27 de outubro de 2014

Aula Bíblica Principiantes #19

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a 19ª lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. As crianças irão aprender a história da libertação do povo de Deus do Egito e as 10 pragas.

Aula 10 Pragas 013

Aula 19 – As Dez Pragas

Texto: Êxodo 7-11

Versículo: “O nosso Deus está nos céus e pode fazer tudo o que lhe agrada”, Salmo 115:3.

Ideias para o ensino:

– Retire da Bíblia de caixa de papelão as figuras da história para criar suspense.

Lembrancinha da aula: Faça um livrinho com as figuras das 10 pragas e escreva o versículo. Tire cópia das figuras da lição.

Brincar: Deixe que as crianças brinquem logo ao chegar à sala de aula para que se sintam à vontade. Em determinado momento mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças e leve-as para o cantinho do louvor.

Louvor: Distribua os instrumentos para o louvor colocando-os no tapete e as figuras para ilustrar o louvor. Cante as músicas com movimentos e depois as mais calmas para preparar as crianças para a história. Este momento deve ser animado e deve despertar a curiosidade para a música. Ensine a criança a louvar o único e poderoso Deus de todo o coração, com alegria, reconhecendo quem é Deus.

Sugestão: Eu tenho um Deus mui, mui, mui grande; Louvai-o, Louvai-o todas as crianças; Deus é bom pra mim; Deus me ama, a Bíblia diz. Deus me ama eu creio sim. Deus me ama que vou fazer? Entrego a Ele o meu viver; Tão grande é meu Deus, meu Deus é tão grande que todas as coisas criou. Os montes são Dele, os rios são Dele, as estrelas são Dele também. Tão grande é meu Deus, meu Deus é tão grande que todas as coisas criou.

Assim que terminar o momento de louvor mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras com as crianças e leve-as para o cantinho da história.

Versículo: mostre a Bíblia, fale da importância dela e leia o versículo para a criança explicando. Em seguida conte a história:

Ensino:

Vocês se lembram da história da Bíblia que contamos na aula passada? Isso mesmo, Deus falou com Moisés de uma árvore com fogo, mas que não se queimava. E também Deus transformou o cajado de Moisés em cobra. Deus falou pra Moisés que ele deveria ir para o Egito libertar o seu povo da escravidão.

Aula 10 Pragas 001

Será que Moisés foi? O que vocês acham? Hoje vamos continuar contando essa história da Bíblia pra vocês conhecerem mais um pouco do nosso Deus que tem todo o poder e que ama seu povo.

Sim. Moisés obedeceu e voltou para o Egito. Logo que Moisés chegou ao Egito foi para o palácio de Faraó com Arão seu irmão. Eles disseram para Faraó: “Você deve libertar os israelitas da escravidão. Se você não fizer, Deus irá puni-lo”. Faraó disse: “Não! Eu não conheço o seu Deus!” Então Faraó fez os israelitas trabalharem ainda mais.

Aula 10 Pragas 002

Deus não estava contente com Faraó porque ele desobedeceu a sua ordem e não deixou seu povo sair do Egito. Então, Deus transformou as águas do principal rio do Egito em sangue.

Aula 10 Pragas 003

Mas Faraó disse: “Eu nunca deixarei os israelitas partirem”.

Então Deus enviou rãs para o Egito. Elas ficavam em todos os lugares, dentro de casa, nas ruas, saltando por toda a parte.

Aula 10 Pragas 004Faraó disse pra Moisés: “Acabe com as rãs e eu deixarei seu povo ir”. Então Deus mandou embora as rãs.

Mas quando Deus retirou as rãs, Faraó mudou seus pensamentos e disse: “Não”.

Então, Deus mandou mais pragas para o Egito. Mandou piolhos irritantes.

Aula 10 Pragas 005

Depois vieram moscas agitadas.

Aula 10 Pragas 006

Mesmo assim Faraó não deixava o povo israelita sair do Egito como Deus ordenara. Então, todos os animais ficaram doentes.

Aula 10 Pragas 007

Depois a pele dos egípcios ficou cheia de feridas.

Aula 10 Pragas 008

Sempre que Deus retirava a praga, o Faraó não deixava o povo ir.

Vieram chuvas de pedra, trazendo muita destruição.

Aula 10 Pragas 009

Depois muitos gafanhotos que comeram toda a plantação do Egito.

Aula 10 Pragas 010

Ainda assim Faraó não deixava o povo de Deus sair do Egito, depois que Deus retirava a praga.

Depois tudo ficou escuro, não só de noite, mas também de dia.

Aula 10 Pragas 011

Algumas vezes Faraó dizia que deixaria o povo ir. Mas quando Deus tirava a praga, Faraó mudava de ideia e dizia: “Não”.

Moisés deu uma última mensagem de Deus para Faraó: “Se você não deixar meu povo ir, o primeiro filho menino de cada família egípcia irá morrer”. Faraó recusou-se a ouvir. Assim, Deus cumpriu sua promessa.

Aula 10 Pragas 012

Naquele dia o povo egípcio chorou muito a morte de seus filhos que nasceram primeiro em cada família.

Mas Deus protegeu os filhos dos israelitas que confiaram e obedeceram a Deus passando o sangue de um cordeiro nas portas de suas casas. Ali a morte não passou.

Aula 10 Pragas 013

Depois dessa última praga, Faraó não resistiu mais e disse: “Vão agora”.

E assim Deus tirou o povo da escravidão do Egito e Moisés levou o povo para outro lugar que Deus preparou.

E você acredita nesse Deus que é único e poderoso? Sabe que Deus pode fazer tudo o que quer? Sabe que Deus também ama e cuida de você todos os dias? Vamos também amar e obedecer a Deus? Vamos conversar com Deus agora?

Oração: Ore com as crianças. Mostre uma figura de crianças orando. Lembre as crianças de que Deus falou com Moisés também. Peça a Deus que cuide de cada criança. Agradeça a Deus por todas as coisas que ele sempre dá para todas elas e peça ajuda para que cada uma seja obediente a Ele.

Lanche: sirva um lanchinho gostoso.

Trabalho Manual: Faça o livrinho com as crianças e relembre as 10 pragas.

Brincar: Deixe que as crianças brinquem à vontade sob sua observação até a chegada dos pais.

Não esqueça de deixar seu comentário. Sua opinião é valiosa demais para nós. =)

POSTADO POR

1 comentario

  • Adriele 3 anos ago
     
     

    Muito até eu gostei muita das dicas e é do jeito d contar

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us