Aula Bíblica Primários #07 (Unid. 4) – Os Filisteus roubam a ARCA

Primários – Unidade 4 – Histórias Marcantes

Aula 7 – Os Filisteus roubam a ARCA

Texto: 1 Samuel 4-7

Versículo: 1Samuel 6.21 “Os filisteus devolveram a Arca do Senhor”.

Ideia: Providencie uma figura da Arca do Senhor e explique o motivo de ser tão importante para os judeus.

Cante: Obedecer é prova de amor; Deus é bom pra mim; Louvai-o todas as crianças.

Ensino:

Os Israelitas saíram para guerrear contra os filisteus e foram derrotados por causa dos seus pecados e desobediência.

Os filisteus roubaram a Arca dos Israelitas. Cap.4.11

Os filisteus levaram a Arca para o templo do deus Asdode.

No dia seguinte os filisteus viram que a estátua caiu diante da Arca de Deus. Mas eles a colocaram de novo no seu lugar.

No dia seguinte aconteceu a mesma coisa. A estátua estava no chão, diante da Arca do Senhor, com as mãos e a cabeça quebradas. (Cap. 5.4)

A Arca de Deus era muito especial para os judeus. Era como se Deus estivesse no meio deles.

Coisas terríveis aconteceram aos filisteus enquanto a Arca esteve no meio deles. Seu deus de pedra se quebrou; tumores cobriram o corpo dos filisteus (cap. 5.6); bando de ratos atacaram suas terras. Então, os filisteus levaram a Arca para outra cidade. Porém as mesmas coisas continuaram a acontecer aí.

Os filisteus não sabiam o que fazer. Então se lembraram do que aconteceu com o Faraó do Egito e as pragas que Deus mandou para livrar o povo judeu da escravidão.

Os filisteus resolveram então, mandar de volta a Arca, sem demora, para os judeus. Eles disseram: “Não sejamos como os egípcios”.

E vamos enviar presentes com a Arca. Assim, quem sabe o Deus de Israel retire a doença e os ratos do meio de nós.

(Cap. 6.5) Os filisteus fizeram 5 ratos de ouro e 5 tumores de ouro como oferta pela culpa e glorificaram o Deus de Israel.

Cap. 6.7,8,12 e preparem uma carroça nova com duas vacas que deram cria e que não carregaram jugo. Coloquem a Arca do Senhor sobre a carroça e ponham numa caixa ao lado os objetos de ouro. Enviem a carroça.

Então, a carroça com as vacas foi direto para Bete-Semes, mantendo-se na estrada e mugindo por todo o caminho; não se desviaram nem para a direita , nem para a esquerda. Os governantes dos filisteus a seguiram para ver se chegariam ao lugar certo.

E assim a Arca do Senhor chegou onde devia estar, entre o povo judeu.

Por que a Arca era tão importante para os judeus?

Porque naquela época Deus se fazia presente ali no meio do povo, sempre com eles.

Onde está Deus hoje?

Hoje Ele está no nosso coração quando aceitamos Jesus como Salvador. Deus mesmo nos dirige quando o buscamos e estudamos e obedecemos a Sua Palavra. Deus nos ensina através do Seu Espírito que habita em nós.

Você já aceitou Jesus, o Filho de Deus que veio neste mundo morrer numa cruz por nós, limpando nossos pecados?

A Bíblia ensina que todos nós somos pecadores e estamos separados de Deus. Ele nos ama tanto que enviou Jesus para morrer na cruz, carregar nossos pecados e nos ligar novamente com Deus.

Quando você aceita o sacrifício de Jesus na cruz, Deus vem habitar no seu coração.

Ore com as crianças.

 

Para pintar:

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.