Aula Bíblica Primários #04 (Unid. 2) – Elias

Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus. Na Aula Bíblica Primários #04, iremos ensinar sobre Elias, era um profeta corajoso porque apesar de ter que falar com um rei muito mau ele não desistia de dar os recados de Deus. Vamos ao ensino bíblico:

 

 

Primários – Unidade 2 – Profetas de Deus

 

Objetivo da Unidade 2: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

 

Ideias para o ensino:

 

1 – Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.

 

 

2 – Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.

 

3 – Conte a história retirando as figuras da Bíblia:

 

4 – Faça uma introdução da Unidade – explique o que era um profeta, qual o trabalho dele e que Deus também pode escolher cada criança para algum trabalho.

 

Aula 4 – Elias

 

Texto: 1 Reis 17:1-9; 18: 1-39; 19: 1-18

 

Versículo: “E Elias foi levado aos céus num redemoinho, num carro de fogo, puxado por cavalos de fogo”. 2 Reis 2: 11b

 

 

Ensino:

 

Vocês se lembram dos profetas que estudamos nas aulas passadas?

 

Faça uma pequena recordação com figuras e fatos mais importantes sobre Samuel, Natã e Débora. Monte um painel com as figuras num canto da sala de aula. Recorde o que era ser um profeta para fixar o ensino.

 

Hoje vamos estudar a vida do profeta Elias. O seu nome significa “Javé é Deus”- o Senhor é Deus e não existe outro.

 

Elias profetizou na época do rei Acabe, um dos piores reis de Israel (1Reis 16:30). Esse rei seguia os conselhos de sua esposa Jezabel, que adorava um deus falso chamado Baal.

 

Elias era um profeta corajoso porque apesar de ter que falar com um rei muito mau ele não desistia de dar os recados de Deus.

 

 

Elias profetizou que haveria uma grande seca. Baal era considerado pelo rei Acabe e seu povo como o deus da chuva. Elias ainda teve coragem de falar para o rei que a culpa da grande seca era dele porque o rei e o povo de Israel tinham abandonado os mandamentos do Senhor e adoravam ídolos. Jezabel, a esposa do rei, tinha matado muitos profetas do Senhor e também tramou a morte de um homem chamado Nabote para tomar a propriedade dele. Leia 1Reis 21:25,26ª.

 

Que coragem o profeta Elias demonstrou anunciando a mensagem de Deus ao rei!

 

Tiago 5:17 “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu e a terra deu a sua colheita”.

 

Depois que Elias falou da grande seca para o rei Acabe, Deus mandou que Elias se escondesse do rei. Ele se escondeu perto de um riacho.

 

 

Todos os dias Deus mandava que os corvos levassem comida para ele (pão e carne). Depois de um tempo o riacho secou por causa da grande seca e Deus mandou Elias para uma cidade chamada Sarepta porque lá encontraria uma pessoa que cuidaria dele. (comente sobre a viúva- 1Reis 17).

 

 

Passados três anos o povo já não tinha o que comer. Então, Deus mandou que o profeta Elias fosse novamente falar com o rei. Diga para o rei que darei chuva sobre a terra.

 

Elias teria coragem de falar novamente com o rei? Acabe estava furioso e tinha procurado Elias por toda a parte para matá-lo. Sim, Elias era um profeta corajoso e obediente.

 

(1Reis 18:19) Elias enfrentaria com a ajuda de Deus 450 profetas de Baal e mais 400 profetas de Jezabel no monte Carmelo. Elias enfrentaria 850 profetas falsos para mostrar o poder de Deus para todo o povo e para dizer que há um só Deus poderoso. Que coragem!
Naquele dia Elias orou- Leia 1Reis 18:36-37. Deus mostrou o seu poder enviando fogo sobre o altar e matando todos os profetas de Baal. Quando o povo de Israel viu aquilo, se prostrou e adorou dizendo: o Senhor é Deus.

 

 

Mostre as figuras e explique.

 

Nós também precisamos aprender que há somente um Deus, Criador de todas as coisas, com todo o poder. Somente a Ele devemos prestar culto, fazer orações. Somente nosso Deus conhece nossos pensamentos e está presente em todos os lugares e pode nos dar o que precisamos. Muitas vezes gostamos mais de assistir televisão, de brincar no computador ou com nossos brinquedos do que falar com Deus em oração. Precisamos reservar um tempo do nosso dia para conversarmos com Deus e aprendermos mais a Sua Palavra.

 

 

Cante: Minha pequena luz

 

Trabalho manual:

 

1 – Recorte e cole

 

Recorte de revistas algumas coisas que podem ser nossos ídolos: futebol, brinquedos, amigos, jogos, computador, celular, etc. Escreva: “O Senhor é o único Deus. Devemos adorá-lo”.

 

2 – Desenhe o altar com fogo. Depois escreva “O Senhor é o único Deus”.

 

 

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula Bíblica Primários do Blog! Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

 

Inscreva seu e-mail para receber gratuitamente as próximas postagens.

 

As imagens da Aula Bíblica Primários foram retiradas da internet para fins de ilustração.

 

 

você pode gostar também:
6 comentários
  1. Katielly comentou:

    Amei eu leio pro meu noivo dormir kkk
    Ele ama me escutar pra dormir

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      kkk

  2. Auricelia comentou:

    Muito bom essas aula gostei muito dessas maravilhas que vcs criaram

  3. Anamire comentou:

    Amei encontrar está página tour lendo as histórias pra meu filho dormir.

  4. valmary soares da silveira comentou:

    Muito bom me ajudou bastante.

  5. Leidiane Ferreira comentou:

    Olá,
    Meu nome é Leidiane. Sou uma das tias dá salinha das crianças na igreja que reúno. Eu estava à procura de um material para ultilizar, e pesquisando na internet achei este site. Fiquei muito muito feliz, pois vai ajudar bastante para edificação da vida espiritual dos pequeninos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.