Aula Bíblica Primários #1 (Unid. 1)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos iniciar a série de Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. Os primários irão aprender um pouco mais sobre a vida de Noé, história narrada na Bíblia, em Gênesis 6 a 9. O tema dessa Unidade 1 é: Heróis da Bíblia.

 

  • Unidade 1: Heróis da Bíblia
  • Aula 1: Noé
  • Versículo: “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”. Gênesis 6:9
    • Ensino:

Vamos começar uma série de histórias sobre os Heróis da Bíblia. Quem sabe o que é um herói? É um homem notável pelos feitos, pelas atitudes, pela valentia. Na história de hoje, vamos aprender que Noé foi um desses homens e por isso está na lista dos heróis da Bíblia.

Na época em que Noé viveu na terra, Deus viu que a maldade dos homens tinha aumentado e que todo pensamento do coração e todas as atitudes dos homens eram sempre e somente para o mal (Gênesis 6:5). Então, Deus se arrependeu de ter criado os homens (Gênesis 6:6-7).

Mas Deus lembrou-se de Noé, o único homem sobre a terra que honrava a Deus com seus pensamentos e atitudes. Esse é o nosso herói de hoje! Diante da maldade de uma multidão sobre a terra havia um homem que conhecia a Deus, obedecia a Deus e honrava a Deus com suas ações e pensamentos.

Agora eu faço uma pergunta: Se Deus olhasse para o mundo hoje, procurando pessoas que obedecem a seus ensinamentos e que o adoram de coração, quantos Ele encontraria?

Deus conversou com Noé e disse que destruiria todos os homens da terra por causa da maldade deles e que ele seria guardado porque foi o único encontrado na terra que amava a Deus. Mas deu uma ordem: construir uma enorme Arca para salvar a sua família e para salvar um casal de animais de cada espécie de toda a terra (Gênesis 6: 14-16); (Gênesis 6: 18-21).


Os animais entraram na arca como Deus ordenou e Noé e sua família cuidaram bem deles.


Vocês acham que obedecer a essa ordem era fácil ou difícil? Precisava ter fé, conhecer a Deus de perto e confiar Nele ou não?

Noé foi mesmo um herói porque todas as pessoas achavam que ele estava ficando louco em construir uma Arca e desprezavam sua família por obedecer a Deus.

 

Mas será que Noé recuou? Não. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado (Gênesis 6:22). As pessoas não acreditavam que Deus destruiria a terra com o Dilúvio como Noé falava, elas estavam longe de Deus separadas pelo pecado. Viram a arca sendo construída e mesmo assim achavam que Noé estava louco porque não chovia sobre a terra.

Mas, Noé não desanimou, confiou em Deus, construiu a arca e foi salvo com sua família: Noé e sua mulher; seus três filhos e cada um com sua mulher. Leiam o versículo1 de Gênesis 7 “O Senhor disse a Noé: – Entre na arca com sua família porque você é o único justo que encontrei nesta geração”.

A Bíblia diz que a chuva caiu sobre a terra durante 40 dias e 40 noites (Gênesis 7: 12). Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu (Gênesis 7: 22).

 

Quando a chuva parou e a terra secou, Deus disse a Noé: “Saia da arca com sua família e com todos os animais separados por Deus” (Gênesis 8: 16). Noé saiu e construiu um altar para agradecer a Deus. Deus abençoou Noé e seus filhos dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se; encham a terra” (Gênesis 9:1).

 

Deus disse a Noé: “Nunca mais destruirei nenhuma forma de vida pelas águas de um Dilúvio e este é o meu sinal nos céus: o meu arco que coloquei nas nuvens” (Gênesis 9: 12-17).

Essa foi a história bíblica de um herói que deve ser seguido por nós. Noé obedeceu a Deus no meio de uma geração que não queria saber de Deus. Noé conversava com Deus. Noé conhecia e amava a Deus. E você? Já conhece e ama a Deus? Obedece a sua Palavra? Conversa com Deus? Vamos seguir o exemplo do nosso herói Noé?

  • Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecê-Lo, amá-Lo e honrá-Lo de todo o coração como Noé fez.
  • Trabalho Manual: Deixe que a criança escolha uma das opções:

1 – Desenhe um quadro da história.

2 – Monte a arca e cole os bichos e a família de Noé.


  • Lanche: sirva um pequeno lanche para encerrar as atividades.

  • Esperamos que tenham aproveitado essa primeira aula do currículo para Primário. Deixe sua opinião. Ela é muito importante para nós!
você pode gostar também:
16 comentários
  1. Elane Rodrigues comentou:

    A paz do senhor meus irmaos,me chamo Elane…e gistaria de parabenizar vcs pelo trabalho maravilhoso que vc fizeram, Deus é bom e fiel…sou professora do ministerio infantil da classe de 7 a 9 anos, e estava buscando algumas ideias, para aplicar para nossos pequeninos, e Achei vcs…amei o conteudo, e gostaria muito se possivel obeter esse material..desde ja agradeco a atencao e a colaboracao de vcs conosco..graca e Paz Deus vos abencoe🙏

  2. Luana.i91@outlook.com comentou:

    Gostaria de ter o material impresso

  3. Elaine comentou:

    A Paz do Senhor
    Excelente trabalho,gostaria de ter acesso aos materiais para as crianças partir de 6 – 9 anos,como faço?

  4. jaqueline comentou:

    Sou professo da EBD e gostaria de receber material por mail dos primários, pre primários e juniores. muito obrigada, que Deus continue usando tua vida para ser canal de bençãos para as crianças!

  5. josé augusto tavares júnior comentou:

    Deus abençoe a vida de todos vocês que fazem este trabalho tão abençoado. Assim como ele honrou a obediência, o amor e o carinho de Noé, também possa honrar a dedicação de vocês em levar a palavra de Deus para as crianças e ajudar os professores a conseguir falar do amor de DEus para elas.

  6. Daiane Costa comentou:

    Como faço pra ter esse material impresso?Amei pra dar aulas pra minhas crianças.

  7. Ingryd comentou:

    Olá! material maravilhoso, gostaria de recebe-lo por e-mail se for possível! Obrigada e parabéns!

  8. REJANE MARIA comentou:

    Boa Noite. Ótimo material. Amei.Como faço para adquirir este material impresso?
    Preciso do material de 7e 8 anos e o juniores de 9 a 12 anos, Aguardo um retorno. obrigada

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Olá, irmã Rejane. Enviamos as informações em seu e-mail. Deus abençoe!

  9. Eleuza comentou:

    amei muito bom

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Muito obrigado pelo comentário. Deus abençoe!

  10. luciana marques comentou:

    Amo esse site!!! Deus os capacite a cada dia!!!!

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Olá, irmã Luciana. Obrigado pelo comentário. Deus abençoe!

  11. varão sarado comentou:

    Tenho um diário virtual também, o meu é sobre o que
    o homem atual ora e seu maneiras. Se você puder olhar ele e me expressar o que
    achou fico grato.

  12. jose comentou:

    Eu e minha familia gostamos desse site. A criança só tem a crescer com essas historias biblicas. Que Deus mantenha sempre o site no ar.

  13. Rafaella comentou:

    Parabéns pelo site, maravilhoso. Estou amando as histórias e forma de abordar as crianças. Que Deus continue abençoando.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.