Aula Bíblica Primários #06 (Unid. 2) – Continuação da história de Eliseu

Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus. Na Aula Bíblica Primários #06 (Unid. 2), iremos continuar a história de Eliseu. Vamos ao ensino bíblico:

 

 

 

Primários – Unidade 2 – Profetas de Deus

 

Objetivo da Unidade 2 – A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

 

Ideias para o ensino:

 

1 – Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.

 

2 – Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.

 

 

3 – Conte a história retirando as figuras da Bíblia

 

4 – Faça uma introdução da Unidade 2 –  explique o que era um profeta, qual o trabalho dele e que Deus também pode escolher cada criança para algum trabalho.

 

Aula 6 – Continuação da história de Eliseu

 

Textos: 2 Reis 4.38-41; 42-44; 5; 6.1-6; 8-23

 

Versículo: 2 Reis 2.9b “Respondeu Eliseu para o profeta Elias: faze de mim o principal herdeiro do teu espírito profético”.

 

Pequena revisão: Recorde o nome dos profetas estudados até aqui mostrando uma figura principal: Samuel, Natã, Débora, Elias, Eliseu. Peça que as crianças comentem fatos principais.

 

Ensino:

 

O nome Eliseu significa “Deus salva”.

 

Eliseu pertencia a uma família de fazendeiros ricos (1 Reis 19.16, 19-21) mas, ao ser chamado por Elias a mandado de Deus para ser profeta, deixou tudo para seguir ao Senhor. Ele começou como ajudante de Elias (2 Reis 3.11b). Quando Eliseu soube que Elias seria levado para o céu, pediu uma porção dobrada do seu poder.  Eliseu foi reconhecido logo como profeta no lugar de Elias por 50 profetas de Jericó que afirmaram: “O poder de Elias está com Eliseu”.

 

Eliseu profetizou durante 50 anos nos reinos de vários reis. Proclamou com coragem a mensagem do Senhor e deu conselho para os reis. Quando ele estava morrendo, o rei foi visitá-lo, numa demonstração de quanto o profeta era respeitado em Israel (2Reis 13.14)

 

Eliseu além de profeta era também professor. Ele era responsável pelo ensino nas escolas dos profetas.

 

Eliseu operou exatamente o dobro de milagres que Elias, mostrando que realmente tinha herdado “a porção dobrada” do espírito de Elias.

 

Eliseu nos deixou o exemplo de vida totalmente dedicada ao Senhor. Vamos continuar aprendendo alguns de seus milagres.

 

Nessa aula vamos apresentar mais alguns milagres que Deus fez através da vida de Eliseu. Eliseu serviu a Deus de todo o coração durante toda a sua vida na terra. Que belo exemplo pra todos nós!

 

1- 2 Reis 4.38- A morte na panela

 

Era um tempo de muita fome naquela região. E foi ordenado ao servo dos profetas: ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens. Um deles foi ao campo colher legumes e encontrou uma trepadeira. Colheu alguns de seus frutos, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. Logo que ficou pronto o ensopado foi servido aos homens, mas logo que o provaram gritaram: “Homem de Deus, há morte na panela!” e não puderam mais tomá-lo. Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: “Sirvam a todos”. E já não havia mais perigo no caldeirão.

 

 

2 – 2 Reis 4.42- O Milagre dos Pães

Veio um homem trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: “Sirva a todos”. O servo disse: Como poderei servir só isso para 100 homens? Eliseu respondeu: assim diz o Senhor: “Eles comerão e ainda sobrará”. O servo serviu a todos e conforme a palavra do Senhor, eles comeram e ainda sobrou.

 

3 – 2 Reis 5- A Cura da Lepra de Naamã

 

Naamã era comandante do exército da Síria, ele era muito respeitado. Mas esse grande guerreiro ficou leproso, uma doença de pele. Porém, uma menina que foi levada cativa de Israel trabalhava para a esposa de Naamã. A menina confiava no Deus verdadeiro. Um dia ela disse para sua senhora: “se o meu senhor procurasse o profeta de Israel ele o curaria da lepra”. Então, Naamã partiu para Israel com muito ouro e prata para dar para o profeta Eliseu. Quando Eliseu soube que o rei de Israel ficou apavorado porque o comandante da Síria estava chegando para ser curado, ele disse: não se preocupe, porque ele saberá que aqui em Israel tem um profeta de Deus.

 

Eliseu mandou um recado para o comandante sírio: Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão, sua pele será restaurada e você ficará purificado. Naamã ficou muito bravo com o recado que o profeta enviou e disse: não são os rios da minha terra melhores do que todas as águas de Israel? E foi embora da casa do profeta furioso, também porque Eliseu apenas mandou um recado e não apareceu pra ele. Mas os seus servos disseram: se o profeta tivesse pedido algo muito difícil o senhor não faria? Ele somente pediu que mergulhasse sete vezes no rio Jordão e seria purificado. Assim Naamã desceu ao Jordão e obedeceu ao profeta mergulhando sete vezes e foi purificado; sua pele ficou limpa, curada. Naamã voltou diante do profeta e disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel”.

 

 

4 – 2 Reis 6.1-7- Eliseu faz flutuar um machado

 

Certa vez, Eliseu foi até o rio Jordão com os discípulos dos profetas para cortar alguns troncos de árvores e ampliar a escola dos profetas que estava ficando pequena para todos.

 

Os discípulos começaram a derrubar as árvores. Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado escapou e caiu na água. E ele gritou: Ah, meu senhor, era emprestado.

 

O homem de Deus, Eliseu, perguntou: onde caiu? Quando o homem mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, e disse: “pegue-o”. O homem esticou o braço e pegou o machado.

 

 

Vocês já viram um ferro flutuar? Não, porque ele é pesado e afunda. Este foi mais um milagre de Deus feito por Eliseu, o homem de Deus. Nós também podemos ser homens e mulheres de Deus, ter comunhão com Ele em oração, aprender e praticar os princípios que estão na Sua Palavra, a Bíblia, falar de Deus para nossos amigos, ter fé em Deus.

 

 

 

Ore com as crianças: Vamos pedir a ajuda de Deus para sermos pessoas melhores com a fé de Eliseu?

 

 

 

Trabalho manual:

 

 

 

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula Bíblica Primários do Blog! Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

 

 

Inscreva seu e-mail para receber gratuitamente as próximas postagens.

 

 

As imagens da Aula Bíblica Primários foram retiradas da internet para fins de ilustração.

você pode gostar também:
8 comentários
  1. Luciene dos Santos comentou:

    Estou amando as lições. Obrigada!!!!

  2. Hermas Pereira de Morais Fernandes comentou:

    A paz do Senhor …amei ….estudos maravilhosos pra passar para os pequeninos. Deus continue vos abençoando

  3. Roberta comentou:

    muito bom

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Obrigado Roberta!

  4. rosimeire comentou:

    Boa tarde,
    passando so pra registrar que esses ensinos tem sido muito edificantes, e muito bom a maneira como você trabalha, parabéns.

  5. Darlene Almeida comentou:

    estou amando esses estudos, realmente são muito bons e está me servindo bastante para trabalhar com as crianças na escolinha bíblica da igreja. Parabéns!!

  6. ANGELA MARIA FIGUEIREDO ALVES DE MIRANDA comentou:

    A paz do senhor Parabéns por esta página estou iniciando o trabalho com
    Com as crianças da minha igreja e amei este blog mais por gentileza como conseguir a unidade 1 do ensino dos profetas?

  7. CLAUDIA MAUEZA AUGUSTO comentou:

    Gostei muito do site

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.