Aula Bíblica Primários #16 (Unid. 2) – Ezequiel

Olá, papais e educadores. Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus. Na Aula Bíblica Primários #16 (Unid. 2), iremos contar a história do Profeta Ezequiel. Vamos ao ensino bíblico:

 

Primários – Unidade 2 – Profetas de Deus

Lição 16 – Ezequiel

 

Objetivo da Unidade 2 – A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

 

Ideias para o ensino:

1- Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.

2- Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.

3- Conte a história retirando as figuras da Bíblia.

 

 

Revisão:

As crianças precisam sempre de repetição para fixar o ensino. Portanto, faça uma pequena revisão em todas as aulas e um painel com os profetas estudados, relembrando fatos principais.

Os profetas são personagens importantes na Bíblia porque nos ensinam a viver e a obedecer a Deus. Saberemos suas qualidades e também seus defeitos, lutas, medos e dificuldades.

Naquela época, Deus falava com o povo através dos profetas.

Os profetas eram escolhidos por Deus para um trabalho específico.

Os profetas ensinavam e transmitiam o que Deus queria falar para todo o povo. Eles pregavam a Palavra de Deus com muita dedicação e coragem.

Em cada época Deus escolheu uma pessoa diferente para servir, de acordo com a necessidade de seu povo.

Nesta segunda unidade aprenderemos muito com os profetas, mensageiros de Deus.

 

Faça um painel com o nome dos profetas e fixe o ensino das lições com as perguntas abaixo:

1- Cite o nome do profeta obediente que foi deixado no templo para aprender as coisas de Deus. (Samuel)

2- Qual era o nome do profeta contador de histórias? (Natã)

3- Qual o nome da profetisa que foi também guerreira e juíza? (Débora)

4- O que o profeta corajoso fez e qual seu nome? (Elias e foi levado aos céus numa carruagem de fogo).

5- Qual o nome do profeta professor e conte um de seus milagres. (Eliseu, machado).

6- Quem foi o profeta teimoso que depois pediu perdão e obedeceu? (Jonas).

7- Quem foi o profeta boiadeiro e missionário? (Amós)

8- Qual foi a mensagem que o profeta Obadias falou para o povo de Israel? (Julgamento dos descendentes de Esaú).

9- Qual foi o profeta dos reis e que anunciou a vinda de Jesus na terra muito antes de Jesus nascer? (Isaías)

10- Qual a mensagem do profeta Oséias? (castigo para o povo por se afastar de Deus e adorar ídolos, mas também apelo ao arrependimento).

11- Qual a mensagem que o profeta Joel deixou para o povo? (falou sobre a segunda vinda de Cristo na terra e o julgamento final e comparou o exército de Deus com a praga dos gafanhotos, pregou sobre o arrependimento e o amor de Deus que perdoa o pecador e livra seu povo).

12- Qual a mensagem de Miquéias?

Miquéias desde aquela época já alertava o povo de Deus ao arrependimento. O profeta Miquéias também fala que Deus odeia a idolatria, a injustiça social, a rebelião e a religião sem prática; mas ama perdoar os arrependidos.

Miquéias também fala da segunda vinda de Cristo para dar vitória total para Israel.

13- Qual a mensagem de Jeremias?

Jeremias tinha a responsabilidade de expor os pecados do povo, especialmente idolatria. Jeremias escreveu num rolo, com a ajuda do escriba Baruque, todas as palavras que Deus mandou que falasse para o povo.

O livro escrito pelo profeta Jeremias também fala de um tempo futuro quando após 70 anos de exílio o povo voltaria à sua terra. Então Deus faria um novo acordo com Seu povo, e a Lei de Deus seria gravada nos corações. Jeremias foi conhecido como o profeta perseguido e também o profeta chorão.

14- O que você sabe sobre o profeta Daniel?

Foi levado cativo para a Babilônia cumprindo a palavra do profeta Jeremias. Não se contaminou com o manjar dos deuses, foi governador na Babilônia, interpretou sonhos do rei, foi jogado na cova dos leões porque orava e se ajoelhava somente para Deus, foi o chefe maior entre os sábios da Babilônia, serviu 4 reis da Babilônia e dois persas, profetizou também o reino de Jesus. Revelou também o mistério da escrita na parede.

Lição 16 – Ezequiel

Textos: Ezequiel 1:3; 37:1-14; 47:1-12; Jeremias 36:2-3

Versículo: Ezequiel 1:3 “A Palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele”.

Cânticos: Louvai-o todas as crianças; Deus é bom pra mim; Eu tenho um Deus mui grande.

Ensino:

Ezequiel foi o profeta que aprendeu para ensinar.

Ezequiel entregou sua mensagem para o povo que estava no exílio.

Ezequiel significa: Deus fortalece

Ezequiel era sacerdote e na Babilônia, no exílio, viveu em sua própria casa (3: 24; 8:1) Ele era casado (24: 15-18), mas sua esposa faleceu 10 anos depois do início do seu ministério.

Seu livro apresenta uma grande quantidade de visões, parábolas, alegorias e ações simbólicas que Deus usou para enviar mensagens ao povo. As principais são sobre a missão do atalaia (cap. 33) e sobre a visão dos ossos secos (cap. 37).

Ezequiel é chamado 93 vezes de “filho do homem” o que indica que ele era parte de seu povo. A missão de Ezequiel, o profeta, era entregar a mensagem de Deus.

As visões que Ezequiel teve eram lições que ele deveria aprender para ensinar o povo.

Deus lhe mostrou um campo cheio de ossos secos. Já pensou que coisa estranha? Depois, Deus perguntou ao profeta Ezequiel se ele acreditava que aqueles ossos poderiam virar gente. Ezequiel respondeu que se Deus mandasse poderiam sim. Ezequiel 37:3. O profeta confiava no poder de Deus.

E você acredita? Isaías 43: 13 Deus diz: “agindo eu quem impedirá?”

Então Deus mandou o profeta falar com os ossos secos: “Deus vai dar vida a vocês”. Então Ezequiel ouviu um grande barulho. E aqueles corpos ficaram vivos como pessoas normais. Ezequiel entendeu que tinha que pregar para o povo de Israel que Deus iria libertá-los da escravidão em que viviam.

Nós também conhecemos a verdade sobre Deus e que Jesus veio a este mundo para nos dar vida eterna. Precisamos ter coragem como Ezequiel e falar para as pessoas sobre Deus. Leia 1João 5:12 e Mateus 15: 15-16 “Quem tem o filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, Jesus, não tem a vida.”

Vamos falar sobre mais uma visão que Deus deu para Ezequiel.

Deus mostrou ao profeta um rio pequenino que vinha do templo, lá da cidade de Jerusalém. Quanto mais o profeta andava na sua beira mais o rio ficava largo e comprido. Ele andava na beira do rio com um homem que tinha nas mãos uma vara de medir. No início do pequeno rio as águas cobriam somente os dedos dos pés do profeta. Depois que andou mais, as águas já alcançavam os joelhos do profeta. O profeta andou mais e as águas bateram nas costas dele. O rio estava ficando fundo. Ele andou mais um pouco e as águas ficaram tão fundas que só poderia continuar se nadasse. Então o profeta voltou para a beira do rio e o lugar estava muito diferente. Antes não havia nada e agora havia muitas árvores e plantas dos dois lados do rio. E foi ali que Deus falou com o profeta. O povo de Israel estava longe de sua terra, mas Deus ia devolver a terra ao povo no futuro.

Jesus que é a fonte de água viva – João 4: 10 – pode transformar a sua vida, se você aceitar seu filho Jesus como Salvador e Senhor. Como diz a Bíblia: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

Ezequiel teve outras visões interessantes: Ezequiel 3: 24-27 – foi amarrado com cordas.

Dramatizou um sítio contra Jerusalém – Ezequiel 4:1-17; e o cativeiro – Ezequiel 12.

Ficou trêmulo enquanto estava comendo – 12: 17-20

Cortou, espalhou e queimou seu próprio cabelo – 5:1-17.

Ezequiel foi um servo fiel a Deus. Obedeceu em tudo o que Deus mandava.

E você obedece? E nós todos aqui obedecemos? Precisamos desde cedo aprender a obedecer a Deus e a ouvir a sua voz, conversar com Ele em oração, ler a Bíblia para aprender a fazer o que Deus gostaria que fizéssemos. Deus vai voltar na terra para buscar aqueles que O amam.

Vamos aprender com o profeta Ezequiel a ser um servo fiel a Deus e amá-lo com todo o nosso coração?

Oração: ore com as crianças e peça a ajuda de Deus para obedecermos a Ele em tudo.

Lanche: sirva um lanche nutritivo e gostoso

Trabalho manual:

1- Ezequiel e o chamado de Deus

2- Vale dos ossos secos

Deixe seu comentário sobre mais essa Aula Bíblica Primários do Blog e inscreva seu e-mail para receber gratuitamente as próximas postagens!

Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

Inscreva-se em nosso canal do YouTube: www.youtube.com/ensinoinfantilnumclique

 

 

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us