Aula Bíblica Principiantes #2 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos para a segunda lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos.

O currículo de Principiantes será formado por narrativas bíblicas em ordem cronológica com a finalidade de apresentar uma visão panorâmica da Bíblia para que elas comecem a entender: Quem é Deus? O que ele faz? Qual a razão da nossa vida? Como devemos viver?

Clique aqui e confira a aula anterior.

Unidade 1- Conhecendo Deus

Aula 2: Adão e Eva desobedeceram

Pensamento bíblico – Salmo 119:2 “Como são felizes os que obedecem”.

  • Brincar:

1 – Faça um painel com natureza e Adão e Eva no jardim. Use flanelógrafo ou caixa com areia ou painel de TNT ou EVA na parede ou porta figuras ou bonecos.

2 – Providencie várias figuras de crianças que estão obedecendo e desobedecendo.

3 – Ponha um espelho dentro de uma caixa surpresa.

4 – Monte um cantinho da criação numa mesa com vários animais de plástico, plantas, ninhos, folhas, flores, figuras de frutas.

  • Lembrancinha da aula – figura para colorir de criança obedecendo. Escreva o versículo.
  • Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
  • Louvor – mostre o relógio de mudança de atividade e uma figura com crianças cantando. Comece a guardar os brinquedos com a ajuda das crianças e distribua os instrumentos ou figuras de louvor para iniciar o período. Cante: “Deus me ama, a Bíblia diz”; “O mundo de Deus”; “Deus criou os bichos com muito carinho, todos para o seu louvor”; “Louvai-o”; “Deus é bom pra mim”; “Obedecer é mais que importante, é prova de amor”; ou outro cântico que souber relacionado com o assunto da aula.

Assim que terminar esse período de louvor, mostre o relógio de mudança de atividade e a figura da Bíblia. Guarde os instrumentos e figuras de louvor com a ajuda das crianças e sente-se com elas na mesa em U para ensinar o versículo e a história Bíblica.

  • Ensine o Versículo – Abra a Bíblia, leia o versículo, repita com as crianças, explique as palavras e aplique na vida delas e na sua. Salmo 119:2 – “Como são felizes os que obedecem”. Mostre uma carinha desenhada com rosto bem sorridente de um lado e um rosto triste do outro lado (representando o desobediente).
  • Para motivar a aula, deixe a caixa surpresa fechada com o espelho dentro no lugar em que você fará o ensino.

 

Comece dizendo: Vocês conseguem lembrar a história que contei na aula passada? Isso mesmo, Deus criou tudo: luz, dia, noite, sol, lua, estrelas, aves, peixes, animais, plantas, frutas, água, céu, terra, árvores, as flores, mares, lagos, rios e o homem e a mulher.

 

Quem sabe o nome do primeiro homem e da primeira mulher? Certo: Adão e Eva. De tudo o que Deus criou, o que foi mais importante? A resposta está dentro desta caixa surpresa.

Abra a caixa, retire o espelho e mostre o rosto de cada criança presente. A resposta é que você é mais importante pra Deus. Deus é Criador e Deus é Amor. Ele ama muito cada um de nós que Ele criou. Ele também amou Adão e Eva e deu um lindo jardim chamado “Jardim do Éden”. 

 

Ali havia rios com água bem limpinha, frutas deliciosas, flores e todo tipo de animais, (mostre as figuras) Deus deu uma tarefa para o homem: cuidar bem daquele jardim e dar nome a todos os animais. Adão obedeceu e deu nome a todos os animais. Deus ficou muito feliz com a obediência deles e todos os dias passeava pelo jardim e conversava com Adão e Eva.

 

Então, um dia, Deus chamou Adão e Eva para uma conversa séria. Deus disse que os dois poderiam comer frutos de todas as árvores, menos do fruto da árvore que ficava no meio do jardim.

Mas um dia, sabem o que aconteceu? Adão e Eva desobedeceram a ordem de Deus e comeram do fruto daquela árvore proibida.

 

Que triste, eles não obedeceram a Deus! Deus veio falar com Adão: você comeu do fruto que eu disse para não comer? Adão disse que Eva pegou o fruto, comeu e deu pra ele comer.

 

Deus perguntou pra Eva: porque você fez isto? Ela respondeu que uma serpente disse que não haveria problema. Eles decidiram acreditar mais na serpente do que na voz de Deus, o Criador. Essa desobediência afastou Adão e Eva de Deus, porque Deus não pode conviver com o pecado, e desobedecer é pecado e desagrada a Deus. Deus ficou triste com o pecado da desobediência, mas ainda os amava. Deus precisou expulsar Adão e Eva do paraíso, daquele lindo jardim, por causa do pecado da desobediência.

 

Você já foi desobediente? Toda desobediência traz castigo. Adão e Eva foram expulsos do lindo jardim e você já ficou de castigo? Você sabe que a desobediência desagrada a Deus e nos separa Dele? O que nós precisamos fazer quando desobedecemos? Precisamos pedir perdão a Deus e como Ele nos ama muito, Ele nos perdoa. É simples assim.

  • Oração – mostre a figura de crianças orando. Diga: vamos conversar com Deus? “Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e ouve nossas orações e perdoa nossa desobediência. Nós também queremos dizer que amamos o Senhor, e pedimos que nos ajude a obedecer. Em nome de Jesus, amém.”
  • Lanche – distribua o lanche e agradeça a Deus pela comida.
  • Trabalho manual – prepare a mesa e ponha as diversas figuras de crianças obedecendo, os lápis de cor, caneta para o professor escrever o versículo. Deixe que a criança escolha a figura e pinte com a cor que quiser, enquanto você vai escrevendo o versículo em cada trabalho. Porém, não esqueça que as figuras devem ser grandes pra essa idade pintar e não exija perfeição. Dê lápis de cera porque é mais apropriado para a idade.
  • Brincar – Deixe que as crianças que forem terminando brinquem à vontade. Convide-as para observar o Cantinho da Criação enquanto esperam pelos responsáveis.

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Crianças de 3 e 4 anos, compartilhando suas experiências de ensino.
  • Envie este link para seus amigos nas redes sociais, assim você nos ajuda a divulgar a mensagem. Inscreva também seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:
7 comentários
  1. Glaucia Tristão de Azeredo comentou:

    Amei… Parabéns pelo trabalho, isso nos incentiva a fazer o melhor para a obra de DEus.

  2. Jamile comentou:

    Uma benção esse site!! Amei!

  3. Jamile comentou:

    Pense em uma site maravilhoso!! Deus continue abençoando todos!!

  4. josiane silva mendes comentou:

    estou maravilhada com estes trabalhos …realmente sei e agradeço a Deus por levantar pessoa como vc que trabalha pela obra do senhor.E busca nos encentivar fazer um trabalho dinâmico e rico pra gloria de Deus….

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada Josiane pelo incentivo. Deus abençoe seu trabalho.

  5. salete marinho comentou:

    Muito obrigada por suas postagens, seus materiais são ricos e nos estimulam a fazer o melhor para a glória de Deus. Que o Senhor Deus te fortaleça mais e mais. Beijos

    1. Regina Cobra comentou:

      Salete, o seu comentário me alegrou muito. Obrigada pelo incentivo. Que Deus abençoe seu trabalho e lhe dê forças pra continuar pra glória Dele.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.