Aula Bíblica Principiantes #29 – Rute e Noemi

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a lição “Aula Bíblica Principiantes 29“. Este currículo é voltado para crianças com idade de 3 a 4 anos. A Aula é sobre a história de Rute e Noemi.

 

Aula Principiantes 003 - Rute e Noemi

 

Aula 29 – Rute e Noemi

 

Texto: Rute 1-4

 

Versículo: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus”. Rute 1:16

 

Ideias para o ensino:

 

1- Providencie guardanapos e uma tigela com palitos salgados (biscoito). As crianças ajudarão você a contar a história. As crianças devem se sentar ao redor da mesa. Ponha um guardanapo para cada criança. Coloque a tigela no centro da mesa com os palitos salgados (biscoito). Sempre que você acrescentar um personagem à história, os alunos pegam um palito e ficam segurando. Quando o personagem sair da história, os alunos colocam o palito no guardanapo ao lado deles na mesa. Quando a história terminar, deixe a turma se deliciar com os palitos salgados (biscoitos).

 

2 – Você pode também contar a história com fantoches.

 

Aula Principiantes 001 - Rute e Noemi

 

3 – Pode contar com figuras

 

Aula Principiantes 002 - Rute e Noemi

 

Aula Principiantes 003 - Rute e Noemi

 

Aula Principiantes 004 - Rute e Noemi

 

Lembrancinha da aula:

 

1 – Para fazer fantoches e contar a história em casa

 

Aula Principiantes 005 - Rute e Noemi

 

Brincar:

 

Deixe as crianças brincarem livremente com os brinquedos que você escolheu para essa aula até que todas as outras crianças cheguem. Um dos professores recebe as crianças e os pais, aproveitando para dar algum recado ou fazer um comentário necessário enquanto que o outro professor cuida e observa as crianças que estão brincando. Esses momentos são muito importantes para observação das atitudes das crianças nas brincadeiras para depois incluir numa outra aula o ensino adequado para mudança de atitude.

 

Louvor: Mostre o relógio de mudança de atividade e a figura de louvor, comece a guardar os brinquedos com a ajuda das crianças, chamando-as para o tapete e iniciando o louvor. Faça gestos, movimentação, mostre figuras adequadas para os cânticos, e use alguns instrumentos de musicalização infantil. Fale da importância do louvor e ensine que Deus se agrada muito quando louvamos de coração, com alegria.

 

Cante: Louvai-o todas as crianças, Deus é amor; Eu tenho um amigo que me ama, Seu nome é Jesus; Obedecer é mais que importante, é prova de amor; Deus é bom pra mim ou outro que souber. Assim que terminar o momento de louvor, peça ajuda das crianças para guardar as figuras e instrumentos, mostrando o relógio de mudança de atividade e leve as crianças para a mesa com cadeiras iniciando o período de versículo e ensino.

 

Versículo: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus” Rute 1:16. Abra a Bíblia e ponha o dedo da criança no versículo e leia com ela. Explique o versículo. Diga que Deus é amor, que cuida de nós e se alegra quando amamos as pessoas. Devemos amar nossa família e todas as outras pessoas, devemos evitar brigas, procurar ajudar e tratar bem a todos.

 

Ensino:

 

Há muito, muito tempo, havia na cidade de Belém uma moça chamada Noemi. Cada criança segura um palitinho. Noemi se casou com um rapaz muito bom e ela era muito feliz. Outro palito nas mãos das crianças. Noemi e o marido tiveram um filho muito esperto. Noemi ficou ainda mais feliz. Outro palito. Mais tarde, tiveram outro filho cheio de energia. Mais um palito na mão. Noemi nunca imaginou que pudesse ser tão feliz. Uma, duas, três, quatro pessoas na família feliz. Mande as crianças contarem os palitos em suas mãos.

 

Os meninos cresceram e se casaram com duas moças lindas. As crianças pegam dois palitos. Agora a família de Noemi tinha uma, duas, três, quatro, cinco, seis pessoas. As crianças contam seus palitos.
Um dia, aconteceu algo muito triste. O pai morreu. Os alunos colocam um palito no guardanapo. Mais tarde, os dois filhos morreram. Dois palitos vão para o guardanapo. Agora havia somente uma, duas, três pessoas na família de Noemi. As crianças contam os palitos em suas mãos. Noemi nunca pensou que seria tão infeliz na vida.

 

Noemi morava muito longe de sua família e de seus amigos e sentia-se muito sozinha. Noemi disse às noras: “Meninas, eu vou voltar para minha terra. Vocês podem ficar aqui com suas famílias”. Noemi se despediu das noras com um beijo e todas choraram. Uma nora disse: “Então, adeus dona Noemi”. Um palito vai para o guardanapo.

 

Noemi começou a caminhar. Ela nunca se sentiu tão sozinha! Mas a outra nora, chamada Rute, correu atrás dela, dizendo: “Vou ficar com a senhora. Aonde a senhora for, vou junto, e o seu Deus será o meu Deus”.

 

O que vocês acham que Noemi sentiu ao ouvir isso? Ela ficou muito feliz porque agora não ficaria mais sozinha.

 

Agora só havia as duas mulheres na família de Noemi, mas ela já estava se sentindo melhor! As crianças contam os palitos em suas mãos.

 

Rute e Noemi caminharam e caminharam por muitos dias. Quando chegaram à cidade de Noemi, estavam famintas, mas não tinham mais nada para comer. Rute, então, foi trabalhar numa lavoura; ela recolhia os grãos que os outros trabalhadores deixavam para trás. Rute sabia que se ela juntasse muitos grãos, poderia transformá-los em farinha e assar pão para ela e Noemi matarem a fome. Elas fizeram pães e tiveram um ótimo jantar.

 

Boaz, o dono da lavoura, viu Rute trabalhando, e teve vontade de ajudar a moça.

 

Rute e Boaz se conheceram, gostaram um do outro e se casaram. As crianças pegam um palitinho, que juntam aos outros dois em suas mãos. Agora Noemi, Rute e Boaz formaram uma família muito feliz. As crianças contam os palitos.

 

Mais tarde, Rute e Boaz tiveram um filho lindo. Mais um palito na mão. Agora havia uma, duas, três, quatro pessoas na família de Noemi. Contem os palitos. Quando o menino cresceu, ele se casou e teve muitos filhos.

 

Deus abençoou Noemi e Rute porque elas resolveram confiar em Deus. Elas sabiam que Deus tomaria conta delas quando estavam com fome, muito tristes por perderem a família. Deus estava com elas e deu uma nova família para alegria delas.

 

Também podemos confiar em Deus como Noemi e Rute confiaram.

 

Oração: Mostre uma figura de crianças orando. Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para confiar Nele. Agradeça a Deus por tudo o que Ele já deu.

 

Aula Principiantes 006 - Rute e Noemi

 

Lanche: deixe que as crianças comam os palitinhos e o cereal. Esconda saquinhos com cereal matinal (sucrilhos) na classe para cada aluno e peça a eles que procurem o seu para o lanche (como Rute fez para colher sua comida).

 

Trabalho manual:

 

1 – Providencie várias figuras de revistas com coisas boas que Deus nos dá e recorte para que as crianças colem numa folha de papel. Exemplos: família, casa, animal de estimação, sol, lua, noite para descanso, crianças brincando, água, comida. Escreva em cada folha- Deus cuidou de Rute. Deus cuida também de nós.

 

2 – Montem com as crianças os fantoches para que contem a história em casa.

 

Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente sob sua visão até que seus pais cheguem.

 

Aula Principiantes 007 - Rute e Noemi

 

 

 

 

* Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão. O que você achou? Deixe nos comentários. Sua opinião é muito valiosa para nós!

 

* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrar as passagens.

 

 

você pode gostar também:

8 Comentários

  1. Amanda Diz

    Estou maravilhada com a forma de apresentar essa aula. Parabéns pelo trabalho, que Deus continue lhe abençoando!

  2. mailde Diz

    Maravilhoso essas histórias

  3. Cristiane Cypriano oliveira Diz

    A paz!!!!
    Maravilhosa encenação dos políticos, estou muito feliz por achar seu blogue pois hj estou trabalhando com crianças desta idade e me falta idéias de como reproduzir a história de um jeito simples, fácil e prático para o entendimento dos pequeninos.Deus te abençoe e te guarde e te dê mais e mais sabedoria para continuar este trabalho de excelência que é para o nosso Senhor é Jesus Cristo.
    Um grande abraço.
    Cristiano Cypriano

  4. GLADIS CASSAPIAN BARBOSA Diz

    Amei a ideia de usar os palitos…super acessível às crianças!!!
    de fato a história tem um erro, está escrito que Noemi teve o filho com Boaz….

  5. Bruna Diz

    Querido vc errou o personagem. Não foi Noemi q teve filho com boas e sim RUTE

  6. Tatiane Diz

    Parabéns pelo conteúdo e estratégia, gostei muito visitarei mais vezes

  7. Marcia Godinho Diz

    Primeira vez que entro nessa página, gostei muito, facilita nosso trabalho. Deus abençoe vocês
    .

  8. Soraia Diz

    Shalom Tia!

    Estou muito agradecida pelo seu esforço e dedicação.
    A sua aula é completa como eu imaginava em fazer mas não sabia como.
    Vou pegar como matriz para ver se consigo montar uma, se eu conseguir te mando para sua analise.
    PArabéns senti a excelência em toda a preparação.
    Beijos no coração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us