17 de agosto de 2015

Aula Bíblica Primários #12 – Daniel

Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. Na Aula Bíblica Primários #12, o tema é Daniel. Vamos ao ensino bíblico:

 

Aula Primario Daniel 001

 

Aula 12 – Daniel (lição 1)

 

Texto: Daniel 1- 4

 

Versículo: “Daniel disse: Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a Ele pertencem”. Daniel 2:20

 

Ideias para ensino: Faça um painel e escreva Daniel. Ponha a figura dos dois sonhos: estátua e rei.

 

Ensino: O nosso herói de hoje é um jovem sábio que viveu há muito tempo atrás, servia a Deus de todo o coração, mas foi levado cativo para uma terra estranha e lá serviu a Deus com firmeza, alegria e coragem. Seu nome é Daniel. Vamos aprender a sua história em duas aulas. Hoje vamos ver que Deus revelou a Daniel dois sonhos do rei da Babilônia.

 

O povo de Israel tinha se afastado de Deus por um bom tempo. Então, Deus permitiu que o exército de Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadisse Jerusalém e derrotasse os israelitas para que eles se voltassem para Deus.

 

Aula Primario Daniel 001

 

O rei Nabucodonosor não só levou as riquezas de Jerusalém para seu povo, mas também jovens da nobreza de Jerusalém que eram sábios e estudiosos para servir no palácio do rei. Esses jovens receberam um treinamento de 3 anos para servir o rei Nabucodonosor no palácio. Entre esses jovens estava Daniel, nosso herói que vamos estudar hoje.

 

Daniel amava e servia a Deus. Apesar de ter sido levado cativo, como escravo, para outra terra, ele não queria comer a comida do palácio que era oferecida aos deuses estranhos para não se contaminar e desagradar a Deus.

 

Então, Daniel pediu ao chefe dos oficiais, permissão para comer somente vegetais e beber água porque sabia que isso não era oferecido para os ídolos. O chefe dos oficiais fez a experiência por 10 dias e viu que Daniel estava mais forte que os outros jovens que estavam comendo de tudo.

 

Deus deu para Daniel sabedoria e inteligência para conhecer todos os aspectos da cultura e da ciência. Além disso, deu sabedoria para que Daniel interpretasse todo tipo de visões e sonhos. O rei não encontrou ninguém comparável a Daniel, de modo que ele começou a servir o rei Nabucodonosor.

 

Certa vez, o rei teve um sonho que o perturbou muito. Pediu que os sábios do palácio adivinhassem o seu sonho e também dessem a interpretação. Mas os sábios não conseguiram saber qual tinha sido o sonho. O rei por causa disso ordenou a execução de todos os sábios da Babilônia. Daniel também era um dos sábios da Babilônia e quando soube foi pedir ao rei um prazo para que ele lhe desse a interpretação e adivinhasse o sonho.

 

Daniel foi para sua casa e orou a Deus. Deus revelou o sonho e a interpretação do sonho para Daniel.

 

Aula Primario Daniel 002

 

Daniel foi levado ao rei e disse: “Nenhum sábio é capaz de revelar ao rei o sonho, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei o que acontecerá nos últimos dias”.

 

O rei viu uma grande estátua.

 

Aula Primario Daniel 003

 

A cabeça da estátua era feita de ouro puro, o peito e o braço eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze, as pernas eram de ferro, e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro. Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou. Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda.

 

Tu és, ó rei, a cabeça de ouro com domínio sobre a terra. Depois de ti surgirá um reino inferior ao teu. Em seguida surgirá um terceiro reino, reino de bronze, que governará toda a terra. Finalmente haverá um quarto reino, forte como o ferro, que destrói tudo e quebrará todos os outros. Depois virá um reino dividido, mas ainda terá um pouco da força do ferro misturado ao barro como os pés da estátua que viu. Esse reino será em parte forte e em parte frágil. A pedra que destruiu a estátua significa que Deus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro.

 

Então o rei Nabucodonosor disse a Daniel: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios”. Assim o rei colocou Daniel num alto cargo no palácio e o cobriu de presentes.

 

Passado algum tempo, o rei teve outro sonho.

 

Aula Primario Daniel 004

 

O rei viu uma árvore muito alta no meio da terra. A árvore cresceu tanto que a sua copa encostou no céu; era visível até os confins da terra. Tinha belas folhas, muitos frutos, e nela havia alimento para todos. Debaixo dela os animais do campo achavam abrigo e as aves do céu viviam em seus galhos, todas as criaturas se alimentavam daquela árvore. Então, vi um anjo que descia do céu e gritou: “Derrubem a árvore e cortem os seus galhos; arranquem as suas folhas e espalhem os seus frutos. Fujam os animais dela e as aves dos seus galhos”.

 

“Mas deixem o tronco e as suas raízes, presos com ferro e bronze; fique ele no chão, em meio à relva do campo”.

 

Aula Primario Daniel 005

 

“Ele será molhado com o orvalho do céu e com os animais comerá a grama da terra. A mente humana lhe será tirada, e ele será como um animal até que se passem os tempos”. A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredito, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o mais simples dos homens.

 

Quando Daniel ouviu o sonho se assustou porque Deus lhe deu a interpretação.

 

Aula Primario Daniel 006

 

O rei Nabucodonosor, vendo que dominava sobre toda a terra, seria castigado por Deus por sua soberba. O rei seria expulso por um tempo do meio dos homens e viveria com os animais selvagens; comeria capim como os bois e seria molhado pelo orvalho dos céus até que admitas que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens e os dá a quem quer. O seu reino será devolvido quando reconheceres que os Céus dominam.
Versículo 34-36 do cap. 4- Nabucodonosor reconhece que Deus tem todo o poder e louva a Deus dizendo: Ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância. O rei volta a reinar em seu palácio com toda a honra que lhe foi devolvida.

 

Aula Primario Daniel 007

 

Oração:

 

Diga: aprendemos hoje que Deus não quer que sejamos orgulhosos, soberbos, achando que temos tudo, que somos sábios e que não dependemos de ninguém.

 

Vamos orar como Daniel sempre fazia? Conversar com Deus nos ajuda a melhorar nossas atitudes. É muito bom ter Deus como nosso pai, amigo, ajudador.

 

Vamos pedir que Deus nos ajude a sermos humildes e a dependermos Dele para tudo.

 

Aula Primario Daniel 008

 

Aula Primario Daniel 009

 

 

Cânticos: “Eu tenho um Deus mui grande”; “Deus é bom pra mim”; “Daniel orava a Deus três vezes ao dia”.

 

Trabalho manual: figura dos sonhos para colorir ou desenhar

 

Desenhe a estátua para colorir e a árvore acorrentada

 

Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo. Ore agradecendo a Deus pelo lanche.

 

 


– Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula do Blog!

– Inscreva seu e-mail para receber as próximas postagens.

– As imagens desse post foram retiradas da internet para fins de ilustração.

 

 

 

POSTADO POR

Contact Us