Aula Bíblica Primários #14 (Unid. 2) – Jeremias

Olá, papais e educadores. Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus. Na Aula Bíblica Primários #14 (Unid. 2), iremos contar a história do Profeta Jeremias. Vamos ao ensino bíblico:

 

Primários – Unidade 2 – Profetas de Deus

Lição 14 – Jeremias

Objetivo da Unidade 2: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

Ideias para o ensino:

1- Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.
2- Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.
3- Conte a história retirando as figuras da Bíblia.

1- Revisão:

As crianças precisam sempre de repetição para fixar o ensino. Portanto, faça uma pequena revisão em todas as aulas e um painel com os profetas estudados, relembrando fatos principais.

Os profetas são personagens importantes na Bíblia porque nos ensinam a viver e a obedecer a Deus. Saberemos suas qualidades e também seus defeitos, lutas, medos e dificuldades.

Naquela época, Deus falava com o povo através dos profetas.

Os profetas eram escolhidos por Deus para um trabalho específico.

Os profetas ensinavam e transmitiam o que Deus queria falar para todo o povo. Eles pregavam a Palavra de Deus com muita dedicação e coragem.

Em cada época Deus escolheu uma pessoa diferente para servir, de acordo com a necessidade de seu povo.

Nesta segunda unidade aprenderemos muito com os profetas, mensageiros de Deus.

2- Faça um painel com o nome dos profetas e fixe o ensino das lições com as perguntas abaixo:

Revisão das aulas dadas:

1- Cite o nome do profeta obediente que foi deixado no templo para aprender as coisas de Deus. (Samuel)

2- Qual era o nome do profeta contador de histórias? (Natã)

3- Qual o nome da profetisa que foi também guerreira e juíza? (Débora)

4- O que o profeta corajoso fez e qual seu nome? (Elias e foi levado aos céus numa carruagem de fogo).

5- Qual o nome do profeta professor e conte um de seus milagres. (Eliseu, machado).

6- Quem foi o profeta teimoso que depois pediu perdão e obedeceu? (Jonas).

7- Quem foi o profeta boiadeiro e missionário? (Amós)

8- Qual foi a mensagem que o profeta Obadias falou para o povo de Israel? (Julgamento dos descendentes de Esaú).

9- Qual foi o profeta dos reis e que anunciou a vinda de Jesus na terra muito antes de Jesus nascer? (Isaías)

10- Qual a mensagem do profeta Oséias? (castigo para o povo por se afastar de Deus e adorar ídolos, mas também apelo ao arrependimento).

11- Qual a mensagem que o profeta Joel deixou para o povo? (falou sobre a segunda vinda de Cristo na terra e o julgamento final e comparou o exército de Deus com a praga dos gafanhotos, pregou sobre o arrependimento e o amor de Deus que perdoa o pecador e livra seu povo).

12- Qual a mensagem de Miquéias?

Miquéias desde aquela época já alertava o povo de Deus ao arrependimento. O profeta Miquéias também fala que Deus odeia a idolatria, a injustiça social, a rebelião e a religião sem prática; mas ama perdoar os arrependidos. Miquéias também fala da segunda vinda de Cristo para dar vitória total para Israel.

 

Aula 14 – Jeremias

Textos: Jeremias 1:4-10; 7:1-11; 18:13-18; 36:1-28; 37:15; 38:6; 40:4-6

Versículo: Jeremias 36: 2-3 “Toma um rolo, um livro, e escreve nele todas as palavras que te falei… talvez ouçam… e venham a converter-se cada um do seu mau caminho, e eu lhes perdoe a iniquidade e o pecado”.

Ensino:

Hoje vamos aprender sobre a vida do profeta Jeremias.

Jeremias está entre os profetas maiores porque seu livro tem 52 capítulos.

Jeremias foi conhecido como um profeta perseguido.

Jeremias vivia solitário, sua mensagem foi rejeitada pela maioria das pessoas, pelo rei e autoridades, sacerdotes e falsos profetas.

Jeremias 16: 1-2 “Então o Senhor me dirigiu a palavra dizendo: Não se case, nem tenha filhos e filhas neste lugar”.

Jeremias amava muito seu povo e sentiu tristeza por causa da rebelião de sua gente contra Deus. (Jeremias 8:18 e 9:1).

Mas Jeremias tinha a responsabilidade de expor os pecados do povo, especialmente a idolatria. Às vezes, sacrificavam os próprios filhos a deuses estrangeiros- Jeremias 7: 30-34.

Jeremias foi escolhido para levar a mensagem de Deus para o povo.

Jeremias 1: 4-5 A palavra do Senhor veio a mim dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi, antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Jeremias pertencia a uma família de sacerdotes e foi escolhido por Deus para levar ao povo a mensagem de arrependimento.

Jeremias escreveu num rolo, com a ajuda do escriba Baruque, todas as palavras que Deus mandou que falasse para o povo. Jeremias ditou a Palavra do Senhor a Baruque. O rei Jeoaquim ouviu a leitura, mas rasgou o rolo e o queimou. O rei mandou prender Jeremias e Baruque, mas Deus os escondeu.

Deus mandou Jeremias pegar outro rolo e escrever tudo de novo. Jeremias obedeceu e escreveu tudo novamente.
Todas as palavras de Deus proferidas por Jeremias foram cumpridas: Jeremias viu Judá destruída, e o rei, a nobreza e muitas pessoas levadas para a Babilônia (2Reis caps.24-25).

O livro escrito pelo profeta Jeremias também fala de um tempo futuro quando após 70 anos de exílio o povo voltaria à sua terra. Então Deus faria um novo acordo com Seu povo, e a Lei de Deus seria gravada nos corações. (Jeremias 31: 31-34).

Para ilustrar a sua pregação, Jeremias quebrou um vaso de barro e disse: “Assim como se quebra um vaso de barro, que não pode ser mais restaurado, quebrarei este povo e esta cidade, declara o Senhor”. Jeremias 19:10-11

Também usou um jugo feito com cordas e madeira e pôs sobre seu pescoço para ilustrar a mensagem de Deus para o povo que deveria se submeter ao rei Nabucodonosor por causa do pecado. Jeremias 27:2

Também usou um cinto de linho para ilustrar a mensagem dada por Deus. Jeremias 13: 1-11

Também usou par ilustrar a mensagem- vasilhas de couro. Jeremias 13:12-14

Também ilustrou sua mensagem enterrando pedras no Egito- Jeremias 43:8-9

Vocês observaram como Deus é Criativo? Usou vários elementos da época para que o povo entendesse a mensagem.

Mas as pessoas estavam com o coração endurecido e não se arrependeram. Por isso o profeta chorou muito pelo povo.

Jeremias recebeu o apelido de “profeta chorão”, porque a sua mensagem é muito triste. Ele também escreveu o livro de Lamentações, pois a sua tarefa era difícil e solitária. Ele viu o sofrimento do povo que tanto amava.

Ele viu que o povo não queria obedecer a Deus e deixar o pecado e por isso o povo sofreria as consequências de seus atos.

Mas Jeremias se lembrava da promessa de Deus pra ele: “Não temas… Eis que ponho na tua boca as minhas palavras”. Jr 1: 8-9

Jeremias também foi torturado e preso num calabouço (Jeremias 37:16). Depois foi solto pelo rei Zedequias que queria saber qual a mensagem de Deus para ele. Jeremias disse: “o rei será entregue nas mãos do rei da Babilônia”. Que coragem de Jeremias! Obedeceu a Deus mesmo correndo perigo. O rei Zedequias deixou que ficasse preso numa casa e o libertou do calabouço.

Depois disso as pessoas prenderam Jeremias e o jogaram dentro de um poço cheio de lama (Jeremias 38:6). Então, um etíope chamado Ebede-Meleque foi ao rei e pediu permissão para tirar Jeremias do poço. O rei permitiu e mandou 30 homens para tirar Jeremias do poço.

Todos nós devemos aprender que precisamos obedecer a Deus em qualquer circunstância e devemos também nos compadecer das pessoas que sofrem.

Deus não se agrada da desobediência do seu povo. Vamos obedecer a Deus e à Sua Palavra seguindo o exemplo do profeta Jeremias?

Toda desobediência traz consequência. Vamos pensar nisso?

Deus usou muitos métodos criativos para ilustrar a mensagem para que o povo se arrependesse da desobediência, mas eles estavam com o coração endurecido e não ouviram. Precisamos aprender a ouvir e praticar a Palavra de Deus e ter um coração aberto para obedecer a Deus porque ele está sempre pronto a perdoar nossos pecados.

Oração: Ore com seus alunos e peça a ajuda de Deus para obedecermos sempre.

Cânticos: Obedecer é mais que importante é prova de amor (15 faixa do CD Amigo de Deus- Crianças Diante do Trono); Deus é bom pra mim.

Lanche: sirva um lanche nutritivo e gostoso

Trabalho manual 1:

1- Escreva numa folha o que você lembra sobre a história de Jeremias.

Trabalho manual 2:

 

Deixe seu comentário sobre mais essa Aula Bíblica Primários do Blog e inscreva seu e-mail para receber gratuitamente as próximas postagens!

Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

As imagens da Aula Bíblica Primários foram retiradas da internet para fins de ilustração.

 

você pode gostar também:
1 comentário
  1. Pryscila comentou:

    Estou amando aprender com esses estudos, Deus é maravilhoso comigo, estou ensinando as crianças com muita Segurança e amor

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.