Aula Bíblica Primários #3

Olá, amigos do Blog. Hoje continuamos com as Aulas para as crianças do Primário, com idade de 7 a 8 anos. Os primários irão aprender sobre José, história narrada na Bíblia, em Gênesis.

 

Unidade 1: Heróis da Bíblia

 

Aula 3: José

 

Versículo: “Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você”. Gênesis 41:39

 

Ensino:

 

Quem se lembra das duas histórias de heróis da Bíblia que já contamos? Isso mesmo, falamos sobre Noé e depois sobre Abraão.

 

Faça um quadro das gerações dos heróis e deixe numa das paredes da sala.

 

ISAQUE

JACÓ

JOSÉ

 

Hoje vamos contar a história de mais um herói da Bíblia: José.

 

José era pastor de ovelhas com seus irmãos. O pai de José, que se chamava Jacó, teve doze filhos. Mas Jacó amava mais a José do que aos outros filhos. Então, Jacó fez um manto colorido para José, mas seus irmãos ficaram com ciúmes porque não ganharam um manto assim.

 

Depois, José teve um sonho e contou pra sua família: “Nós estávamos no campo e os feixes de trigo de vocês curvavam-se para o meu”.

 

Depois José teve outro sonho que também contou pra sua família: “O sol, a lua e onze estrelas estavam curvando-se para mim”. Seu pai perguntou: “Isso significa que nossa família irá se curvar para você um dia?” Os irmãos ficaram cada vez mais bravos com ele.

Certo dia, os irmãos de tão bravos e enciumados que estavam, resolveram jogar José dentro de um poço seco.

 

Mas em seguida vieram alguns comerciantes de escravos e os irmãos de José o venderam.

 

Os irmãos de José mentiram para seu pai e disseram que José havia sido morto por um animal selvagem. Mas Deus estava com José. Deus sempre cuida de nós porque nos ama.

 

O pai de José viu a capa suja de sangue e chorou muito porque acreditou que ele estava morto. Os irmãos de José enganaram o pai matando um bezerro e sujando de sangue a roupa de José.

 

Vocês estão vendo que a raiva e o ciúme quando guardados no coração levam ao pecado? Eles jogaram o irmão num poço seco, depois ainda o venderam para os comerciantes, repartiram o dinheiro entre eles, mataram um animal sem precisar e mentiram para o pai. O pecado separa a pessoa de Deus. Eles tiveram que viver com a consciência pesada por muito tempo. Se você tem raiva, ciúmes e briga com seus irmãos, peça perdão logo pra Deus. Só Deus é capaz de perdoar você e limpar seu coração do pecado.

 

José foi vendido pelos comerciantes no Egito. Ali trabalhou para um homem muito rico e depois foi preso, mesmo sem ter feito nada de errado. Mas mesmo na prisão, José confiou que Deus iria ajudá-lo. Que exemplo pra nós! José sofreu tanto e não se revoltou contra Deus em momento algum. Ele conhecia o Deus de Abrão, Isaque e de seu pai Jacó. Ele sabia que Deus sempre faz o melhor para seus filhos, mesmo quando não entendemos no momento.

 

José ficou na prisão confiando que Deus iria ajudá-lo. José fez amizade com alguns prisioneiros e até o guarda da prisão confiava em José, deixando que ele cuidasse dos presos. Um dia, um dos presos, o provador de vinho do Faraó teve um sonho. Ele disse “Eu estava colhendo uvas e espremendo dentro do copo de Faraó. Depois entreguei o copo em suas mãos. O que isso significa José”? Ele respondeu: “Você será provador de vinho para Faraó outra vez. Quando você estiver livre, não se esqueça de mim. Ajuda-me a sair da prisão também”. E realmente aconteceu o que José tinha falado. O provador de vinhos saiu da prisão e voltou a servir Faraó. Mas ele se esqueceu de José. Que prova! Dava pra desanimar! Mas José não desanimou, continuou confiando em Deus.

 

Mais tarde, Faraó teve dois sonhos estranhos. Ele queria que alguém explicasse os sonhos pra ele. Os sábios do palácio não conseguiram explicar. Então, o provador de vinhos lembrou-se de José e disse que conhecia uma pessoa que poderia explicar o sonho para Faraó.

 

E com a ajuda de Deus, José disse a Faraó o que o seu sonho significava. Faraó viu sete vacas gordas e sete vacas magras. As vacas magras comeram as vacas gordas e continuaram magras. Depois viu sete feixes de trigo grandes e sete feixes mirrados. Os mirrados engoliam os grandes e continuavam mirrados. José disse: os sonhos significam que nos próximos sete anos, colheremos bastante alimento. Depois, por mais sete anos, não colheremos comida suficiente porque não haverá chuva.

 

Vamos precisar estocar muito alimento nesses sete anos de fartura para que possamos suprir a fome que vem nos sete anos seguintes. Faraó precisa achar um homem sábio que faça isso.

 

Depois que José explicou os sonhos, Faraó disse: José, você é um homem muito sábio. Vou fazer de você governador do Egito. E José juntou muita comida para os tempos da fome que viria.

 

Nos sete anos de fome seus irmãos vieram para o Egito comprar comida das mãos de José, sem saber que era ele o governador do Egito e responsável por todo aquele alimento estocado.

 

O que será que aconteceu? Será que José conseguiria perdoar seus irmãos por toda tristeza e separação da família que passou?

 

Sim, José conhecia o Deus de seus pais de perto, confiava Nele, sabia que Deus sempre faria o melhor. Então, José abraçou seus irmãos e os perdoou.

 

Pediu que trouxessem seu pai para morar no Egito com toda a família porque a fome levaria alguns anos ainda para acabar. Que exemplo para ser seguido! Esse é o nosso herói bíblico de hoje. Vamos seguir o exemplo de José?

 

Então o pai de José e seus irmãos se lembraram daqueles sonhos de José. Seus irmãos se arrependeram de tudo aquilo que fizeram e viveram todos unidos.

 

Oração: Ore agradecendo a Deus pela Bíblia que nos ensina a viver e amar. Agradeça a Deus pela família, pelos irmãos e pelo cuidado de Deus por nós. Peça a ajuda de Deus para aprendermos com o exemplo de José.

 

Lanche: sirva um lanche gostoso.

 

Trabalho manual: forre com papel grosso as mesas ou uma parte do chão da sala para que as crianças desenhem juntas e pintem as cenas da história do nosso herói de hoje. Depois, faça um mural e deixe exposto num canto da sala.

 

 

Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós!

 

 

você pode gostar também:

1 comentário

  1. gennyffer suellen Diz

    muito bom essas historinhas e peço que me mande por e-mail .trabalho com crianças na igreja….e sta me ajudando muito com essas historia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us