9 de abril de 2015

Homenagem Dia das Mães 2015

Olá, amigos do Blog! Hoje vamos sugerir um roteiro para Homenagem do Dia das Mães, que pode ser apresentado em sua igreja: “A Mãe Sábia Sabe“. Não esqueça de compartilhar conosco o resultado dessa atividade! =)

 

Dia das Mães na Igreja

 

 

Programa para Mães 2015

 

A mãe sábia sabe!

 

1 – Providencie um vídeo com antecedência – filme algumas mães da igreja falando de suas dificuldades, falhas em relação à educação dos filhos.

 

2 – No dia do programa comece apresentando esse vídeo e em seguida o narrador 1 lança as perguntas:

 

A – Como a mãe de hoje poderá fazer frente aos inúmeros desafios da maternidade?

 

Cite alguns desafios que foram falados pelas mães no vídeo apresentado. Você pode colocar no telão para constatação dos ouvintes.

 

Exemplo: Falta de habilidade para administrar o tempo com qualidade.

 

Falta de domínio próprio.

 

Falta de paciência.

 

Superproteção.

 

Incerteza com o amanhã.

 

Temor.

 

Incapacidade.

 

Indecisão.

 

B – Como as mães conseguirão realizar a sua missão?

 

3 – Narrador 2 fala – “A Mãe Sábia Sabe!” (escreva também no telão ou entre com um cartaz)

 

4 – Narrador 1- “Sabe o quê?”

 

5 – Narrador 2- Provérbios 14:1 “A esposa sábia edifica sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derruba”. No texto temos a esposa sábia como uma mulher casada e com filhos- Provérbios 31: 10- 31

6 – Narrador 1- Mas como ser uma esposa e mãe sábia?

 

7 – Narrador 2- A mãe sábia conhece dois segredos que a Bíblia revela.

 

8 – Narrador 1- Quais são esses dois segredos? Vamos revelar aqui para que todas as mães saibam!

 

9 – Narrador 2- O primeiro segredo é: “A mãe sábia sabe de onde tirar a sabedoria para administrar a sua própria vida e também a de seu lar”.

 

10 – Narrador 1- Mas que sabedoria é essa?

 

11 – Narrador 2- Sabedoria é a qualidade de vida, tanto pessoal quanto para viver em grupo.

 

12 – Narrador 1- E qual é a fonte dessa sabedoria? Onde a mãe encontra?

 

13 – Narrador 2- A mãe sábia encontra essa sabedoria na Bíblia- a Palavra de Deus. Provérbios 1: 7 “O temor do Senhor é princípio de conhecimento, de sabedoria”.

 

14 – Narrador 1- Mas o que significa esse temor do Senhor?

 

15 – Narrador 2- Temor não é medo aqui; fala de relacionamento. A mãe para ser sábia precisa buscar um relacionamento pessoal com Deus. A mãe sábia sabe que andar com Cristo exige disposição de negar-se a si mesmo.

 

16 – Narrador 1- Então, o primeiro segredo é esse: a fonte de sabedoria da mãe está no seu relacionamento pessoal com Deus.

 

17 – Narrador 1- Mas qual é o segundo segredo da mãe sábia?

 

18 – Narrador 2- A mãe sábia sabe como se aplica essa sabedoria de forma prática à sua vida. Ela busca a sabedoria na fonte que é Deus e sabe manter a forma prática da sabedoria que é Edificar vidas. Ela vive, pratica a sabedoria na sua casa, transmite princípios para os seus filhos.

 

A mulher que não busca a sabedoria de Deus, não alcança as necessidades dos filhos. Não tem uma vida saudável com Deus e como consequência não pode dar para os filhos o que não tem: a verdadeira espiritualidade.

 

19 – Narrador 1- Mas como demonstrar para os filhos a verdadeira espiritualidade?

 

20 – Narrador 2- A mãe que não busca um relacionamento pessoal com Deus impõe uma série de rigores para os filhos dentro de casa, mas isso não se transforma em vida cristã saudável, vida diária com Deus. Tudo não passa de um ritual, não atinge o coração dos filhos. Vou dar um exemplo: Ela ensina só a agradecer a Deus nas refeições, mas não ensina que todos devem agradecer por tudo a Deus. Ela não demonstra para os filhos a vivência da fé diária, nos detalhes. Ela mesma não agradece a Deus por todas as coisas e seus filhos seguem o seu exemplo.

 

21 – Narrador 1- E a mãe sábia como faz?

 

22 – Narrador 2- A mãe sábia aproveita as oportunidades da oração fortuita para agradecer a Deus com seus filhos. Conta histórias Bíblicas sobre a Fé. Ensina aos filhos que Deus não está confinado a um templo, mas que Deus faz a diferença no revés e na alegria também. Ensina que Deus está em cada momento e que devemos conhecê-lo sempre mais. Ela não teoriza a fé porque sabe que é um caminho sem frutos, mas vive todos os dias, em todas as situações dependendo de Deus. Assim sabe que seus filhos seguirão o seu exemplo. A mãe sábia mostra para seus filhos o caminho da eternidade. Ela sabe ir à fonte da sabedoria para passar para os seus filhos a vivência diária com o Senhor.

 

23 – Narrador 1- Mãe busque em Cristo a capacitação para cumprir sua missão.

 

24 – Narrador 2- Em Cristo transforme a incerteza em certeza.

 

Em Cristo transforme a intranquilidade em tranquilidade.

 

Em Cristo transforme a falta de sabedoria em capacitação.

 

Em Cristo transforme a agitação em paz.

 

Confie que o Senhor tem todo o poder para realizar a Sua obra no coração dos filhos.

 

Analise sua vida e melhore sempre. Seja um exemplo.

 

25 – Para terminar mostre um vídeo, feito com antecedência, dos filhos falando das qualidades de suas mães e do seu amor por elas. Filme os filhos das próprias mães que falaram no início das suas dificuldades. Filme também as mães ouvindo os depoimentos dos filhos, com antecedência.

 

26 – Encerre cantando uma música com as crianças para homenagear as mães.

 

27 – Entregue uma lembrancinha pra todas as mães.

 

Dia das Mães na Igreja 001

 

… FIM …

 

* Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão. O que você achou? Deixe nos comentários. Sua opinião é muito valiosa para nós!

* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrar as passagens.

POSTADO POR

Contact Us