Aula Bíblica Principiantes #20 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a 20ª lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. As crianças irão aprender a história da libertação do povo de Deus do Egito e a abertura do Mar Vermelho.

Mar vermelho 3

Aula 20 – O Mar Vermelho

Texto: Êxodo 14

Ideias para o ensino:

– Para contar a história:

Mar vermelho

– Pessoas para colar no mar aberto:

Moises

– Peixes para colar no mar aberto:

Peixes

– Modelo para coluna de fogo e nuvem:

Fogo

Lembrancinha da Aula:

Lembrancinha

Brincar: Deixe que as crianças brinquem logo que cheguem à sala de aula com o que despertar o interesse delas. Isto faz com que se sintam bem. As professoras devem estar atentas às oportunidades de ensino que surgem, desde o momento que a criança chega à porta. O professor pode montar para a aula alguns cantinhos especiais para atrair a atenção da criança: cantinho da história, cantinho do louvor, cântico da Bíblia e livros, cantinho dos brinquedos e outros que achar conveniente. O professor pode variar os cantinhos conforme a aula ou a unidade que está sendo ensinada. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, reúna as crianças e leve-as para o cantinho de louvor.

Louvor: Com alegria distribua os instrumentos de musicalização infantil e as figuras para ilustrar os Cânticos. Em cada aula explique o uso de um instrumento, fale da importância de louvar a Deus. Diga que na história de hoje vamos aprender sobre a irmã de Moisés que louvou a Deus depois que atravessou o Mar Vermelho com todo o povo de Israel para agradecê-Lo. Ensine que sempre devemos agradecer e louvar a Deus com alegria. Cante: “Tão grande é meu Deus”; “Deus é bom pra mim”; “Louvai-o todas as crianças”; ou outro que quiser. Quando terminar o momento de louvor, mostre o relógio de mudança de atividade e leve as crianças para o cantinho da história.

Versículo: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará”. Salmo 37:5. (Mostre a Bíblia, fale de sua importância e ensine o versículo. Depois dê início à história).

Biblia

Ensino:

Vocês estão lembrados da aula passada?

Deus mandou 10 pragas sobre o povo do Egito para que Faraó deixasse o povo de Israel sair da escravidão do Egito. Quem pode dizer uma praga? Recorde com eles rapidamente. Mostre o painel das figuras principais de cada aula na sua sequência. Diga: Este é o nosso Deus! Ele cuidou do seu povo desde o início e cuida de nós também.

Hoje vamos aprender o que aconteceu depois que Faraó deixou o povo de Israel sair do Egito com Moisés.

Moisés levou os israelitas para fora do Egito com tudo o que eles tinham. Eles saíram muito felizes porque sabiam que Deus estava com eles. Durante o dia, Deus enviava na frente deles uma coluna de nuvem (mostre a figura). Durante a noite, Deus enviava na frente deles uma coluna de fogo (mostre a figura). Deus estava guiando Moisés e seu povo para outro lugar. Deus conduziu o povo para perto do mar Vermelho.

Mas, depois que os israelitas saíram do Egito, Faraó se arrependeu novamente de ter deixado o povo ir porque ele ficaria sem os escravos para trabalhar. Então, Faraó reuniu o seu exército e foi buscar o povo. Eles cercaram os israelitas no mar Vermelho e eles não tinham pra onde ir e não sabiam o que fazer.

Farao

Mas Moisés que estava dirigindo o povo disse: “Não tenham medo. Deus irá nos proteger”. Então, a nuvem de Deus veio entre os israelitas e o exército de Faraó. Ninguém conseguia ver nada!

Deus disse a Moisés: “Toque o seu cajado nas águas do mar”.

Mar vermelho 2

Moisés obedeceu e o Senhor Deus abriu o mar para fazer um caminho seco.

Mar vermelho 3

Moisés e os israelitas atravessaram o mar para o outro lado. O exército de Faraó vendo isso foi atrás pelo mesmo caminho perseguindo o povo. Mas, Moisés levantou seu cajado outra vez, e o mar voltou ao normal e se fechou.

Assim Deus salvou seu povo do exército de Faraó e da escravidão do Egito. Moisés e todos os israelitas cantaram louvores a Deus.

Mar vermelho 4

Eles estavam livres e agradeceram a Deus! Eles não eram mais escravos!
E Miriã, a irmã de Moisés louvou ao Senhor com alegria pelo livramento.

Mar vermelho 5

Vocês viram como Deus cuidou do seu povo? Deus cuida de você também! Deus deu uma família que cuida de você dando roupas, comida, uma casa, amigos, a igreja, brinquedos e muito amor. Deus ama muito cada um de nós! Você também quer agradecer a Deus por tudo que Ele dá?

Oração: Mostre uma figura de crianças orando. Explique o que é oração e como Deus fica feliz quando falamos com Ele. Ore com as crianças agradecendo a Deus por tudo o que Ele tem dado e por seu amor e cuidado com cada um de nós.

Mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças em volta da mesa para um lanche.

Lanche: sirva um lanche gostoso. Depois limpe a mesa e mostre o relógio de mudança de atividade.

Trabalho Manual: distribua as cópias do trabalho manual acima indicado e faça com as crianças. Escreva o versículo do dia para recordar durante a semana.

Brincar: Quando terminarem o trabalho manual deixe que as crianças brinquem sob sua observação até que os pais cheguem para buscá-las.

Compartilhe mais essa sugestão de Aula Bíblia Infantil com seus amigos nas redes sociais. E não esqueça de deixar sua opinião, pois ela é muito importante para nós!

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.