Aula Bíblica Principiantes #6 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Esta é a sexta lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. O currículo de Principiantes traz por narrativas bíblicas em ordem cronológica com a finalidade de apresentar uma visão panorâmica da Bíblia para que elas comecem a entender: Quem é Deus? O que ele faz? Qual a razão da nossa vida? Como devemos viver?

Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Unidade 1- Conhecendo Deus


Aula 6: Torre de Babel

Texto Bíblico – “Deus eterno, eu te louvarei no meio das nações”. Salmo 108:3.

– Ideias para o ensino:

– Num canto da sala, monte um painel das famílias estudadas usadas por Deus na sequência:

1 – Adão, Eva, Caim, Abel e Sete.

2 – Noé, Sem, Cam, Jafé.

Dê destaque para o nome dos filhos que obedeceram a Deus.

– Mostre figuras de várias pessoas de outros países e fale sobre as diferentes línguas de cada país.

– Providencie várias caixas de papelão, vários tamanhos e embrulhe com papel pedra ou outro de sua preferência  para fazer blocos para construção da torre de Babel.




Lembrancinha da aula: Junte caixas de fósforos vazias, deixe que as crianças colem uma nas outras fazendo uma torre e depois colem papel pedra. Faça uma placa no alto da torre escrevendo o versículo. Você também pode tirar várias cópias da Torre de Babel para pintar ou colar papel pedra. Não esqueça o versículo.

 

Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente. Elas aprendem brincando. O professor deve observá-las e orientá-las quando necessário. No momento em que achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças e direcione-as para o cantinho do louvor. 

 

Louvor:

– Cante as músicas do CD da Socep, Volume 1 – pastor Gilson Resende.

Outras sugestões de cânticos:

– “Tão grande é meu Deus”;

– “Louvai-o todas as crianças”;

– “Cristo ama as criancinhas deste mundo”;

– “Deus é bom pra mim”;

– “Obedecer é mais que importante”;

– “O mundo de Deus”.

 

– Versículo: mostre a Bíblia, fale da importância dela pras nossas vidas, leia com as crianças o versículo do dia. Explique. Providencie figuras de crianças de várias nações. “Deus eterno, eu te louvarei no meio das nações” Salmo 108:3a.

 

 

– Ensino:

Vocês se lembram da história de Noé e a Grande chuva? Aponte para o mural da sala e mostre as figuras da sequência das histórias. Ensine que as pessoas daquelas famílias que obedeceram e amaram a Deus foram também usadas por Deus para abençoar o mundo. Cite o plano de Deus com Adão, Eva e Sete; depois com Noé e sua família.

Hoje vamos ensinar sobre os descendentes de Noé. Depois daquela grande chuva, todas as pessoas eram descendentes de Noé. Falavam uma língua só (Gênesis 11:1) Não havia ainda a língua inglesa, francesa e de todos os países, vocês sabiam? Existia uma só linguagem para se comunicar. Mas o povo começou a se afastar de Deus novamente e começou a crescer o orgulho. Eles achavam que podiam fazer qualquer coisa sem depender de Deus. Imaginem que queriam construir uma torre para chegar ao céu!

 

Eles disseram uns aos outros: “Vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue ao céu”. Assim seremos famosos e não seremos espalhados pela terra inteira. Eles se esqueceram da ordem de Deus: “Se espalhem pela terra e multipliquem-se” – Gênesis 8:17b.

 

Deus ficou muito triste com a atitude deles. Eles desobedeceram a Deus e ficaram orgulhosos. Deus precisava agir novamente pra trazer o povo para perto dele. Deus disse: “Eles são um só povo e falam uma só língua, então vou confundir a língua que falam para que não mais entendam uns aos outros e parem com a construção da torre”.

 

Então as pessoas começaram a falar em línguas diferentes, um grupo não entendia o outro. Eles pararam a construção da cidade e mudaram para outras partes do mundo, se agrupando conforme a língua que entendiam. Por isso foi chamada a Torre de Babel, porque ali o Senhor Deus confundiu a língua de todo o mundo e eles se espalharam por toda a terra como era a vontade de Deus. Assim, as pessoas moram em países diferentes e falam línguas diferentes.

 

Deus demonstrou mais uma vez seu amor por nós. Ele nos ama e quer nossa obediência, porque é melhor para nós mesmos.

 

 

Oração: mostre uma figura de oração e agradeça a Deus por seu cuidado e amor por cada um de nós.

 

– Lanche: mostre o relógio de mudança de atividade e sirva o lanche com ordem e disciplina. Crianças dessa idade necessitam de limites, ordem e organização para aprender de forma saudável. Arrume a mesa com guardanapos, copos descartáveis para o suco ou água.

 

– Trabalho manual: Faça a Torre de Babel com as crianças. Enquanto ajuda no trabalho, converse firmando alguns ensinos da aula sobre como praticar a Palavra. Distribua as caixas de fósforos vazias, a cola, o papel pedra. Escreva o versículo. Se preferir, distribua as folhas para pintura e colagem.


– Brincar: deixe que as crianças brinquem livremente com os brinquedos, nos cantinhos programados, observando o painel, conversando com o professor até que seus pais ou responsáveis cheguem para busca-las. A criança gosta de brincar e aprende muito brincando. Propicie momentos agradáveis e criativos.

  • Esta foi mais uma Aula Bíblica do nosso currículo para Principiantes (crianças de 3 e 4 anos). Lembre-se inscrever seu e-mail ao lado direito desta página para receber todos os novos posts em primeira mão.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo, e assim nos ajude a divulgar a mensagem desse Blog.
  • Até a próxima!
você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.