Aula Bíblica Principiantes #9 (Unid. 01)

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos para a nona lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. O currículo de Principiantes traz por narrativas bíblicas em ordem cronológica com a finalidade de apresentar uma visão panorâmica da Bíblia para que elas comecem a entender: Quem é Deus? O que ele faz? Qual a razão da nossa vida? Como devemos viver?

Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Unidade 1- Conhecendo Deus

Aula 9 – Isaque e Rebeca

  • Texto: Gênesis 25: 19-34
  • Ideias para o Ensino

1 – Faça fantoches de sucata ou bonequinhos da Lego, representando Isaque, Rebeca, Esaú e Jacó.

 

2 – Faça dois bonecos iguais e dois com alguma diferença. Pode ser feito com rolinhos de papel, tecido, lã e botões.

  • Lembrancinha da aula: As duas sugestões estão abaixo nos trabalhos manuais. Escolha uma.
  • Brincar: Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
  • Louvor: Mostre o relógio de mudança de atividade e uma figura com crianças cantando. Comece a guardar os brinquedos com a ajuda das crianças e distribua os instrumentos ou figuras de louvor para iniciar o período. Cante: “Deus me ama, a Bíblia diz”; “O mundo de Deus”; “Louvai-o”; “Deus é bom pra mim”; “Obedecer é mais que importante, é prova de amor”; ou outro cântico que souber relacionado com o assunto da aula. Assim que terminar esse período de louvor, mostre o relógio de mudança de atividade e a figura da Bíblia. Guarde os instrumentos e figuras de louvor com a ajuda das crianças e sente-se com elas na mesa em U para ensinar o versículo e a história Bíblica.
  • Versículo: Abra a Bíblia, leia o versículo, repita com as crianças, explique as palavras e aplique na vida delas e na sua. Romanos 13:10a. “O amor, não pratica o mal contra o próximo”. Fale da importância da Bíblia e ponha o dedinho da criança no versículo, leia e repita para que a criança grave.
  • Ensino:

Mostre uma carinha desenhada com rosto bem sorridente de um lado e um rosto triste do outro lado (representando o obediente e o desobediente). Fale sobre Abraão, recordando as histórias anteriores, sobre como obedeceu a Deus e como foi feliz por isso. Fale também como amou seu sobrinho Ló, dando-lhe a melhor terra para evitar brigas e como também orou pra que Deus salvasse sua vida em Sodoma e Gomorra, cidades que foram destruídas. 

 

Para motivar a aula deixe a caixa surpresa fechada. Retire de dentro dois bonecos iguais e outros dois com algumas diferenças. Diga: vocês já viram irmãos gêmeos? Vocês tem algum na família? São crianças que nascem no mesmo dia, quase na mesma hora. Os gêmeos podem ser iguais ou com algumas diferenças. Mostre os bonecos iguais e os com pouca diferença para exemplificar.

 

Vocês se lembram de Abraão? Hoje vamos falar sobre os netinhos de Abraão.

Abraão foi aquele homem que sempre confiou em Deus, obedecendo e sendo amigo de Deus, conversando sempre com Deus em oração. Deus lhe deu na velhice um filho chamado Isaque. Quando seu filho cresceu, Abraão falou pra um dos seus servos de confiança: “vá até a cidade onde nasci e traga uma moça de lá para ser a noiva de meu filho Isaque”.

 

O servo de Abraão chegou à cidade onde estava a família de Abraão e orou: “Querido Deus, mostre-me a mulher que o Senhor quer para Isaque. Eu saberei quem é ela quando oferecer água deste poço para mim e meus camelos”.

Depois que ele acabou de orar, uma jovem mulher com um jarro veio andando na sua direção e deu água para ele e seus camelos. Ela era a resposta de sua oração! O nome dela era Rebeca.


Quando Isaque viu Rebeca, ficou feliz. Logo se casaram.

 

Mas ela tinha um problema- não podia ter um bebê. Sabem o que Isaque fez? Ele orou por Rebeca. Isaque aprendeu com seu pai Abraão a confiar em Deus.

Nós também devemos fazer como Isaque- orar e confiar em Deus. Quando alguém na sua família estiver doente, ou sem emprego, ore porque Deus pode fazer todas as coisas.

Será que Deus respondeu à oração de Isaque?

Sim, Deus respondeu e deu a eles dois bebês de uma vez, dois meninos chamados Esaú e Jacó. Eles eram gêmeos bem diferentes. Isaque e Rebeca ficaram muito felizes e agradeceram a Deus pelos dois filhos.

 

  • Oração: Ore agradecendo a Deus porque Ele ouve nossas orações e cuida de nós.

 

  • Lanche: Agradeça a Deus pelo lanche, sente-se com as crianças e sirva.

 

  • Trabalho manual:


  • Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.

  • Esta foi mais uma Aula Bíblica do nosso currículo para Principiantes (crianças de 3 e 4 anos). Lembre-se inscrever seu e-mail ao lado direito desta página para receber todos os novos posts em primeira mão.
  • Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo, e assim nos ajude a divulgar a mensagem desse Blog.
  • Até a próxima!
você pode gostar também:
8 comentários
  1. Rosana comentou:

    Gostaria de receber ajuda.

  2. Gabriela comentou:

    Aonde estão os trabalhos manuais??

  3. Jassyana comentou:

    Olá gostaria de receber notificações ameei….

  4. Danielle comentou:

    Que bênção ! Não tinha pensado nesta história ! Dou aula para 3 a 7 anos, A abordagem é inspiração de Deus. Estava lendo o texto de referência: Isaque estava orando quando a esposa chegou, Gênesis 24:63. A Palavra é Viva !

    1. Regina Cobra comentou:

      Danielle fico feliz que tenha gostado. Deus é maravilhoso e as crianças precisam perceber isso o mais cedo possível. Que Deus abençoe muito o seu trabalho precioso.

  5. elisabete comentou:

    olá seus artigos são ótimos mas será que vc pode me ajudar estou começando agora a dar aulas para as crianças da minha igreja , então terminamos a historia de noe e agora pra onde vou que seguencia eu devo usar eles tem 3 a 4 anos…

    1. Regina Cobra comentou:

      Oi Elisabete fico feliz por estar seguindo o blog de ensino. A sequência de 3 e 4 anos já está no blog- Unidade 1. Noé é a lição 5 dos Principiantes. Você pode continuar na sequência. Se quiser, pode também pegar algumas aulas que achar próprias do Maternal unidade 1 e 2 que está neste Blog também. abr e bom ensino

  6. Nilva Soares comentou:

    Que bênção! Que trabalho lindo! Muito bem elaborado…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.