29 de maio de 2017

Aula Bíblica Primários #07 (Unid. 2) – Jonas

Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus. Na Aula Bíblica Primários #07 (Unid. 2), iremos contar a história de Jonas. Vamos ao ensino bíblico:

 

 

Primários – Unidade 2 – Profetas de Deus

 

Aula 7 – Jonas

 

Objetivo da Unidade 2: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

 

Ideias para o ensino:

 

1- Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.

 

2- Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.

 

 

2- Conte a história retirando as figuras da Bíblia

 

3- Faça uma introdução da Unidade 2– explique o que era um profeta, qual o trabalho dele e que Deus também pode escolher cada criança para algum trabalho.

 

4- Revisão

 

Os profetas são personagens importantes na Bíblia porque nos ensinam a viver e a obedecer a Deus. Saberemos suas qualidades e também seus defeitos, lutas, medos e dificuldades.

 

Naquela época, Deus falava com o povo através dos profetas.

 

Os profetas eram escolhidos por Deus para um trabalho específico.

 

Os profetas ensinavam e transmitiam o que Deus queria falar para todo o povo. Eles pregavam a Palavra de Deus com muita dedicação e coragem.

 

Em cada época Deus escolheu uma pessoa diferente para servir, de acordo com a necessidade de seu povo.

 

Nesta segunda unidade aprenderemos muito com os profetas, mensageiros de Deus.

 

Texto: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11

 

Versículo: Jonas 3:5 “Os ninivitas creram em Deus”.

 

Ideias para o ensino: conte com figuras, objetos, ou sucata.

 

 

 

 

Ensino:

 

Estamos aprendendo sobre os profetas de Deus. Já aprendemos sobre Samuel, Natã, Débora, Elias, Eliseu. Você poderia me dizer algo importante sobre um deles? Professor ajude fazendo um pequeno resumo.

 

Hoje estudaremos sobre o profeta Jonas.

 

Jonas foi um profeta de Deus. Ele falava sobre a misericórdia de Deus com Israel, concedendo-lhe vitória e prosperidade. Mas, foi também um profeta conhecido por ser Teimoso. Deus queria anunciar a sua misericórdia e perdão para outras nações ao redor, ainda que elas fossem muito cruéis. Mas, Jonas não queria anunciar para os ninivitas porque tinha medo de ir para Nínive e também porque sabia que eles eram muito cruéis. Jonas não achou justo que eles tivessem uma chance para se arrepender.

 

 

Antes de condenar Jonas por não querer falar de Deus para certas pessoas más, como nós reagimos diante da necessidade de ter misericórdia de todos e de ter que pregar o evangelho para toda criatura, inclusive os maus? O que acha deles terem a mesma chance de ir para o mesmo céu que nós? Qual a nossa atitude em relação a pessoas estranhas, marginais, bêbados, meninos de rua que chegam em nossas igrejas?

 

Devemos aprender que Deus é bom e quer que todos se arrependam de seus pecados. Todos pecaram e separados estão de Deus. Todos tem o direito da Salvação por Jesus.

 

Jonas era um profeta conhecido e respeitado em sua terra.

 

Jonas viveu na época do rei Jeroboão que não fazia o que agradava a Deus. Foi nessa época que Jonas pregou uma mensagem para seu povo.

 

A mensagem era que o povo venceria as guerras e teria de volta um pedaço da terra que havia perdido. Mesmo sem o rei agradar ao Senhor, Deus havia resolvido proteger o povo. E tudo aconteceu como Jonas pregou.

 

Depois disso, Deus falou com Jonas e deu uma ordem a ele. Deus mandou Jonas pregar num país chamado Assíria e a cidade para ir era Nínive.

 

Vocês sabem o que Jonas fez dessa vez? Jonas fugiu. Mas, por quê? Ele estava com medo e também não achava justo um povo tão mau se arrepender da maldade e ser salvo por Deus.

 

 

Sabem o que Jonas fez? Isso mesmo, ele foi para o lado oposto ao que Deus tinha mandado. Jonas foi para o porto de Jope e comprou uma passagem para uma cidade chamada Társis, na Espanha.

 

 

Teimosia é pecado e desobedecer a Deus também. Você é teimoso às vezes em casa com seus pais?

 

Essa cidade ficava bem longe de Nínive. Jonas entrou no navio, desceu até o porão e se deitou no lugar mais escuro e dormiu.

 

 

Ele estava fugindo de Deus, como se alguém pudesse.

 

Ele estava bem sossegado ali, mas de repente, começou a cair uma grande tempestade com muitos raios e trovões. Jonas continuava dormindo, mas outros homens do navio estavam desesperados. Todos começaram a jogar as bagagens e as cargas do navio no mar. Mas o chefe dos serviços do navio descobriu que Jonas estava dormindo.

 

 

Ele acordou Jonas e disse: como você pode dormir com essa tempestade? O navio está para afundar, todos estão orando para seus deuses por salvação e você aí dormindo?

 

 

Os homens do navio não conheciam o Deus de Jonas e não sabiam que o Deus do profeta estava mandando aquela tempestade. Os homens disseram: alguém aqui está fazendo algo para desagradar o seu deus. Os homens fizeram uma reunião e a sorte caiu sobre Jonas. Fizeram várias perguntas e souberam que Jonas estava desobedecendo ao verdadeiro Deus por que estava fugindo.

 

Jonas disse: o único jeito de acabar com a tempestade é me jogar para fora do navio, no mar. Os homens não queriam, mas acabaram jogando porque a tempestade só piorava.

 

 

Vocês sabem o que aconteceu depois que jogaram Jonas ao mar?

 

O mar se acalmou. Aqueles homens adoraram a Deus porque viram que o Deus de Jonas era muito poderoso.

 

E quanto a Jonas? Ele foi engolido por um grande peixe e ficou 3 dias e 3 noites na barriga desse peixe.

 

 

Mas, lá dentro da barriga do peixe Jonas orou e pediu perdão por sua desobediência.

 

 

Então, Deus fez o grande peixe vomitar Jonas numa praia.

 

 

O que Jonas precisou fazer depois disso? Obedecer.

 

 

Jonas foi para Nínive, pregou o que Deus mandou para aquele povo mau: “Se vocês não se arrependerem da maldade a cidade será destruída por Deus”.

 

Jonas ficou na cidade para ver a destruição. Mas qual não foi a sua surpresa quando viu que toda a cidade se arrependeu da maldade, pediu perdão a Deus e foi salva da destruição.

 

 

Jonas ficou muito furioso com isso. Como Deus ia perdoar tanta maldade? Mas, Deus disse: como não teria pena dessa grande cidade?

 

Deus é amor. Ele quer que todas as pessoas se arrependam dos pecados. Deus demonstrou ali naquela cidade compaixão paterna. Um Deus amoroso e bom.

 

Deus estava ensinando ao profeta que devemos pregar a Palavra de Deus para todas as pessoas a fim de que tenham a oportunidade de escolher servir a Deus e largar a maldade e desobediência.

 

E você, fala de Deus para todos os seus amigos ou só para os bonzinhos?

 

Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para amar e falar de Deus a todas as pessoas.

 

Cânticos: Louvai-o todas as crianças- Deus é amor.

 

Lanche: sirva um lanche nutritivo e gostoso.

 

Trabalho manual:

 

1- Distribua jornais e revistas para recortar exemplos de maldade humana e montem um painel. Reforce que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Enfatize que devemos falar para todas as pessoas do amor de Deus.

 

2- Faça uma baleia e Jonas com sucata para que a criança conte a história em casa e para todos os amigos.

 

 

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula Bíblica Primários do Blog! Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

 

Inscreva seu e-mail para receber gratuitamente as próximas postagens.

 

As imagens da Aula Bíblica Primários foram retiradas da internet para fins de ilustração.

 

 

 

 

POSTADO POR

2 comentarios

  • Deise 5 meses ago
     
     

    Olá gostei muito desse e-mail e do seu blog Deus é muito mais que podemos imaginar Ele é real estava preocupada em como contar minha história de Samuel vou ter que apresentar agora na EBDF de férias ae apareceu vcs pra ajudar por favor me mandem a história de Samuel desde já agradeço por me mandarem essa de ano Jonas.Atensiosamente Deise

    Responder
  • VALERIA FRANCA BARROZO FARNCA 5 meses ago
     
     

    Amei esse site esta, me ajudando muito! com meu grupo infantil na minha igreja.

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us