Aula Bíblica Primários #05 (Unid. 2) – Eliseu

Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus. Na Aula Bíblica Primários #05 (Unid. 2), iremos ensinar sobre Eliseu. Vamos ao ensino bíblico:

 

 

 

 

Primários – Unidade 2 – Profetas de Deus

 

Objetivo da Unidade 2 – A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

 

Ideias para o ensino:

 

1 – Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.

 

2 – Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.

 

 

3 – Conte a história retirando as figuras da Bíblia

 

4 – Faça uma introdução da Unidade 2 –  explique o que era um profeta, qual o trabalho dele e que Deus também pode escolher cada criança para algum trabalho.

 

Aula 5 – Eliseu

 

Textos: 2 Reis 2:9-12; 19-22; 23-25; 2 Reis 4: 1-7; 8:36; 38-41; 42-44; 5: 1-19; 6:1-6

 

Versículo: 2 Reis 2: 9b “Respondeu Eliseu para o profeta Elias: faze de mim o principal herdeiro do teu espírito profético”.

 

Pequena revisão: Recorde o nome dos profetas estudados até aqui mostrando uma figura principal: Samuel, Natã, Débora, Elias. Peça que as crianças comentem fatos principais.

 

Ensino:

 

O nome Eliseu significa “Deus salva”.

 

Eliseu pertencia a uma família de fazendeiros ricos (1Reis 19:16, 19-21) mas, ao ser chamado por Elias a mandado de Deus para ser profeta, deixou tudo para seguir ao Senhor. Ele começou como ajudante de Elias (2Reis 3:11b). Quando Eliseu soube que Elias seria levado para o céu, pediu uma porção dobrada do seu poder. Eliseu foi reconhecido logo como profeta no lugar de Elias por 50 profetas de Jericó que afirmaram: “O poder de Elias está com Eliseu”.

 

Eliseu profetizou durante 50 anos nos reinos de vários reis. Proclamou com coragem a mensagem do Senhor e deu conselho para os reis. Quando ele estava morrendo, o rei foi visitá-lo, numa demonstração de quanto o profeta era respeitado em Israel (2Reis 13:14)

 

Eliseu além de profeta era também professor. Ele era responsável pelo ensino nas escolas dos profetas.

 

Eliseu operou exatamente o dobro de milagres que Elias, mostrando que realmente tinha herdado “a porção dobrada” do espírito de Elias.

 

Eliseu nos deixou o exemplo de vida totalmente dedicada ao Senhor. Vamos aprender alguns de seus milagres.

 

1 – 2Reis 2:19-22 – Purificação das águas

 

Alguns homens de uma cidade, provavelmente Jericó, foram dizer pra Eliseu: esta água da cidade não é boa e a terra é improdutiva. Eliseu falou: ponham sal numa tigela nova e tragam aqui. Eliseu foi até a nascente das águas e jogou o sal dizendo: “Assim diz o Senhor: purifiquei esta água”. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva. E até hoje a água permanece pura.

 

2 – 2 Reis 2:23-25 o castigo dos zombadores

 

Eliseu estava indo da cidade de Jericó para Betel. No caminho, alguns meninos maus que vinham da cidade começaram a caçoar de Eliseu porque ele era careca. Diziam: suma daqui careca. Voltando-se Eliseu olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e foram atrás dos 42 meninos.

 

3 – 2 Reis 4:1-7 – O milagre do azeite

 

Um dia, uma mulher de um dos profetas foi falar com Eliseu. Ela disse: meu marido morreu e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos porque não posso pagar sozinha a dívida. Eliseu disse: o que você tem em casa? Ela disse: só uma vasilha de azeite. Eliseu disse: vá pedir emprestado muitas vasilhas vazias para seus vizinhos. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha. Quando todas as vasilhas estavam cheias o azeite parou de correr. Eliseu disse: agora vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar.

 

4 – 2 Reis 4:8-36- A mulher da cidade de Suném

 

Certo dia, Eliseu foi para a cidade de Suném. Lá morava uma mulher rica que sempre insistia que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Essa mulher disse ao marido: sei que esse homem é um santo homem de Deus. Vamos construir pra ele um quartinho de tijolos e colocar uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele.

 

Assim sempre que Eliseu vier falar de Deus para as pessoas da cidade ele poderá descansar aqui. O marido concordou e fez o quarto para ele. Eliseu ficou muito feliz porque agora podia viajar tranquilo e descansar no seu quarto que aquela família fez para ele.

 

Eliseu sabia que essa mulher não tinha filhos e que gostaria de ter, mas seu marido já era idoso.

 

Eliseu disse para a mulher sunamita: vocês receberão um presente de Deus e terão um filho que tanto desejam. O menino cresceu e certo dia foi ao encontro do pai no trabalho, mas quando chegou começou a gritar: ai minha cabeça e morreu. A mãe levou o menino para o quarto do profeta e deitou-o na cama de Eliseu. Deixou o menino ali e foi buscar o profeta. Eliseu chegou ao quarto onde estava o menino e orou ao Senhor e o menino viveu novamente.

 

Figuras da história:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos confiar em Deus como Eliseu confiou?

 

Vamos obedecer a Deus como Eliseu obedeceu?

 

Eliseu foi profeta e também professor para preparar os profetas.

 

Deus quer meninos e meninas como vocês seguindo o exemplo do profeta Eliseu e dedicando toda a vida para Deus.

 

Ore com as crianças: Peça a ajuda de Deus para que todos possam servi-lo e obedecê-lo.

 

Cante: Minha pequena luz; Bíblia meu livro companheiro; Obedecer é mais que importante.

 

Trabalho manual: Eliseu

 

Cole em papel cartão – conte os milagres que Eliseu realizou

 

 

 

 

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula Bíblica Primários do Blog! Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

 

 

Inscreva seu e-mail para receber gratuitamente as próximas postagens.

 

 

As imagens da Aula Bíblica Primários foram retiradas da internet para fins de ilustração.

 

 

 

você pode gostar também:

3 Comentários

  1. Gerceni Sousa Torres Diz

    Muito bom esse trabalho,gostei muito

  2. rogerio candido Diz

    Muito bom. Deus abençoe e que nos dê forças pra ensinar as Boas novas a esta geração de crianças e adolenscente

  3. Raidalva Diz

    Gostei muito. tudo bem explicado. Deus abençoe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us