Aula Bíblica Principiantes #16

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a 16ª lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. As crianças irão aprender o desfecho da história de José, e como ele acaba perdoando e salvando sua família. Essa história é narrada em Gênesis 42 e 43.

 

Unidade 1- Conhecendo Deus

 

Aula 16 – José Salva sua Família

 

  • Texto: Gênesis 42 e 43

 

  • Versículo: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará”. Salmo 37:5

 

  • Ideias para o Ensino:

 

1 – conte a história com bonés pendurados numa vareta para representar os irmãos de José e um boné diferenciado com tecido para José.

2 – conte com bonecos.

3 – represente a história com os alunos e roupas de época.

4 – conte a história com talheres de plástico para representar os personagens

5 – conte a história com caixas pintadas

6 – conte a história com figuras ou com rolo de papel.

 

 

  • Lembrancinha da aula: as ideias estão no trabalho manual. Escreva também o versículo.

 

  • Brincar: brinque com as crianças enquanto todas chegam. Este também é um momento importante da aula porque criança que brinca aprende e professor que observa e brinca junto pode tirar conclusões das atitudes das crianças e conhecê-las melhor para ensinar com eficácia.

 

  • Louvor: Quando achar o momento adequado guarde os brinquedos e comece o período de louvor, mostrando o relógio de mudança de atividade. Cante com muita alegria, use figuras para ilustrar e instrumentos musicais próprios para introduzir o gosto musical na criança. Primeiro cante musicas animadas e com movimentação, depois cante musicas referentes à história. O louvor sempre é um momento muito esperado pela criança, então capriche e forme novos adoradores.

 

  • Versículo: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará”, Salmo 37:5. Abra a Bíblia, fale de sua importância e leia o versículo para as crianças. Deixe que elas repitam para decorar. Explique cada palavra para que entendam bem o que significa. Não deixe de escrever o versículo no trabalho manual para que os pais recordem durante a semana o ensino dado.

 

Faça um cantinho para os versículos do mês ou da unidade.

 


Ensino:

Vocês estão lembrados que Faraó teve dois sonhos: um com 7 vacas gordas e 7 vacas magras e outro com espigas boas e espigas secas? Vocês se lembram que José com a ajuda de Deus falou o que significava o sonho para Faraó? O que Faraó fez depois disso? Isso mesmo. Faraó nomeou José para ser governador do Egito. Deus estava realizando seu plano na vida de José. De prisioneiro para governador do Egito.

 

Pelos primeiros sete anos, José foi encarregado de guardar comida para o povo do Egito. Desta forma, quando os anos difíceis chegassem, ainda haveria bastante comida para eles comerem.
Então chegaram os sete anos maus, de grande fome na terra, e as pessoas de outras cidades não tinham comida suficiente. Até mesmo a família de José não tinha comida suficiente para comer. Então o pai de José enviou seus filhos ao Egito para comprarem um pouco de comida.

 
Quando os irmãos chegaram no Egito, eles foram até José e se curvaram diante dele. Eles não sabiam que ele era o seu irmão.

 

Mas José sabia. José vendeu um pouco de comida para eles, e eles partiram de volta para casa. Algum tempo depois eles voltaram para comprar mais comida. Como José tinha sonhado, eles se curvaram diante dele outra vez. Finalmente José disse a eles: “Eu sou o irmão de vocês, aquele que vocês venderam como escravo na caravana para o Egito”. Seus irmãos ficaram com muito medo!

 


Mas José falou para eles não ficarem com medo. José disse: “Deus planejou isso para o bem de nossa família.

 


Deus tinha um plano especial para mim.” Então todos eles se abraçaram. Os irmãos de José apressaram-se em voltar para casa. Eles contaram ao pai o que tinha acontecido.

 

José mandou buscar seu querido pai para viver no Egito com toda a sua família.
Agora José poderia cuidar de todos e ninguém passaria fome. Jacó ficou muito feliz porque seu filho querido José estava vivo.

 

Como Deus é bom e cuida de nós! José apesar de tanta tristeza que passou sabia que podia confiar em Deus. Ele sabia que Deus o amava e que cuidaria sempre dele fazendo o melhor.

 

E nós também podemos aprender com José a confiar em Deus. Sabemos que Deus nos ama e que fará sempre o melhor para nós, mesmo que não dê para entender no momento. Vamos confiar sempre em Deus?

 

  • Oração: faça com as crianças uma oração pedindo a ajuda de Deus para confiar Nele sempre.

 

  • Lanche: Prepare um lanche gostoso e ponha na mesa com as crianças sentadas em volta. Agradeça a Deus pelo lanche.

 

  • Trabalho manual:

 

1 – amplie as figuras e deixe que as crianças colem no rolo de papel, cada figura separadamente.

 

2 – deixe que as crianças desenhem o rosto de cada um dos irmãos de José.

 

  • Brincar: Deixe que as crianças brinquem com os cantinhos que montou para a aula ou recontando a história e pegando os objetos. Se elas preferirem podem brincar com os brinquedos variados da sala de aula até a chegada dos pais.

 

 

  • Esta foi mais uma Aula Bíblica do nosso currículo para Principiantes (crianças de 3 e 4 anos). Lembre-se inscrever seu e-mail ao lado direito desta página para receber todos os novos posts em primeira mão.

 

  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo, e assim nos ajude a divulgar a mensagem desse Blog. Até a próxima!

 

você pode gostar também:

1 comentário

  1. Aucilene Broto Diz

    Olá, Boa tarde.

    Gostaria de saber porque não aparecem as figuras de muitas lições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us