Aula Bíblica Primários #18 (Unid. 2) – Habacuque

Hoje seguimos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. O tema dessa Unidade 2 é Profetas de Deus.

Na Aula Bíblica Primários #18 (Unid. 2), iremos contar a história do Profeta Habacuque. Vamos ao ensino bíblico:

Objetivo da Unidade 2: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.

Ideias para o ensino:

1 – Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.

2 – Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.

3 – Conte a história retirando as figuras da Bíblia.

Revisão:

As crianças precisam sempre de repetição para fixar o ensino. Portanto, faça uma pequena revisão em todas as aulas e um painel com os profetas estudados, relembrando fatos principais.

Os profetas são personagens importantes na Bíblia porque nos ensinam a viver e a obedecer a Deus. Saberemos suas qualidades e também seus defeitos, lutas, medos e dificuldades.

Naquela época, Deus falava com o povo através dos profetas.

Os profetas eram escolhidos por Deus para um trabalho específico.

Os profetas ensinavam e transmitiam o que Deus queria falar para todo o povo. Eles pregavam a Palavra de Deus com muita dedicação e coragem.

Em cada época Deus escolheu uma pessoa diferente para servir, de acordo com a necessidade de seu povo.

Nesta segunda unidade aprenderemos muito com os profetas, mensageiros de Deus.

Faça um painel com o nome dos profetas e fixe o ensino das lições com as perguntas abaixo:

1 – Cite o nome do profeta obediente que foi deixado no templo para aprender as coisas de Deus. (Samuel);

2 – Qual era o nome do profeta contador de histórias? (Natã)

3 – Qual o nome da profetisa que foi também guerreira e juíza? (Débora)

4 – O que o profeta corajoso fez e qual seu nome? (Elias e foi levado aos céus numa carruagem de fogo).

5 – Qual o nome do profeta professor e conte um de seus milagres. (Eliseu, machado).

6 – Quem foi o profeta teimoso que depois pediu perdão e obedeceu? (Jonas).

7 – Quem foi o profeta boiadeiro e missionário? (Amós)

8 – Qual foi a mensagem que o profeta Obadias falou para o povo de Israel? (Julgamento dos descendentes de Esaú).

9 – Qual foi o profeta dos reis e que anunciou a vinda de Jesus na terra muito antes de Jesus nascer? (Isaías)

10 – Qual a mensagem do profeta Oséias? (Castigo para o povo por se afastar de Deus e adorar ídolos, mas também apelo ao arrependimento).

11 – Qual a mensagem que o profeta Joel deixou para o povo? (Falou sobre a segunda vinda de Cristo na terra e o julgamento final e comparou o exército de Deus com a praga dos gafanhotos, pregou sobre o arrependimento e o amor de Deus que perdoa o pecador e livra seu povo).

12 – Qual a mensagem de Miquéias?

Miquéias desde aquela época já alertava o povo de Deus ao arrependimento. O profeta Miquéias também fala que Deus odeia a idolatria, a injustiça social, a rebelião e a religião sem prática; mas ama perdoar os arrependidos. Miquéias também fala da segunda vinda de Cristo para dar vitória total para Israel.

13 – Qual a mensagem de Jeremias?

Jeremias tinha a responsabilidade de expor os pecados do povo, especialmente idolatria. Jeremias escreveu num rolo, com a ajuda do escriba Baruque, todas as palavras que Deus mandou que falasse para o povo.

O livro escrito pelo profeta Jeremias também fala de um tempo futuro quando após 70 anos de exílio o povo voltaria à sua terra. Então Deus faria um novo acordo com Seu povo, e a Lei de Deus seria gravada nos corações. Jeremias foi conhecido como o profeta perseguido e também o profeta chorão.

14 – O que você sabe sobre o profeta Daniel?

Foi levado cativo para a Babilônia cumprindo a palavra do profeta Jeremias. Não se contaminou com o manjar dos deuses, foi governador na Babilônia, interpretou sonhos do rei, foi jogado na cova dos leões porque orava e se ajoelhava somente para Deus, foi o chefe maior entre os sábios da Babilônia, serviu 4 reis da Babilônia e dois persas, profetizou também o reino de Jesus. Revelou também o mistério da escrita na parede.

15 – O que sabe sobre o profeta Ezequiel?

Tinha muitas visões para ensinar o povo. Ex: visão dos ossos secos

16 – O que sabe sobre o profeta Naum?

Falou sobre a destruição da cidade de Nínive.

Primário – Unidade 2 – Profetas de Deus

Aula 18- Habacuque

Texto: Habacuque 1,2,3

Versículo: Habacuque 3: 19 “O Senhor é a minha força”

Cânticos: Meu Deus é tão grande; Jesus, Jesus, minha vida é de Jesus; Deus é bom pra mim.

Ensino:

O livro do profeta Habacuque tem somente 3 capítulos, por isso está entre os profetas menores.

Habacuque em seu livro faz duas queixas a Deus e recebe resposta.

Primeira queixa de Habacuque: Por que o pecado em Judá fica sem castigo? (1: 2-4)

O profeta estava preocupado porque o povo de Judá estava desagradando a Deus e Habacuque não via nenhum castigo para que se arrependessem do pecado.

Deus responde para o profeta Habacuque no capítulo 1: 5-11

Deus disse: o povo da Babilônia castigará Judá

Segunda queixa do profeta Habacuque: Como um Deus justo usa a Babilônia que era ímpia, pecadora, para castigar uma nação mais justa que ela? (1: 12-2:1).

Resposta de Deus para o profeta Habacuque: A Babilônia será castigada, e a fé será recompensada. (2:2-20)

Depois de questionar o modo como Deus estava operando e de pedir manifestações da ira e da misericórdia de Deus como acontecia no passado sobre o povo pecador termina com uma confissão de confiança em Deus.

Habacuque aprendeu que o povo de toda a terra deve guardar silêncio diante do Deus verdadeiro, porque Deus tem todo o poder e sabedoria.

Habacuque 2:20 “O Senhor, porém, está em seu santo templo: diante dele fique em silêncio toda a terra”.

O profeta termina seu livro no capítulo 3 com uma declaração de fé e confiança em Deus. Aprendeu a não questionar as obras de Deus e simplesmente confiar que Ele faz tudo bem feito apesar de muitas vezes não entendermos. Capítulo 3: 17-19 “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força”.

Vamos confiar em Deus sem ficar bravos com os acontecimentos e tristezas que a vida nos reserva.

Vamos simplesmente confiar no Deus todo poderoso e sábio que nos ama.

Vamos seguir o exemplo do profeta Habacuque.

Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para termos fé e confiança de que tudo o que Deus faz é bom apesar de não entendermos no momento.

Lanche: sirva um lanche nutritivo e gostoso

Trabalho manual:


você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.