16 de outubro de 2014

Aula Bíblica Primários #2

Olá, amigos do Blog. Hoje continuamos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. Os primários irão aprender um pouco mais sobre a vida de Abraão, história narrada na Bíblia, em Gênesis 12, e a promessa de fazer dele uma grande nação, tão incontáveis quanto as estrelas do céu…

Aula de Abraao 003

 

  • Unidade 1: Heróis da Bíblia
  • Aula 2: Abraão
  • Versículo: “Deus disse a Abraão: “Sai da sua terra e vá para a terra que eu lhe mostrarei”. Gênesis 12:22
    • Ensino:

O nosso herói de hoje vem da descendência de Sem, filho mais velho de Noé.

Muito tempo depois nasceu Abraão, filho de Terá. Abraão morava em Ur dos caldeus. Um dia, Deus disse a Abraão: “Sai da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo e o abençoarei”.

Vocês acham que Abraão obedeceu a Deus? Ele deveria mudar com toda a família, levando tudo, sem saber pra onde iria. Deixaria seus parentes, sua terra.

Mas o nosso herói conhecia o Deus em quem confiava. A Bíblia diz que ele obedeceu. Abraão sabia que Deus sempre tinha o melhor pra ele e que Deus sempre cuidava dele e da família. Abraão foi um homem de fé. Ele foi com sua esposa Sara, seu sobrinho Ló, seus servos, e levou tudo que tinha.

No caminho surgiu uma briga entre os servos de Ló e os servos de Abraão porque eles possuíam muito gado e não podiam viver na mesma região. O que Abraão, nosso herói, fez?
Abraão disse a Ló: Vamos por fim nessa briga, afinal somos parentes. Aí está a terra inteira diante de você. Ló olhou a terra e viu todo o vale do Jordão, com água e pastagem bem verdinha. Ló escolheu ir morar lá. Abraão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou o seu acampamento para aquele lugar que escolhera, próximo a Sodoma. O problema era que os homens de Sodoma eram perversos e pecadores contra o Senhor.

Vocês observaram o que o nosso herói fez? Eliminou a briga e ainda deu para o seu sobrinho Ló escolher o melhor pedaço da terra. Será que podemos agir assim também? Não brigando e ainda dando o melhor para os outros? Sim, podemos se estivermos bem perto de Deus, conhecendo-o, amando-o e obedecendo-o como Abraão fazia. Olha o premio que Deus deu pra ele!

Disse Deus a Abraão: “De onde você está, olhe para o norte, para o sul, leste e oeste. Toda a terra que você está vendo, darei a você e à sua descendência para sempre”. A tua descendência será tão numerosa como o pó da terra. Deus disse: “Olhe para o céu e conte as estrelas. Assim será a sua descendência”. Quem pode contar as estrelas? São muito numerosas! Então Abraão construiu um altar para agradecer o Senhor pela promessa feita. Depois, Deus mandou anjos na terra para anunciar o nascimento do filho de Abraão, Isaque.

Passado algum tempo, Deus fala para Abraão que destruiria as cidades de Sodoma e Gomorra por causa do pecado dos homens de lá. Então, Abraão intercede por Ló e sua família que ali moravam. E Deus envia dois anjos para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Os anjos também salvaram Ló e sua família por amor a Abraão.

Como era grande o amor de Deus por Abraão! E como Abraão amava a Deus! Eles conversavam! Deus falava e Abraão ouvia e respondia! Cap 22-v1“Deus disse: Abraão! Ele respondeu: eis-me aqui!” Será que hoje podemos conversar assim com Deus? Podemos através da oração. Ficamos perto de Deus quando obedecemos a Sua Palavra, quando demonstramos nosso amor por Deus e pelas pessoas. Vamos procurar seguir o exemplo de Abraão?

O filho de Abraão, Isaque, já era menino quando Deus resolve provar o amor de Abraão a Deus. Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho como holocausto. Será que Abraão passou bem por essa prova? Passou. Abraão confiava em Deus, conhecia-o de perto e sabia das promessas de Deus e por isso tinha certeza que Deus providenciaria um meio para salvar o seu filho Isaque. E foi isso que aconteceu. Deus providenciou uma ovelha para o holocausto. Que amor de Deus por Abraão! E que obediência e confiança Abraão depositava em Deus! Vamos seguir o exemplo de Abraão, o nosso herói da história de hoje?

Deus cumpriu todas as promessas que fez a Abraão. Da descendência de Abraão se formou uma grande nação, a nação de Israel. Abraão, Isaque, Jacó e seus doze filhos formaram as 12 tribos de Israel e uma grande nação até hoje.

Resumo com figuras:

Abraão foi chamado por Deus e obedeceu.

Aula de Abraao 001

Abraão ajudou e salvou seu sobrinho Ló.

Aula de Abraao 002

Deus fez uma promessa para Abraão: formar de sua descendência uma grande nação.

Aula de Abraao 003

Deus promete um filho a Abraão e ele nasce.

Aula de Abraao 004 Aula de Abraao 005

Deus prova Abraão pedindo seu filho como sacrifício e providencia uma ovelha.

Aula de Abraao 006

Deus abençoa a descendência de Abraão, Isaque, Jacó, e as 12 tribos de Israel.

Abraão obedeceu a Deus saindo da sua terra e confiou Nele. Abraão foi abençoado por Deus.

Figura que mostra a viagem de Abraão de Ur para Canaã.

Aula de Abraao 007

Esse é o nosso Deus! Vamos amá-lo, obedecê-lo, conhecê-lo mais? Vamos conversar com Ele em oração?

Oração – Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para ficarmos mais perto Dele.

Trabalho manual – conte a história com fantoche de vara: Abraão, Sara, Isaque e Abraão e Ló. Faça cópias e cole na vareta para que as crianças levem para casa e contem a história completa.

Aula de Abraao 008 Aula de Abraao 009

Lanche – Providencie um lanche gostoso. Monte uma barraca na sala e coma com as crianças dentro da barraca para imitar Abraão e sua família.

POSTADO POR

1 comentario

  • Antonia 3 anos ago
     
     

    Achei maravilhoso as fantasias que as crianças
    Vestiam com o livro a Bíblia.
    Poderiam me dizer como é feita?
    Sou evangelizadora e, gostaria de fazer para minhas crianças.
    Obrigada!

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us