Características dos Pré-Primários: 5 e 6 anos (parte 2)

Olá amigos do Blog, hoje vamos conhecer mais algumas características dos pré-primários, crianças de 5 e 6 anos. Clique aqui e confira a Parte 1.


Os Pré-Primários são:

 

1. Fisicamente: Ativos

 

2. Mentalmente: Questionadores

 

3. Emocionalmente: Veementes

4. Volitivamente: Cooperadores

 

5. Socialmente: Amigos

 

6. Espiritualmente: Confiantes

 

Características desta fase Infantil

 

1. Agitados: Obrigá-los a ficar imóveis e mudos durante muito tempo é algo sacrificante.

 

2. Curiosos: Perguntam sempre.

 

3. Imaginativos: Criam um mundo de fantasia.

 

4. Afetivos: É imensa a sua necessidade de afeição. Precisam de amor da mesma maneira que precisam de ar puro. Se essa necessidade não for satisfeita, a criança se tornará retraída.

 

5. Sugestionáveis e Crédulos: A criança acredita no que falamos. Devemos aproveitar para ensinar bons hábitos e boas atitudes.

 

6. Estão sempre em desenvolvimento: Aproveite para ensiná-los.

 

7. Instáveis: A sensibilidade da criança varia muito. Seus sentimentos são tão violentos quanto de pouca duração.

 

8. Receptivos: A criança receptiva aprende com mais facilidade, enquanto que a apática terá mais problemas devido à falta de reciprocidade com o mundo exterior.

 

9. Detalhistas: Não possuem visão panorâmica. Sua tendência é fixar-se num pormenor que os impressionam. Não sabem correlacionar. Prendem-se a detalhes que mais lhe chamam a atenção através das cores.

 

10. Espontâneos: Não tem capacidade de inibição, pois não sabem controlar o impulso vital de expressão e expansão.

 

11. Vivem no mundo presente: Não tem ideia precisa sobre o passado, e o futuro é apenas um prolongamento de seu presente.

 

12. Egocêntricos: Pensam e agem como se fossem o centro do mundo.

 

Como deve ser a aula para esta faixa etária

 

1. Com mensagem bíblica: Mostrar a Bíblia e retirar as histórias de lá. Não adianta a aula ser alegre, empolgante, cheia de novidade, mas sem mensagem.

 

2. Criativa: A aula não deve ser dada sempre da mesma maneira. É preciso que o professor seja criativo e conte as histórias de formas diferentes e empolgantes. Pode-se vestir bonecos, usar blocos de madeira, brinquedos em geral, fantoches de diferentes tipos, sucatas, figuras.

 

3. Com Cânticos: ilustrados, CDs, instrumentos do tipo bandinha: coco, chocalho, pandeiro.

 

4. Com momentos de oração: As crianças costumam ser sinceras e espontâneas em suas orações. Ensine-os a orar uns pelos outros. Ensine que Deus as ouve e que tem três tipos de resposta: Sim- Não- Espere.

 

5. Com ensino de versículos: Três versículos a cada quadrimestre. Varie a forma de ensinar: roupas no varal, quebra-cabeça, tiras de papel, flanelógrafo, na lousa, com figuras de revistas, com objetos, com gestos, e outras.

 

6. Com atividades especiais: Atividades instrutivas em que as crianças sintam prazer: caixa surpresa, lanches especiais, passeios, aula na casa do professor, etc.

 

7. Com concursos: De forma simples e valorizando sempre todos os alunos, num período curto para não desmotivar.

 

8. Com lanche: Ofereça um lanche simples no meio da aula. Sempre que possível relacione o lanche com a aula. Ex: falou de João Batista, ofereça mel.

 

9. Com brinquedos: Nesta idade é recomendado que a criança tenha um tempo livre para brincar. Ex: carrinhos, bonecas, blocos, brinquedos de encaixe, massinha, livros com gravuras, etc. Neste período aproveite para ensinar os fundamentos de uma boa convivência social.

 

10. Com dramatização:  As crianças desta idade gostam de” fazer de conta”. Os jogos, as brincadeiras e o “fazer de conta” são importantes porque proporcionam treinamento físico, instrução mental e meio para expressar sentimentos, imaginações e medos. Através da imaginação, a criança reproduz situações que mais tarde experimentará na vida real. Aprende a compartilhar e se relacionar com outras pessoas, reconhecendo e aceitando os defeitos deles e os próprios, e procurando se corrigir.

 

Necessidade da criança 

 

1. Carinho: As crianças têm uma capacidade imensa de amar. Elas também precisam ser amadas. A falta de amor prejudicará a construção de sua personalidade.

 

2. Elogios: Demonstre sua alegria quando a criança for bem sucedida, por menor que seja o empreendimento. Ajude-a valorizar a persistência. Dê pequenas tarefas que possam realizar.

 

3. Segurança: Toda criança precisa se sentir segura em relação ao amor que as pessoas que a cercam sentem por ela. É preciso que saiba que pode contar com a ajuda e o carinho dessas pessoas cada vez que enfrentarem uma dificuldade.

 

4. Orientação: Direção para aprender e se portar em relação às pessoas e às coisas do mundo em que vive.

 

5. Aceitação: Devemos aceitar a criança tal como ela é, sem preconceito. Mas sendo firmes quando age de forma incontrolável, com serenidade, sem agressividade. É muito importante gravar o nome da criança e chamá-la pelo nome. Cada criança deve se sentir útil, e para isso basta transformar cada uma delas em ajudantes. Isso traz união para o grupo.

 

Obs: O caráter da criança é moldado entre dois e cinco anos de idade. Por isso o ambiente doméstico é fundamental e influencia muito nessa formação.

 

  • Esperamos que tenham gostado de mais esse post do Blog Ensino Infantil num Clique. Compartilhe com seus amigos, papais, mamães e educadores.
  • Não se esqueça de escrever suas sugestões nos comentários logo abaixo.
  • Continue acompanhando as novidades do Blog inscrevendo seu e-mail. Em breve, vamos postar as Aulas Bíblicas para Crianças de 5 e 6 anos.

você pode gostar também:

3 Comentários

  1. Cynthia de Castro Diz

    Re, Deus continue te capacitando e animando para escrever o blog. Tem sido muito edificante para a Primeira Igreja Batista de Florianópolis. Beijos

    1. Regina Cobra Diz

      Obrigada minha querida pelas palavras de incentivo. Deus abençoe seu trabalho em Floripa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us