30 de julho de 2015

Aula Bíblica Principiantes #30 – A oração de Ana

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a lição “Aula Bíblica Principiantes 30“. Este currículo é voltado para crianças com idade de 3 a 4 anos. A Aula é sobre a história de Ana.

Aula principiantes 012

 

Aula 30 – A oração de Ana

 

Texto: 1 Samuel 1:1-20

 

Pensamento bíblico: 1 Samuel 2:1 Ana orou assim: “Meu coração se alegra em Deus”.

 

Ideias para o ensino:

Aula principiantes 001

 

Contar com personagens feitos com rolo. Ou com bonecos.

Aula principiantes 002

 

Lembrancinha da aula:

Faça cópias das figuras e fantoches de vara. Ana chorando por querer um filho e Ana feliz por Deus ter respondido sua oração.

Aula principiantes 003

 

Brincar:

A criança gosta de se sentir livre para brincar. Como você já escolheu com antecedência os brinquedos e Cantinhos para a aula, fique somente por perto observando as atitudes das crianças para orientá-las quando necessário. Assim que achar adequado, mostre o relógio de mudança de atividade e direcione as crianças para o Louvor.

Aula principiantes 004

 

Louvor:

Este momento deve ser animado, alegre, o que depende muito do professor. Inicie com cânticos de louvor pela Criação, demonstrando amor pelo Criador. Use instrumentos musicais, palmas, marchas e cartazes para ilustração. Cante: “O mundo de Deus”; “Louvai-o todas as crianças”; “Pequenino sou, mas ando com Deus”; “Deus é bom pra mim”; “Eu tenho um Deus mui, mui, mui grande”; “Quem fez dona Coruja”; “Passarinho, como vai?”; “Aqui vive um alegre pessoal”; “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”; ou outros que desejar. Assim que terminar o momento de Louvor, mostre o relógio de mudança de atividade e direcione as crianças para o Cantinho do Versículo e história bíblica.

Aula principiantes 005

 

Pensamento bíblico:

Mostre a Bíblia, fale de sua importância em poucas palavras e leia pras crianças o versículo. Repita com elas, mostrando a figura de bonecos para representar. Retire os bonecos da caixa surpresa, assim atrai mais a atenção das crianças.

Aula principiantes 006 Aula principiantes 007

 

Ensino:

Ana amava a Deus. Ela queria ser mãe, mas não conseguia ter um filho.

Aula principiantes 008

Ana e seu marido foram ao templo.

Ela orou a Deus: “Se o Senhor me der um filho homem, eu o ensinarei a servir ao Senhor por todos os dias da vida dele”.

Aula principiantes 009

Eli era o nome do sacerdote do templo. Ele viu Ana orando e chorando. Ana explicou pra ele: “Eu estou chorando alto porque estou implorando pra Deus me dar um filho”. Eli disse a ela: “Vá em paz e que Deus dê a você o que pediu a Ele”.

Aula principiantes 010

Deus respondeu a oração de Ana. Ana e seu marido Elcana tiveram um menino. Eles agradeceram muito a Deus por esse filho e deram a ele o nome de Samuel.

Aula principiantes 011

Quando Samuel já era um menino, Ana cumpriu sua promessa a Deus e levou Samuel para viver no templo com Eli, o sacerdote, para que aprendesse as coisas de Deus.

Aula principiantes 012

Ana sempre visitava Samuel no templo e levava pra ele uma linda roupa que fazia.

Samuel aprendeu com Eli a ter muita fé em Deus, a obedecer e amar sempre a Deus. Samuel também ajudava Eli deixando o templo sempre limpinho. Samuel estudava a Bíblia com Eli seu professor.

Aula principiantes 013

Uma noite, enquanto estava dormindo, Samuel ouviu uma voz dizendo: “Samuel!”

Ele correu para Eli e disse: “Eu estou aqui”. Mas Eli disse: “Eu não te chamei”. Samuel voltou para a cama. Samuel ouviu a voz que o chamava mais duas vezes. A cada vez Samuel corria até Eli. Finalmente Eli entendeu e falou pra Samuel: “Eu acho que Deus está querendo falar com você”. Da próxima vez diga: “Sim Senhor, eu estou ouvindo”. Samuel voltou para a cama.

Aula principiantes 014

A voz disse mais uma vez: “Samuel, Samuel”. Desta vez Samuel respondeu: “Sim, Senhor, eu estou ouvindo”. A partir daquele momento Samuel foi escolhido por Deus para levar as mensagens do próprio Deus para o povo. Samuel ficou muito feliz!

Aula principiantes 015

Samuel foi um profeta especial de Deus.

Vocês aprenderam como Deus está sempre pronto a ouvir nossas orações?

Deus ouviu a oração de Ana. Deus ouve também a nossa oração.

Podemos ser como Samuel: obedientes a Deus, aos mais velhos, aos pais, amando a Deus sempre e falando de Deus para as pessoas.

Samuel serviu e amou a Deus por toda a vida dele.

Oração: Mostre uma figura de oração. Faça um cantinho de oração. Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para ser como Samuel.

Lanche: Sirva um lanche gostoso e nutritivo.

Trabalho manual: Colar um pedaço de tecido no colchão ou papel colorido. Pintar com giz de cera.

Aula principiantes 016

Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente sob sua observação até que os pais cheguem.

Aula principiantes 017

* Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão. O que você achou? Deixe nos comentários. Sua opinião é muito valiosa para nós!

* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrar as passagens.

POSTADO POR

3 comentarios

  • Mariana 2 anos ago
     
     

    Muito bom.. Deus abençoe.

    Responder
  • Jaqueline Pires 2 anos ago
     
     

    Amei os estudos

    Responder
  • Zadenir 2 anos ago
     
     

    Muito bom material, estarei aplicando o estudo em casa para minha netinha.

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us