11 de janeiro de 2016

Aula Bíblica Primários #17 – Rute

Seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. Na Aula Bíblica Primários #17, o tema é Heróis da Bíblia, Rute. Vamos ao ensino bíblico:

 

Aula de Rute 001

 

Texto: Rute 1-4

 

Versículo: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus”. Rute 1: 16 b

 

Ideias para ensino:

 

Ensino:

 

A nossa heroína de hoje chama-se Rute.

 

Já estudamos sobre Ester – a rainha valente; Débora – a juíza guerreira; e agora estudaremos sobre Rutea nora amorosa. Estudamos também sobre 11 heróis: Noé, Abraão, José, Moisés, Josué, Samuel, Davi, Elias, Eliseu, Josias, Daniel.

 

Vocês estão percebendo que tanto homens como mulheres podem servir a Deus de coração, podem fazer a diferença nesta vida e podem ser heróis e heroínas neste mundo?

 

Vamos ver como Rute viveu em sua época servindo a Deus e nos deixando um lindo exemplo de amor.
Em Israel, na época dos juízes, houve muita fome na terra. Um homem chamado Elimeleque, que morava em Belém de Judá foi viver com sua família- sua mulher e seus dois filhos- por algum tempo nas terras de Moabe, fora das terras do povo judeu. A mulher de Elimeleque chamava-se Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Chegaram em Moabe e lá ficaram vivendo.

 

Um tempo depois morreu o pai Elimeleque, marido de Noemi. Ela ficou sozinha para orientar seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamava-se Orfa e a outra Rute.

 

Vocês notaram que Rute, a nossa heroína de hoje, não era de Israel? Deus não se importa onde você nasceu, mas com seu coração que ama as pessoas e a Deus.

 

Depois de terem morado lá em Moabe por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom. Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e o seu marido.

 

Aula de Rute 001

 

Neste tempo, Noemi ficou sabendo que o Senhor viera em socorro do seu povo Israel, dando-lhe alimento, então decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra em Israel.

 

Noemi disse para suas duas noras: – voltem para a casa de suas mães. Que o Senhor abençoe vocês por terem sido boas com meus filhos e comigo. Casem novamente e encontrem segurança com outro marido.

 

Elas começaram a chorar e disseram: – Não. Voltaremos com você para junto do seu povo. Noemi insistiu e Orfa se despediu de sua sogra e ficou com seu povo, mas Rute com muito amor resolveu ficar com Noemi para cuidar de sua sogra, pois já era idosa.

 

Rute disse para Noemi: – Não insista comigo para que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus. Onde morreres morrerei e ali serei sepultada. Somente a morte poderá me separar de ti.

 

Aula de Rute 002

 

Vocês repararam no amor de Rute por sua sogra? Ela não queria deixar Noemi sozinha numa longa viagem. Sabia que ela não teria forças para trabalhar sozinha e se sustentar, pois já era idosa. Realmente o Deus de Noemi estava no coração de Rute para gerar esse amor.

 

Depois disso, Noemi não insistiu mais e as duas prosseguiram viagem até Belém. Elas chegaram na época da colheita de trigo e precisavam trabalhar para comer.

 

Então, cada dia Rute ia trabalhar juntando sobras de grãos dos campos de trigo de Boaz, dono da terra.

 

Aula de Rute 003

 

Um dia, Boaz viu Rute trabalhando nos seus campos e decidiu ajudá-la. Ele deixava mais grãos sobrando no campo para Rute juntar e levar para Noemi.

 

Aula de Rute 004

 

Boaz passou a amar Rute por ver que ela tinha um coração bom e que ela ajudava muito a sua sogra. Eles se casaram e tiveram um filho chamado Obede.

 

Deus abençoou Rute e sua sogra Noemi com uma novíssima família.

 

Deus recompensou a bondade e o amor de Rute. Obede foi avô de Davi.

 

Rute apesar de ser estrangeira, pois era de Moabe, não era do povo de Israel, foi recompensada por Deus porque teve seu nome na Bíblia e foi incluída na linhagem de Davi (Rute 4: 21-22). O fim dessa genealogia, dessa linhagem é Jesus Cristo! Que privilégio de Rute!

 

Vocês viram como compensa sempre servir a Deus de coração? Ser bondoso, ajudar, amar as pessoas? Vamos seguir o exemplo de Rute?

 

Aula de Rute 005

 

Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para servi-lo de coração, para sermos bondosos e demonstrarmos amor para as pessoas.

 

Cânticos: cante com alegria: Deus é bom pra mim; Eu tenho um Deus mui grande; Eu amo a meu Senhor; Amando, amando a meu Senhor.

 

Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo

 

Trabalho manual:

 

Aula de Rute 006

Aula de Rute 007

Aula de Rute 008

 

Aula de Rute 009

 

– Não se esqueça de deixar seu comentário sobre mais essa Aula do Blog!

 

– Inscreva seu e-mail para receber as próximas postagens.

 

– As imagens desse post foram retiradas da internet para fins de ilustração.

 

 

POSTADO POR

5 comentarios

  • nancione mota oliveira silva 1 ano ago
     
     

    Muito bom amei.

    Responder
  • Iracema 1 ano ago
     
     

    Gosto muito de ler as histórico bíblicas

    Responder
    • Denise oliveira 1 ano ago
       
       

      Ola,gostei muito desta passagem ,vou passar hoje para as crianças da nossa congregaçao.
      Muito obrigada.

      Responder
  • elizabeth maria 1 ano ago
     
     

    gostei direto e simples …

    Responder
  • Roberta Aguiar 1 ano ago
     
     

    Muito boa a lição!
    Amei…

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us