Conhecendo melhor as crianças de 3 e 4 anos

 

 

Precisamos conhecer melhor as características das crianças a fim de darmos uma educação e um ensino adequados para elas. Nós, pais e professores, devemos estar atentos para algumas dessas características que são básicas e que relembraremos aqui.

– A expressão criativa e ativa das crianças não tem fim.

– As crianças tem um reservatório infindável de alegria.

– As crianças gostam muito de brincar.

– Quando as crianças estão cansadas demais não conseguem dormir.

– As crianças tem um AMOR puro, simples e desmedido.

– Época de inocência e de brincadeiras.

– Um tempo de vida em que tudo é novo e maravilhoso para as crianças.

– Esta fase da vida é vulnerável e impressionável.

– A mente da criança é levada pela curiosidade e pelas novas descobertas.

– Tem prazer em brincar, acariciar, se aconchegar.

– Época da alegria da descoberta.

– A criança só pensa no aqui e agora.

– Aprendem por meio de experiências concretas.

– A vida adulta da criança é construída sobre o fundamento do treinamento que os pais proporcionam aos seus filhos durante a primeira infância. Por isso os pais são muito importantes.

– O ambiente familiar afeta profundamente os padrões de aprendizado das crianças. É por isso que devemos prestar atenção nesta fase, dedicar tempo e observar as brincadeiras e descobertas para incentivar a criança a se desenvolver adequadamente. Os pais são os cuidadores da vida que é colocada diante deles. Nenhuma outra influência pode afetar a vida de seu filho como a sua – pais amorosos e cuidadosos.

Mas, sabemos que uma variedade de influências vai tornar uma criança num adulto bem preparado para a vida. Algumas influências você não pode controlar como: a natureza, a hereditariedade, o temperamento e as predisposições e há outras que podem ser moldadas pelos pais: educação, ambiente, criação, valores e metas.

Somos todos influenciados pelas forças da hereditariedade, do ambiente e da personalidade.

A hereditariedade oferece capacidade; o ambiente oferece a oportunidade e a personalidade aprimora a oportunidade.

O potencial da criança de inteligência, aptidões e dons especiais são influenciados pelo ambiente da criação apesar de vir também da hereditariedade. A hereditariedade determina o que uma criança pode fazer, mas o meio determina o que ela fará. Os pais, portanto, devem estimular os potenciais genéticos da criança.

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