo de Benjamim), Sansão também era um herói solitário com triunfos individuais sobre inimigos poderosos.

Sansão nasceu por providência divina especial, consagrado desde o nascimento ao Senhor e revestido de poder incomparável entre seus semelhantes. O problema é que sempre queria ir atrás de mulheres estrangeiras e se contaminava com o pecado do povo.

Durante todo o período dos juízes, Israel também se prostituía com deuses estrangeiros e por isso sofria.

Os israelitas nessa época voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante 40 anos.

Certo homem, chamado Manoá, tinha mulher estéril. Então o anjo do Senhor apareceu a ela e disse: “Você é estéril e não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho”.

“Não beba vinho, nem coma nada impuro e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter porque o menino será nazireu (separado ou dedicado), consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”.

Então, a mulher foi contar tudo ao marido. E Manoá orou ao Senhor: “Senhor, eu te imploro que o homem de Deus que enviaste volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que vai nascer”.

Deus ouviu a oração de Manoá, e o anjo de Deus veio novamente falar com a mulher, quando ela estava sentada no campo; Manoá, seu marido não estava com ela. E ela foi correndo contar para o marido: o homem que me apareceu outro dia está aqui. Manoá levantou-se e seguiu a mulher.

Então perguntou: “foi você que falou com minha mulher no outro dia? Sim, respondeu ele”. Manoá perguntou: como devemos criar o menino? O que ele deverá fazer?

O anjo do Senhor respondeu: Sua mulher deverá fazer tudo o que ordenei.

Então Manoá ofereceu uma oferta ao Senhor e quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isto, Manoá e sua mulher prostraram-se rosto em terra. E disse: certamente morreremos, pois vimos a Deus. (13:22).

A mulher respondeu: Se o Senhor tivesse a intenção de nos matar, não aceitaria o holocausto e não teria nos mostrado todas essas coisas. (v.23).

O nome Sansão significa Sol, Brilho.

A mulher deu à luz um menino e pôs o nome de Sansão. Ele cresceu e o Senhor o abençoou. E o Espírito do Senhor começou a agir nele.

Quando ficou adulto quis se casar com uma mulher do povo filisteu. Seus pais não sabiam que isso vinha do Senhor (cap.14:4).

Sansão e seus pais iam para as vinhas de Timna, quando veio um leão forte rugindo na direção dele. O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão e ele sem nada nas mãos rasgou o leão. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera.

Depois quando voltou para casar-se com a moça, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e foi comendo pelo caminho. (v.8e9). Depois fez um enigma para que os filisteus descobrissem. Mas sua mulher descobriu e contou para os filisteus que ganharam a aposta. E o Espírito do Senhor apossou-se de Sansão que matou 30 homens, pegou as suas roupas e deu para os que tinham explicado o enigma. (cap. 14:14-19). E os filisteus, ficaram bravos com Sansão pela morte dos 30 homens e deram a mulher de Sansão para seu amigo.

Depois Sansão saiu e capturou 300 raposas e as amarrou aos pares pela cauda. Amarrou uma tocha em cada par de caudas, acendeu as tochas e soltou as raposas no meio das plantações dos filisteus, queimando os feixes, o cereal que iam colher e também as vinhas e os olivais. (cap15). Os filisteus perguntaram: Quem fez isso? Foi Sansão porque sua mulher foi dada para seu amigo.

Depois disso o povo de Israel ameaçado pelos filisteus, prendeu Sansão com duas cordas novas e o entregaram para os filisteus.

Quando Sansão ia chegando, os filisteus foram ao seu encontro aos gritos. Mas o Espírito do Senhor apoderou-se dele. As cordas em seus braços caíram de suas mãos e encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens. (cap. 15:9-17)

Depois Sansão estava com muita sede e clamou ao Senhor: “Tive grande vitória hoje diante dos filisteus. Morrerei eu de sede para cair nas mãos dos filisteus”? Deus então abriu a rocha e dela saiu água.

Depois disso, Sansão se apaixonou por Dalila. Cap. 16

Dalila insistiu para saber o segredo de sua força para traí-lo com os filisteus. Foi incansável até descobrir o segredo. Quando Sansão revelou seu segredo, ele perdeu a força dada por Deus, e os filisteus o prenderam.

Levaram Sansão para divertir os filisteus numa festa no templo porque estava preso e cego.

Ali Sansão orou ao Senhor e pediu que Ele devolvesse a sua força por aquela noite. O Senhor atendeu seu pedido. Segurou e se apoiou nas duas colunas principais do templo e com sua força destruiu o templo que desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida e o sepultaram no túmulo de Manoá seu pai.

Sansão liderou Israel durante 20 anos.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.