Aula Bíblica Principiantes #11 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos para a 11ª lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. As crianças irão aprender sobre o Sonho de Jacó, na passagem bíblica de Gênesis 28.

 

Vale lembrar: O currículo de Principiantes traz por narrativas bíblicas em ordem cronológica com a finalidade de apresentar uma visão panorâmica da Bíblia para que elas comecem a entender: Quem é Deus? O que ele faz? Qual a razão da nossa vida? Como devemos viver?

Unidade 1- Conhecendo Deus

Aula 11 – O Sonho de Jacó

  • Texto: Gênesis 28
  • Ideias para o Ensino

1 – conte a história com um boneco, mala pequena, pedra pra fazer de travesseiro, pedras para empilhar, anjos de papel, escada pequena de brinquedo.

2 – complete o painel com as figuras das histórias para recordação da sequência.

  • Lembrancinha da Aula:

Dobre um papel amarelo para servir de escada, faça anjos de papel, escreva o versículo no topo da escada, cole os anjos na escada.

 

 

  • Brincar:

Brinque com as crianças também e aproveite o tempo para observar suas atitudes e corrigi-las com amor. Leia para elas, aproveitando esse momento livre enquanto todos chegam.

Mostre os cantinhos da Bíblia, da Oração, e o painel das histórias bíblicas. O outro professor da sala deve receber as crianças e dar atenção para os pais. Procure variar os brinquedos deixados na sala. Apresente às vezes um brinquedo novo para despertar a curiosidade.

  • Louvor:

Cante: “obedecer é mais que importante é prova de amor…”; “Bíblia, meu livro companheiro..”; “Sei que a Bíblia é a Palavra de Deus”; “Deus me ama, a Bíblia diz”; “Onde eu aprendo a amar meu irmão? Eu sei!”; “B-I-B-L- I-A (3x) eu aprendo na Bíblia”; “Eu tenho um Deus mui grande”.

Você também pode cantar outros cânticos que conhecer referentes ao ensino. Faça o momento de louvor sempre especial, distribua instrumentos de musicalização infantil, movimente-se com as crianças, faça gestos, mostre figuras ilustradas.

  • Versículo:

Abra a Bíblia no versículo, fale da importância da Bíblia, do respeito que devemos ter ao lê-la. Coloque o dedo da criança no versículo, leia pra ela, repita e explique o que quer dizer.

 

  • Ensino

Mostre o painel de recordação com as figuras principais das lições anteriores para fixar o ensino. Mostre que em todas as lições anteriores as pessoas precisaram escolher entre obedecer e desobedecer a Deus.

As que obedeceram a Deus foram felizes e as que desobedeceram não foram felizes. Vocês se lembram de que Jacó enganou seu pai dizendo que era Esaú pra receber a benção de Deus? O que aconteceu depois?

Ele precisou fugir porque seu irmão ficou muito bravo com ele e queria matá-lo. Jacó precisou deixar sua mãe que amava tanto para fugir do seu irmão. Ele nunca mais viu sua mãe porque ia viver num lugar distante. Jacó viajou muitos quilômetros, pois ia para a casa de seu tio Labão, irmão de sua mãe, que morava muito longe.

 

Uma noite, durante a viagem, Jacó deitou-se no chão, usando uma pedra como travesseiro. Ele deve ter pensado: “em casa tinha cama, travesseiro, comida e amor dos meus pais e agora estou aqui dormindo no caminho com uma pedra de travesseiro.

Não devia ter enganado meu pai e meu irmão”. Depois disso dormiu e sonhou com uma escada que ia até o céu, e os anjos subiam e desciam nela. Deus disse: “Eu sou o Deus de Abraão e Isaque. Darei a você e a seu povo a terra na qual você está deitado. Estou com você e cuidarei de você aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra”. Na manhã seguinte, quando Jacó acordou, disse: “O Senhor Deus está neste lugar!”.

Então, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, fez uma coluna, derramou óleo e chamou aquele lugar de Betel, casa de Deus. Jacó disse: “Se Deus estiver comigo e cuidar de mim nesta viagem e me levar um dia de volta para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus”. Depois disso, Jacó louvou a Deus e continuou a viagem.Vocês viram que Deus queria cuidar de Jacó?

Mesmo ele tendo feito uma coisa errada, Deus o amava muito e queria que ele se arrependesse e começasse a fazer coisas certas. Deus nos ama muito também! Ele quer cuidar de nós e nos ensina a fazer coisas certas como não brigar com o irmão ou com os amiguinhos, obedecer a nossos pais, amar e ajudar as pessoas.

Se você fizer alguma coisa errada como Jacó fez, peça perdão a Deus, porque Deus é seu amigo, quer cuidar de você e perdoa nossa desobediência.

  • Oração:

Ore com as crianças pedindo perdão dos erros e pedindo ajuda para fazer coisas certas. Diga que ama a Deus, peça que Ele cuide de você e das crianças, citando cada nome dos alunos.Lanche- Ponha as crianças sentadas em volta da mesa com guardanapos e canecas de plástico e sirva o lanche.

 

  • Trabalho Manual:

Faça o trabalho manual para fixação e deixe que levem para casa a fim de que os pais recordem a lição durante a semana. O trabalho manual está sugerido acima, na lembrancinha da aula. Você também pode fazer com as crianças, de massinha, uma pedra grande (aquela que serviu de coluna e adoração). Escreva o versículo e prenda na pedra de massinha ou escreva na própria pedra com palito de dente.

  • Brincar:

Deixe que as crianças brinquem livremente sob seus cuidados. Você pode sugerir que elas representem a história. Forneça o material necessário para essa atividade se elas demonstrarem interesse.

  • Esta foi mais uma Aula Bíblica do nosso currículo para Principiantes (crianças de 3 e 4 anos). Lembre-se inscrever seu e-mail ao lado direito desta página para receber todos os novos posts em primeira mão.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo, e assim nos ajude a divulgar a mensagem desse Blog.
  • Até a próxima!
você pode gostar também:
4 comentários
  1. GEISYANNE comentou:

    Quero receber as novidades aqui publicadas

  2. Alessandra Santos comentou:

    Amei. Gostaria de receber outras histórias.

  3. Erivone Reis comentou:

    Gostei muito deste blog e quero receber as novidades aqui publicadas.
    Deus abençoe poderosamente este ministério.
    Forte abraço!!

  4. Cleide Lúcia Eurico comentou:

    Muito bem explicado..me ajudou muito,Deus abençoe!!!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.